Buscar

Apol 1 trabalho e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”. R: O homem é um ser histórico, ao mesmo natural e social.
“A concepção naturalista constituiu-se com as contribuições de pensadores como Roger Bacon, John Locke, David Hume, Johannes Kepler, Immanuel Kant, Isaac Newton e Auguste Comte” R: A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico.
“O mundo feudal teve sua origem na crise do Império Romano”. R: Formação de funcionários para o trabalho monárquico.
“A palavra educação tem sua origem em [um] termo latino para designar o ato de educar, que, segundo o dicionário Aurélio [...] expressa, entre outros significados, o ato de se cultivar algo”. R: O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
“De acordo com Severino [...], 'a educação só se realiza mediante práticas de trabalho'”. R: Universidade e a pluralidade de objetos de estudo
“Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”. R: Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
“A Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546) e que ocorreu no início do século XVI, foi um sinal de mudança dos tempos. Essa reforma foi marcada pelo princípio de "livre exame", ou seja, pela interpretação dos textos sagrados por todos, ocorrendo, então, a dispensa de monges, abades e párocos”. R: Lutero defendeu a ampliação da alfabetização e a criação de mais escolas.
"A partir do século XI, a vida melhorou no ocidente europeu. Também a Ordem de Cister, conhecida como ordem cisterciense, que se estabeleceu no século XI a partir de dissidência da ordem de Cluny, da reforma da Regra de São Bento e do ordenamento a partir de Bernardo de Claraval, teve relevância na educação literária e na introdução de novas tecnologias para a agricultura, o que contribuiu para o avanço na produção de excedentes de alimentos”.R: Arado de ferro.
“Os educadores sempre expressam concepções de homem em suas práticas, tendo ou não consciência disso, sabendo ou não explicitar o que fundamenta seu trabalho educativo”.R: É o estudo dos ser, sendo “ser” tudo o que existe.
“Assim como o trabalho constitui os seres humanos, conforme se modifica o modo de produção da existência humana, também se produzem mudanças no ser dos homens, ou seja, aquilo que os indivíduos são depende das condições materiais da sua produção”.R: O trabalhador vende sua força de trabalho ao dono dos meios de produção.

Outros materiais