Buscar

LIVE EQUILIBRIO CORPO ALMA E ESPIRITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Não tem como pensar em uma vida plena e realizada, sem ter cristo e sem cuidar de você”
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1º Tessalonicenses 5:23
O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável, só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.
 	CORPO, MENTE e ESPÍRITO se não estiverem em equilíbrio corre o risco de desmoronar. Exemplo de construção de um prédio, se não tiver um alicerce (Deus) e se não tiver fortes pilares ele vai fracassar, a obra será embargada. Mesmo sabendo disso, por algum motivo insistimos em buscar atalhos e fórmulas mágicas, em viver no piloto automático e deixar literalmente a vida nos levar, isso é perigoso. 	
“Me inclino ver o homem mais como um todo, importando cuidar que nosso interior esteja purificado pelo sangue de Jesus e estar em comunhão com ele, e nos lembrar que a salvação é completa e que atinge o homem todo
“corpo, alma e espírito: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”
EM BUSCA DO EQUILÍBRIO 
Uma vida equilibrada, inclui: Buscar ao Senhor ter comunhão com Cristo, Cuidar do corpo, com boa alimentação, exercícios físicos, cuidar da saúde mental, buscar acompanhamento médico. 
Não tem como buscar equilíbrio, nem saúde emocional e espiritual sem que nossa fragilidade seja transformada em atitude, para tanto é preciso buscar intimidade com Deus, com meditação na palavra, jejum e oração.
A busca requer movimento, esforço, para achar ou descobrir. E isso requer uma ação, uma decisão. Quando o corpo entra em movimento com suas ações motoras cognitivas, tudo parte de um comando cerebral. Logo, só encontraremos o que buscamos se tomarmos a decisão de IR.
Um bom cristão não negligencia seu corpo e mente. Apesar das dificuldades da vida moderna, é preciso arranjar tempo para se cuidar. “Todo mundo tem o mesmo tempo”
CORPO: 
Soma, é a matéria, tangível, visível, temporal e perecível do ser humano, que cessa de existir com a morte. 
“O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.”
Pv 11:17
Cada dia nos movimentamos menos, devido aos novos modelos de trabalho, tecnologia etc. Então precisamos buscar alguma atividade física para suprir as necessidades de nosso corpo. A atividade física ajuda no gasto calórico, déficit de atenção, raciocínio, hormônios que são liberados no dia a dia"
Para isso é necessário mudanças de hábitos e o primeiro passo é, literalmente, despertar. Escolha algo que lhe seja prazeroso. 
Lembrando que a preocupação com a saúde física só faz sentido se conjugada com os cuidados espirituais. 
Há casos, entretanto, em que o desequilíbrio está em outra esfera, a emocional. Quando isto acontece, ambos, corpo e espírito tendem a padecer.
ALMA: 
Psiquê, sede das emoções, vida racional do homem, é o princípio inteligente. 
“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” Salmos 103:1
Na saúde da mente, o equilíbrio está em saber administrar as emoções e a atenção. temos de nos esforçar para gerar felicidade e bem-estar. Temos de criar momentos de serenidade. Ainda que não possamos controlar o surgimento de emoções, podemos controlar a duração. 
Sua mente controla a matéria. A mente, sente, escolhe, decide, pensa. Se você tem pensamentos bons, terá um cérebro mais saudável. Se fica muito estressado, com pensamentos ruins, terá um cérebro doente e como o cérebro controla o corpo, seu corpo também vai adoecer. 
É preciso um olhar para dentro de si, prestar mais atenção às próprias emoções, pensamentos ou padrões de comportamento. Maturidade emocional. 
A crise existencial as vezes nos assola, e daí a importância de ter um propósito para a vida, um sentido para o que se faz.
Se a nossa alma estiver sujeita a Deus, teremos uma vida agradável e aceita por Deus.
ESPÍRITO: 
Pneuma, sopro, fôlego, vida imortal, princípio ativo de nossa vida espiritual, elemento de comunicação entre Deus e o homem.
É no espírito que recebemos a influência do Espírito Santo, onde somos convencidos do pecado, da necessidade de arrependimento, da salvação e que nos permite ter acesso a um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8:16).
Necessidade de Comunhão com Deus, Oração, Jejum, leitura da palavra
Assim como Paulo disse, é necessário que cuidemos de nosso corpo, alma e espírito de maneira que tudo venha glorificar a Deus.
MANTENDO O EQUILÍBRIO: 
A ação preventiva mais eficaz para conservar íntegros o corpo, a alma e o espírito é voltar-se para Deus, crer Nele e viver de acordo com Sua vontade.
Você precisa decidir ter vida com Deus e ser feliz, independente das circunstâncias
 “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”
Salmos 118:24 
Mude seus hábitos, pensamentos, não rumine pensamentos ruins, leia a palavra, medite nela, isso pode levar tempo, mas não desista, siga em frente, sempre ao acordar lembre-se esse é o dia que Deus fez para MIM e eu vou regozijar...
 “Nosso cérebro tomo como real aquilo que lhe é repetido diversas vezes”
“Eu e não os acontecimentos podem me fazer feliz ou infeliz hoje” O ontem está já se foi e o amanhã ainda não chegou, então eu vou ser feliz hoje...
As circunstâncias não podem te sugar

Outros materiais