Buscar

Estudo de Caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

No Brasil a imigração teve inicio a partir de 1530 com a exploração das terras já no inicio do ano de 1808 e a imigração dos europeus, africanos e japoneses que vieram para trabalhar na lavoura de café. Entre vários países, Portugal teve um grupo dominante no final do século XX. As influências são: Língua Portuguesa, catolicismo, culinária e sem contar com os movimentos Barroco, Renascimento, Rococó, Neoclassicismo e Maneirismo.
Já na região de Rio Claro /SP a partir do século XIX passou a trabalhar com o café utilizando os imigrantes europeus alemães onde se situaram na área urbanizada da cidade, muitos deles eram vidraceiros, alfaiates, carpinteiros e assim foram deixando a lavoura para seguirem suas profissões e compartilharem seus conhecimentos. Com a Influência alemã na cidade foi surgindo o desenvolvimento como a substituição do carro de boi pelo trole, melhorias na urbanização, trouxeram a culinária, literatura, costumes artísticos e tradições das danças. Algumas famílias imigraram para Limeira, onde surgiu o Bairro dos Pires pelo qual a religião é Luterana, continuando assim com seus costumes e fé, após muitos anos construíram o templo religioso e o cemitério luterano. Todos os anos, é realizada a festa alemã na cidade trazendo suas comidas típicas e danças.
Minha proposta de intervenção urbana seria com o grafite na estação ferroviária para a valorização da estética e conservação do prédio, onde as pessoas possam se lembrar da importância que esse local teve para a nossa cidade com desenhos que contam a história do tempo em que o trem funcionava como passeio e como trem de carga, nos dias atuais.

Outros materiais