Buscar

atividade LIBRAS A2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Salvador - UNIFACS
Aluna: Liliane Barbosa Dos Santos 
Curso: Recursos humanos 3º semestre
 ATIVIDADE A1
Você acredita, que atualmente, seja viável conversar sobre planejamento de carreira de forma transparente com os gestores?
Elaborar um plano de carreira é extremamente vantajoso para as 
empresas, pois a partir dele, os gestores sabem m exatamente em que aspectos devem avaliar os seus s funcionários e podem analisar se as ações e metas elaboradas ao longo da construção do plano de carreira estão sendo devidamente cumpridas por cada um deles.
Outra vantagem de se elaborar u m plano de carreira é o fato de manter os colaboradores sempre motivados a atingir determinados objetivos dentro da empresa. Isso ajuda não só na retenção de profissionais, diminuindo a rotatividade e evitando gastos com demissões e admissões de profissionais, mas também 
na atração de novos funcionários, que podem se sentir extremamente 
motivados para trabalhar em uma empresa que ofereça u m plano de carreira. 
Para os colaboradores, o plano de carreira é importante a medida em 
que serve como um norte das ações que devem ser realizadas dentro da empresa. A partir dele, os funcionários sabem exatamente o que devem fazer e o que precisam alcançar para conseguir um aumento de salário ou então subir de cargo na empresa. 
Portanto, acredito que seja amplamente viável conversar sobre 
planejamento de carreira de forma transparente com os gestores para que esses saibam que possuem uma perspectiva de crescimento profissional no lugar em que trabalham. Envolver a sua equipe na estruturação de metas pode ser essencial para que eles sintam -se mais motivados e participativos no ambiente organizacional. 
Qual deve ser o papel da área de gestão de pessoas nesse contexto?
Dutra explica que o gerenciamento de pessoas nas organizações 
segue práticas específicas de gestão de pessoas. Isso porque, considerando os sub sistemas de gestão de pessoas em cada empresa, estas práticas, de forma geral, se baseiam em políticas pé -determinadas para seleção de pessoas, remuneração, gestão do desempenho e investimento em desenvolvimento e nas carreiras de seus colaboradores.
O papel da área de gestão de pessoas vai muito além da contratação, remuneração, direitos e obrigações. Um dos seus papéis mais importantes é a motivação e a retenção de talentos, além de gerir competências, desempenho, avaliação, capacitação e desenvolvimento, que por sinal passou a ser um foco estratégico para agregar benefícios à empresa. Quando tudo isso acontece na gestão de pessoas os funcionários percebem que são parte importante e isso acaba trazendo maior comprometimento para atingir as metas da organização. 
Uma vez alcançando esse equilíbrio entre as expectativas da empresa com as expectativas dos funcionários, formam um fator positivo promovendo motivação e melhora no desempenho, desenvolvimento e retenção de talentos. Ocorreu uma relação de troca, um se compromete com o outro. 
Com isso, a gestão de pessoas alcança um clima organizacional de 
melhor qualidade e muito mais agradável. Equipes bem geridas e motivadas podem levar o resultado da empresa a outro patamar. Para atuar bem sobre a equipe, a gestão de pessoas é fundamental.
Planejamento de carreira, até que ponto a responsabilidade é sua e até que ponto é das organizações?
Vejo, num cenário atual, que a relação entre empresa e funcionário se 
modificou. O potencial humano passou a ser valorizado, uma vez que a inovação é chave do sucesso. O funcionário deixou de ser passivo, esperando uma ‘chance’ para crescer, e passou a ter postura mais ativa, conversando e negociando com a empresa. A empresa, por outro lado, para atrair e reter talentos, passou a investir nos melhores para crescerem juntos. 
Entendo, portanto, que seja da organização a responsabilidade de desenvolver políticas, modelos e práticas de planejamento de carreira, além de disponibilizar treinamento em gestão de carreira para Líderes, que devem trabalhar com as expectativas de sua equipe e prover capacitação para que os funcionários estejam preparados para caminhar nas trilhas de carreira. 
E, de responsabilidade dos profissionais, assumirem o papel de protagonistas de suas carreiras e de seu desenvolvimento, demonstrando crescimento contínuo, mobilidade, flexibilidade e notoriedade, analisando opções de trajetórias profissionais e se preparando para aproveitar as oportunidades que estejam de acordo com seus objetivo
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/27145408#readmore

Outros materiais