A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliaçao II Direitos Humanos

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
	 Os filósofos do século XVIII foram os principais líderes sociais a alterar as consciências humanas. Muitos dos ideais que nortearam as ações humanas surgiram no chamado “século das luzes”, na França oitocentista. Com base nesta informação, responda: Qual a doutrina filosófica que defendia a ideia de um Estado Laico?
	A)
	 Patrística.
	B)
	 Iluminista.
	C)
	 Escolástica.
	D)
	 Contrarreformadora. 
	2.
	 O ocidente conviveu com diversas e distintas ideias religiosas ao longo de sua história. Desde cultos mitológicos, como os presentes entre os gregos, como divindades da mitologia, até aos cultos monoteístas judaicos e cristãos. Neste sentido, do convívio com diversas e distintas ideologias da fé, qual das cosmogonias a seguir divulgou no ocidente o ideal igualitário? 
	A)
	 Panteísmo.
	B)
	 Cristianismo.
	C)
	 Antropomorfismo.
	D)
	 Antropocentrismo.  
	3.
	 A escravidão possuiu muitas facetas em muitas sociedades ao longo da história que lutaram ou por sua manutenção ou por sua exclusão. Gregos, romanos e sociedades da Idade Moderna que possuíam colônias na América, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, formaram sociedades escravistas. O movimento abolicionista surgiu na Inglaterra e se opôs à escravidão. Com relação às práticas escravistas, como se posicionaram a Legislação Brasileira e a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
	A)
	 Permitem em alguns casos, como em sociedades tribais centro-africanas e sul-asiáticas, nas quais a escravidão faz parte da cultura, como entre a população que vivia sobre as ordens de monges no Tibet. 
	B)
	 Permitem a escravidão apenas em casos de prisioneiros de guerra. 
	C)
	 Imparciais, pois a escravidão já havia sido abolida em todos os lugares do mundo quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi criada.
	D)
	 Radicalmente contrárias à escravidão. 
	4.
	 O feminismo foi uma das principais práticas políticas do mundo no século XX. As mulheres alcançaram diversas conquistas, como a possibilidade de crescer em uma carreira profissional, ou mesmo comandar politicamente um país. O sufragismo foi um dos principais movimentos políticos comandados por mulheres nos anos após a Primeira Guerra Mundial. O que podemos entender como sufragismo?
	A)
	 Luta das jovens por melhoria das universidades.
	B)
	 Luta das idosas por direitos sociais.
	C)
	 Luta das mulheres pelo direito ao voto.
	D)
	 Luta das trabalhadoras pelo direito ao descanso semanal remunerado.
	5.
	 O Brasil Republicano conviveu ao longo de sua história com diversas Constituições. Algumas foram outorgadas, isto é, impostas à população por um grupo ditatorial. Outras foram promulgadas, isto é, passaram pelo crivo, reflexão e votação de uma assembleia nacional constituinte. Com base nestas informações descritas, responda: qual das constituições brasileiras está em vigor e em qual processo ela foi formulada?
	A)
	 No Brasil, está em vigor a Constituição de 1988, considerada uma legislação ultrapassada, pois não garante direitos individuais, além do fato de ter sido outorgada pelo então presidente da República José Sarney. 
	B)
	 No Brasil, está ainda em vigor a Constituição de 1967, outorgada pelo então presidente Costa e Silva, tendo como principal característica a garantia da lei e da ordem. 
	C)
	 No Brasil, está em vigor a Constituição de 1988, considerada uma Constituição cidadã, pois foi promulgada por uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita pelo povo e presidida pelo membro do PMDB Ulisses Guimarães.
	D)
	 No Brasil, está em vigor a Constituição de 1988, que foi outorgada pelo ministro do exército, general Leônidas Pires Gonçalves e que teve como principal missão evitar que grupos militares radicais provocassem novamente um golpe de Estado