Buscar

Metodologias Ativas e Avaliação da Aprendizagem em Ambientes Virtuais

Prévia do material em texto

Unidade I
· Pergunta 1
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A aplicação dos conhecimentos que visem colocar o estudante no foco e ensinar de forma que ele aprenda verdadeiramente só pode ser feita, se conhecermos e compreendermos bem o nosso aluno. E essa é a reflexão principal que precisamos fazer ao repensarmos nossa maneira de dar aulas. Será que estamos colocando o estudante no centro e pensando do ponto de vista dele? A Profa. Maria Célia Mitidiero aplica o método para conhecer o aluno e desenvolver os objetivos de aprendizagem e adaptar os casos a serem estudados e os temas a serem tratados. Qual dos questionamentos abaixo não se aplica à metodologia da Profa. Maria Célia Mitidiero?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Perguntas sobre dados básicos para ter uma noção geral e da diversidade da sala de aula: nome, idade, atuação profissional, cidade (ou bairro) onde mora e out
	
	b. 
Perguntas sobre interesses gerais dos estudantes, como filmes ou séries de que gostam, livros que leram, programas que se interessam por fazer
	
	c. 
Perguntas sobre motivação dos estudantes, como o que os levaram a fazer o curso, o que eles pretendem fazer depois de concluí-lo, por que se inscreveram na disciplina (mais apropriada para disciplinas optativas)
	
	d. 
Perguntas sobre dedicação e autoaprendizagem, como quantas horas eles podem se dedicar para o curso, como um todo ou para a disciplina, que objetivos eles gostariam de fixar para si mesmos no curso, o que eles esperam da disciplina, quanto eles acham que aprenderam
	
	e. 
Perguntas sobre lugares privilegiados da vida pedagógica referente às dimensões do processo didático, tais como ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, preparado e organizado pelo professor e seus alunos
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo:
Taxonomia é a ciência de classificação, denominação e organização de um sistema pré-determinado e que tem como resultante um framework conceitual para discussões, análises e/ou recuperação de informação (SIGNORI et al., 2016). Se tão diferente é a realidade e sua busca por conhecimento passou por tantas mudanças, vamos compreender o que diz Bloom (1956), que desenvolveu junto com outros pesquisadores, uma hierarquia, uma taxonomia dos objetivos de processos educacionais sobre as três capacidades que o conhecimento deve envolver e desenvolver no estudante a cognição, a afetividade e a psicomotora, conforme abaixo:
l. Domínio cognitivo (habilidades mentais) / Conhecimento: conhecimento,
         compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
ll. Domínio afetivo (habilidades emocionais) / Atitude: imitação, manipulação,
         articulação e naturalização.
lll. Domínio psicomotor, (habilidades físicas) / Habilidades: receptividade, resposta, valorização, organização e caracterização
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I e III
	
	b. 
l
	
	c. 
ll e lll
	
	d. 
l e ll
	
	e. 
lll
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo atentamente:
“A inserção das TDICs na educação em geral e na educação a distância, por natureza, tem trazido mudanças à docência, às formas de ensinar e de aprender. Claro que a forma de ensinar passa a ser diferente quando se utiliza as tecnologias, que muda o professor e as próprias organizações”.
Na visão de Belloni (2003), o uso dos meios tecnológicos traz mais complexidade ao ensino, o que leva à segmentação do ato de ensinar em tarefas múltiplas, segmentação esta que é a principal característica do(a):
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
estratégia de ensino
	
	b. 
dialética fundamental
	
	c. 
ensino fundamental
	
	d. 
ensino a distância
	
	e. 
metodologia de ensino
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
A interação entre o homem, a sociedade e a natureza na busca pela totalidade social nas relações entre si e entre todos esses elementos. A ___________________ busca juntar o conhecimento racional e conhecimento sensível, e integrar os saberes que são tão distintos, mas que não se separam na produção do sentido da vida. Deve ser uma busca constante na educação e no trabalho, uma vez que a elucidação de questões fundamentais, como a forma que o homem conhece, aprende e se manifesta com a natureza e com a sociedade, se de forma isolada, fragmentada ou integrada, colocando sentido na própria ____________________.
 
A palavra que completa as lacunas é:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Metacognitivismo
	
	b. 
Transdisciplinaridade
	
	c. 
Multidisciplinaridade
	
	d. 
Interdisciplinaridade
	
	e. 
Escolanovismo
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o trecho abaixo atentamente:
Souza (2018) avalia que o docente formador inclui um profissional que busca mediar as relações que se travam entre alunos e conhecimentos, buscando uma aprendizagem e construção coletivas, para atingir o propósito transformador e inclusivo suscitado pela EAD. Para esse autor, a relação de empatia e de cooperações entre os educandos deve ser proposta pelo:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
coordenador do módulo
	
	b. 
diretor geral
	
	c. 
tutor do curso
	
	d. 
educador-principal
	
	e. 
professor-tutor
	
	
	
· Pergunta 6
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
A __________________ refere-se às muitas disciplinas, juntando diversos saberes, com muitos especialistas, pesquisadores, estudiosos e profissionais ao tratar de seus pontos de vista sobre um único objeto. Podemos tratar a ________________ como o estudo, a avaliação de diversos olhares de muitas disciplinas sob um único objeto.
A palavra que completam as lacunas é:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Interdisciplinaridade
	
	b. 
Multidisciplinaridade
	
	c. 
Metacognitivismo
	
	d. 
Transdisciplinaridade
	
	e. 
Escolanovismo
	Feedback da resposta:
	A letra correta é a “B”, pois a multidisciplinaridade faz menção a muitas disciplinas, juntando diversos saberes, com muitos especialistas, pesquisadores, estudiosos e profissionais ao tratar de seus pontos de vista sobre um único objeto e cada disciplina e especialista da área trará suas observações a partir de seus conhecimentos e saberes, não há contato e articulações entre esses diferentes pontos de vista.
Unidade 1, p. 24
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo:
Para longe de redefinir escolas de educação e maneiras de ensinar, vamos apenas traçar uma lista das matrizes pedagógico-metodológicas relativas ao ensino apresentadas por Araújo (2015): [SG1] “a primeira mais longeva, a segunda já centenária, e as três últimas surgidas a partir da segunda metade do século XX. São elas pela ordem cronológica de emergência: tradicional; escolanovista (ativa); libertadora; tecnicista e histórico-crítica”. Para o autor, “a metodologia ativa (identificável também por escola ativa ou escolanovismo) está centrada na aprendizagem, o que significa uma hegemonia do aluno sobre o professor, dispensando, de certa forma, o mesmo. O aluno seria um autoaprendiz.”
Nesse cenário, podemos afirmar que Metodologias Ativas são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
aquelas que colocam o docente como facilitador e o discente no papel principal na busca de seu conhecimento
	
	b. 
aquelas que colocam o discente como facilitador e o docente no papel principal na busca de seu conhecimento
	
	c. 
aquelas que permitem que o docente faça pesquisas e reflita sobre sua carreira, tornando-se protagonista de suas aulas
	
	d. 
aquelas que colocam o docente como professor e o discente como aluno no seu papel de aprendiz
	
	e. 
Aquelas que colocam o discente como facilitador e o aluno no papel principal na busca de seu conhecimento
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Nos primórdios da EAD pela internet o que se prezava muito era o conhecimento e facilidade para usar a tecnologia, além de conhecer os conteúdos ministrados. Esses eram os conhecimentos fundamentais apontados pelos estudiosos e pelos próprios professores para a execução da tarefa de mediar o aprendizado. O autor apresenta que o professor-tutor precisa,idealmente:
I. ter afetividade e compreensão de suas responsabilidades.
II. ter compromisso com o processo educacional transformador.
III. ter visão mediadora, transformadora e continuada,
IV. ter conhecimento de conteúdos e dos recursos utilizados como objeto.
V. adotar uma postura colaborativa.
VI. compreender a diversidade dos docentes para aprimorar o seu aprendizado.
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I, II, IV e V
	
	b. 
II, III e IV
	
	c. 
II, III, V e VI
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
I, II, III e IV
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
A realidade é que o conhecimento é uma construção no qual estudante e professor se juntam e se separam, numa relação que não é estática, em que um apenas ensina e o outro apenas aprende. A prática do ensino e troca de posição constante vai proporcionando vivências e experiências, de um lado e de outro, trazendo consistência ao aprendizado, sendo objetivo e resultado para ambos. Então quem ensina também transforma seu conhecimento e quem aprende também transmite a quem ensina. Segundo Teixeira (2015), e ciência, a __________________ busca a unidade do conhecimento, com a articulação de elementos que entremeiam e perpassam diversas disciplinas, encontrando assim uma nova realidade na compreensão da complexidade. Além disso, do ponto de vista humano a ___________________ é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento.
A palavra que completa as lacunas é:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Interdisciplinaridade
	
	b. 
Metacognitivismo
	
	c. 
Transdisciplinaridade
	
	d. 
Multidisciplinaridade
	
	e. 
Escolanovismo
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	1)        Leia o trecho abaixo sobre as “Múltiplas Inteligências de Gardner”:
“Podemos buscar nos estudos de Gardner (2000) e as múltiplas inteligências inspiração para a aplicação das metodologias ativas. O autor, nos anos 1980, apresentou nove formas de compreensão do conhecimento, conforme características pessoais, que chamou de nove tipos de inteligências, as inteligências múltiplas, que apesar de diferentes, são complementares entre si: verbal ou linguística, lógico-matemática, musical, visual ou espacial, corporal ou cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista. As inteligências naturalista e existencialista apareceram nas obras mais recentes do autor (GARDNER, 2007). Segundo o psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), autor da teoria do controle e da escolha, na qual o professor é um guia para o aluno e não um chefe. A teoria da escolha do autor aplicada à educação, apresenta que não se deve trabalhar apenas com memorização, pois os conceitos serão esquecidos rapidamente. O autor sugere que o estudante realmente aprende quando está fazendo algo. Como Bloom e seus contemporâneos, Glasser confirma que as pessoas aprendem de formas diferentes e as ferramentas utilizadas devem ser diferentes para garantir o aprendizado de todos. O grau de aprendizagem também ocorrerá de acordo com a _______________    __________________.
As palavras que completam a lacuna são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
metodologia aplicada
	
	b. 
prática fundamental
	
	c. 
técnica utilizada
	
	d. 
fundamentação teórica
	
	e. 
organização metodológica
	
	
	
UNIDADE II
· Pergunta 1
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Qual é o objetivo da Sala Invertida?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
é fazer com que o estudante passe de um ser passivo para uma posição de protagonista do que está aprendendo
	
	b. 
é misturar períodos na sala de aula e períodos no laboratório de informática com a aplicação de conteúdos complementares
	
	c. 
é fazer com que os alunos possam ter autonomia e estudar os conteúdos antecipadamente, em casa, por meio dos materiais fornecidos com antecedência
	
	d. 
é trazer as melhores práticas do ensino presencial e do ensino on-line, miscigenando ambas, de forma que o professor e o estudante possam transitar no melhor dos dois mundos
	
	e. 
é poder encontrar as melhores formas de aprendizado para os discentes, que faça sentido e funcione melhor para eles
	
	
	
· Pergunta 2
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Alunos e professores e pessoas de qualquer área podem criar materiais e disponibilizá-los gratuitamente nos ambientes específicos para isso. A implementação de políticas de Educação Aberta e Recursos de Educação Aberta (REA) consiste no conceito de que materiais financiados por recursos públicos devem ser acessíveis a todos. Nesse sentido os recursos devem ser produzidos em _________   ________ e terem a licença comum para reutilização, por meio da Creative Commons. Esses recursos passam a fazer parte de recursos da educação aberta, que já tem sido adotada em diversos países.
As palavras que completam a lacuna são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
hardware único
	
	b. 
software livre
	
	c. 
software independente
	
	d. 
hardware solto
	
	e. 
software especial
	Feedback da resposta:
	A letra correta é a “B”, a implementação de políticas de Educação Aberta e Recursos de Educação Aberta consiste no conceito de que materiais financiados por recursos públicos devem ser acessíveis a todos e nesse sentido, os recursos devem ser produzidos em softwares livres.
Unidade 2 p. 29
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Referente às Plataformas MOOCs, temos:
I. Veduca
II. Coursera
III. EDX
IV. Fun
V. USP, UNESP e UNICAMP
 
Correlacione com os significados abaixo:
(   )      cursos em inglês e francês, focado em especializações nas áreas de arte, cultura, ciências e psicologia em parceria com as principais universidades da França. A emissão de certificado ao final do curso é garantida pela frequência mínima de 75%, além de participar dos fóruns e realizar todas as atividades propostas.
(   )      MOOCs de diversas áreas, como gestão, computação e ciências sociais. Possui parceria com 100 universidades de 25 países e disponibiliza cursos em inglês.
(   )      aulas em vídeo, com o suporte de material complementar como apostila e resumos, possui mais de 750 mil usuários cadastrados e oferece 19 cursos em áreas como gestão, finanças e sustentabilidade, muitos deles ministrados por professores de instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
(   )      essas universidades oferecem vídeos de suas aulas da graduação, nas mais diversas áreas, no formato de cursos livres e gratuitos. Não há tutoria online e nem oferecem certificado. A Unesp oferece ainda, por meio da Univesp, cursos de História da arte e História da música, com conteúdos também pelo Youtube.
(   )      reúne 52 instituições de ensino e pesquisa que oferecem mais de 1.300 cursos em áreas como ciência da computação, humanidades e matemática.
 
Marque a sequência correta:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
II, I, V, III, IV
	
	b. 
I, V, III, IV, II
	
	c. 
V, III, IV, II, I
	
	d. 
IV, II, I, V, III
	
	e. 
III, IV, II, I, V
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente os textos abaixo:
Eric Mazur em 1997, professor de física em Harvard observou que os estudantes tinham dificuldade em compreender as questões textuais de enunciados e, casualmente, percebeu que a explicação realizada por um dos colegas era mais eficaz. Para superar essa dificuldade Mazur estruturou uma metodologia que envolvia os alunos na aprendizagem, com foco nos conceitos subjacentes às fórmulas (MAZUR, 1997).
Os discentes passaram a compreender melhor o conteúdo ao adquirirem habilidade na solução de problemas propostos e explicados pelos pares. Mazur fez comparações entre os alunos expostos à metodologia proposta e aos que tiveram o ensinamento de forma tradicional, e observou notas melhores e maior compreensão dos conceitos.
O texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Peer Instruction
	
	b. 
Problem Based Learning
	
	c. 
Learning by Doing
	
	d. 
Experience Based Learning
	
	e. 
Team Based Learning
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,0375 pontosNuma forma mais ampla, podemos dizer que o ensino híbrido:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
determina que o professor na sala de aula determine a metodologia, elabore o conteúdo programático e monitore o tempo dos alunos na escola e na aula, propriamente dita, pois precisa enaltecer os momentos de dedicação vocacional e do desenvolvimento das tecnologias digitais
	
	b. 
exige um repensar da organização da sala de aula, da elaboração do plano pedagógico e da gestão do tempo na escola e na aula, propriamente dita, pois precisa favorecer os momentos de interação e de colaboração, e do envolvimento com as tecnologias digitais
	
	c. 
determina que o tutor em EAD especifique a metodologia à distância, elabore o plano pedagógico e monitore o acesso dos alunos na plataforma, propriamente dita, porque precisa motivar os alunos a acessarem mais a plataforma para realizarem as atividades propostas e tirarem suas dúvidas previamente
	
	d. 
exige que o professor-tutor na sala de aula determine qual a metodologia apropriada para os alunos, que elabore as aulas à distância e monitore o tempo dos alunos na escola, porque precisa melhorar o aprendizado e restabelecer os momentos de educação focada na vocação profissional e no desenvolvimento das MOOCs
	
	e. 
determina que o coordenador determine o conteúdo programático, especificando a metodologia a ser utilizada na escola e na aula, propriamente dita, e que monitore o acesso dos alunos nas plataformas EAD porque precisa melhorar o método de ensino aplicado pelos professores, levando-os o motivar mais os alunos a realizarem atividades propostas e tirarem suas dúvidas à contento
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Este tipo de aprendizagem vem da problematização proposta por diversos autores, sobretudo em Paulo Freire e representa uma importante mudança na prática do ensino superior, ainda mais na educação profissional, conforme apontam Domas, Grave e Vleuten (2005). A universidade McMaster, no Canadá, nos anos 1960, sistematizou esta aprendizagem, e a inspiração veio dos estudiosos Dewey, Bruner, Auzubel, Rogers e Paulo Freire, entre outros. Foi observado, à época, que os egressos da escola de medicina não tinham capacidade para aplicar os conceitos estudados, como a obtenção de um diagnóstico e habilidades e atitudes ineficientes desejáveis à prática.
O texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Peer Instruction
	
	b. 
Problem Based Learning
	
	c. 
Learning by Doing
	
	d. 
Experience Based Learning
	
	e. 
Team Based Learning
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	As empresas viram um rico negócio com o desenvolvimento da tecnologia aliado à falta de tempo do professor e disponibilizam conteúdos em laboratórios virtuais de toda forma. "No game você aproxima o conteúdo educacional do jovem. Ele oferece uma empatia e uma interação maior o que ajuda no engajamento. No caso do Geekie Games, se adapta à forma que _________ um ____________”, afirma Claudio Sassaki, diretor da Geekie.
As palavras que completam a lacuna são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
melhora, feito
	
	b. 
diferencia, game
	
	c. 
explora, aprendizado
	
	d. 
ensina, aluno
	
	e. 
cada, aprende
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A vasta produção de conteúdos por tantas e diferenciadas pessoas levou aos cursos online gratuitos e em grande escala. Os MOOCs se constituem por aulas gravadas e ao vivo, palestras, que são transmitidas pela internet, de forma gratuita. A maioria são abertos e oferecidos por instituições e parcerias com professores e universidades renomados. Eles oferecem certificados e são buscados por quem deseja atualização e aprendizado para melhores colocações no mercado. Existem diversas plataformas e a maioria das universidades e instituições internacionais possuem essa possibilidade. Geralmente, os cursos são acessados de forma gratuita, mas a emissão de certificado é condicionada a que?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
pagamentos
	
	b. 
matrícula
	
	c. 
prova
	
	d. 
vestibular
	
	e. 
inscrição
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente os textos abaixo:
O protagonismo do aluno e menor foco na figura do professor, mais popularizada nas duas últimas décadas, também se molda nos fundamentos do psicólogo, filósofo e pedagogo Dewey (1859-1952), influenciador da pedagogia contemporânea e responsável pelo “ideal pedagógico”, comumente conhecido como a “Escola Nova”, que foca o aprendizado como uma consequência da ação (GADOTTI, 2001).
O texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Peer Instruction
	
	b. 
Problem Based Learning
	
	c. 
Learning by Doing
	
	d. 
Experience Based Learning
	
	e. 
Team Based Learning
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Larry Michaelsen, da Universidade de Oklahoma, desenvolveu na década de 1970, esta metodologia que baseia a aprendizagem em equipes, tendo como principal mote o uso de pequenos grupos de aprendizagem, na busca de oportunidades e benefícios do trabalho em equipe. Baseado no construtivismo, o professor deve ser um facilitador da aprendizagem e fugir à imagem de figura autoritária, primando por um ambiente igualitário.
O texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Peer Instruction
	
	b. 
Problem Based Learning
	
	c. 
Learning by Doing
	
	d. 
Experience Based Learning
	
	e. 
Team Based Learning
	
	
	
UNIDADE III
· Pergunta 1
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A aplicação da metodologia, a dramatização - role playing game – propõe assumir outras personagens para vivenciar situações práticas e reais em uma empresa, ou em outro ambiente. O principal objetivo é fazer com que o aluno sinta na pele as vivências em situações simuladas e controladas. A proposta é utilizada como metodologia para o ensino de profissões. Baseia-se nas primícias da:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
realização de testes laborais para o desenvolvimento de tecnologias digitais na plataforma RPG
	
	b. 
realização de pesquisas sobre as profissões, que devem ser aplicadas na criação do Jogo RPG
	
	c. 
criação de metodologias para motivação de profissionais para realização de atividades em games
	
	d. 
realização de métodos e monitoramento do tempo dos profissionais no desenvolvimento de jogos (RPG)
	
	e. 
monitoramento dos acessos dos profissionais nas plataformas EAD para otimização games
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Para a educação a ideia precisa estar associada ao conhecimento e o desenvolvimento de laboratórios para esse fim tem sido instalado nas instituições, para favorecer a experimentação e tornar o aprendizado mais significativo e relevante. Ao ativar essas experiências, é possível desenvolver competências, como empatia, criatividade e autonomia.
Os ambientes educacionais passam a substituir aulas teórica por produtos experimentais criados em laboratórios, promovendo interdisciplinaridade e oferecendo a ideia do todo que envolve cada um dos conhecimentos.
Este texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Mapas Conceituais
	
	b. 
Aprender Fazendo
	
	c. 
Trilha de aprendizagem
	
	d. 
Mapas Mentais
	
	e. 
Portfólio
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
Essa metodologia ativa tem a possibilidade de levar uma abordagem crítica para o estudante, que pode desenvolver habilidades como busca, seleção e análise de informação, e da comunicação, liderança, cooperação, bem como desenvolver competências para trabalhar em equipe, movido pela ética e atitudes positivas frente as diferenças, e ainda capacidades individuais de planejamento, responsabilidade e gestão do tempo (COTTA, COSTA e MENDONCA, 2013).
Este texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Mapas Conceituais
	
	b. 
Aprender Fazendo
	
	c. 
Trilha de aprendizagem
	
	d. 
Mapas Mentais
	
	e. 
Portfólio
	
	
	
· Pergunta 4
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	O uso de filmes em sala de aulajá foi um dos momentos mais prazerosos para os estudantes. Atualmente, com o excesso de imagens proporcionado pelo acesso à internet e redes sociais, ofertantes abundantes dessa tecnologia, é preciso estruturar bem a aula para a utilização do recurso. Segundo Carmo (2003, p. 72), unir o cinema e a escola proporciona a discussão sobre a possibilidade de mudança pedagógica no currículo escolar, que deve ser percebida, avaliada e atender adequadamente as novas necessidades do estudante. O que é necessário para cumprir esse objetivo?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
o discente precisa assistir o filme previamente para encontrar a melhor forma de discuti-lo em sala de aula
	
	b. 
os discentes escolherão o filme, informarão o docente e o encontrarão no cinema para depois discutirem em sala de aula
	
	c. 
o professor deve conhecer muito bem o filme para encontrar a melhor maneira de usá-lo em sala de aula
	
	d. 
o professor assistirá o filme, independente do tema, mas que agrade aos alunos, para os mesmos elaborarem uma resenha na sala de aula
	
	e. 
Os discentes assistirão ao filme e informarão ao docente, que irá introduzir uma discussão na sala de aula
	Feedback da resposta:
	: A letra correta é a “C” porque para cumprir esse objetivo, o professor deve conhecer muito bem o filme para encontrar a melhor maneira de usá-lo em sala de aula, utilizando imagem e som, por meio dos filmes, no processo de aprendizagem que permite diferentes abordagens pedagógicas, uma vez que podem ser utilizadas diferentes linguagens para expressar, comunicar e produzir ideias (BRASIL, PCN - Educação Física, 1998, p. 07).
Unidade, p. 72
	
	
	
· Pergunta 5
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Moreira (2013) apresenta os mapas de conceitos, ou mapas conceituais, como diagramas que indicam as relações entre termos, ou entre palavras que são utilizadas para representar conceitos, vistos de maneira potencialmente facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem.
Para a construção dos Mapas Mentais, podemos utilizar as seguintes ferramentas:
I.          CmapTools
II.         Mindomo
III.        MindMeister
IV.       Mapa Mental
V.        SimpleMind+
VI.       MindMaple
VII.     MindBoard Classic
 
Correlacione com os significados abaixo:
(   )    Permite que se escreva no teclado e com o dedo. Para evitar toques indesejados, tem detector da palma da mão. Oferece vários pincéis e cores e permite exportar os mapas em PDF.
(   )    Ferramenta gratuita. Cria apresentações automaticamente, a partir dos mapas que podem ser compartilhados em qualquer dispositivo. Permite trabalho offline.
(   )    Oferece espaço ilimitado para os mapas, que se organizam, de forma manual, arrastando-se e soltando-se os ícones. Permite personalizar tanto a forma como o fundo e o estilo de texto. App gratuito, disponível para Android.
(   )    A ferramenta, gratuita, permite abrir caixas com as ideias soltas e depois criar os vínculos entre elas. Tem interação com internet.
(   )    Gratuito. Fácil de usar, com possibilidade de arrastar, reordenar e editar os assuntos diretamente nas páginas do mapa. Tem versão pega, com mais funcionalidades. Os documentos podem subir para a nuvem e ser acessados de diversos dispositivos pelo Dropbox.
(   )    Para usar esse app é preciso se registrar, mas o uso é gratuito. Existe uma versão mais completa, paga. Permite compartilhar o mapa ou exportá-lo. Funciona offline.
(   )    Tem versão gratuita e paga. A interface é muito intuitiva e permite inserir notas, links, imagens em cada quadro.
Marque a sequência correta:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
VII, II, IV, I, V, III e VI
	
	b. 
IV, I, V, III, VI, VII e II
	
	c. 
V, III, VI, VII, II, IV e I
	
	d. 
III, VI, VII, II, IV, I e V
	
	e. 
II, IV, I, V, VII, III e VI
	Feedback da resposta:
	A letra correta é a “A”, pois as ferramentas são CmapTools: A ferramenta, gratuita, permite abrir caixas com as ideias soltas e depois criar os vínculos entre elas. Tem interação com internet. Mindomo: Ferramenta gratuita. Cria apresentações automaticamente, a partir dos mapas que podem ser compartilhados em qualquer dispositivo. Permite trabalho offline; MindMeister: Para usar esse app é preciso se registrar, mas o uso é gratuito. Existe uma versão mais completa, paga. Permite compartilhar o mapa ou exportá-lo. Funciona offline; Mapa Mental: Oferece espaço ilimitado para os mapas, que se organizam, de forma manual, arrastando-se e soltando-se os ícones. Permite personalizar tanto a forma como o fundo e o estilo de texto. App gratuito, disponível para Android; SimpleMind+: Gratuito. Fácil de usar, com possibilidade de arrastar, reordenar e editar os assuntos diretamente nas páginas do mapa. Tem versão pega, com mais funcionalidades. Os documentos podem subir para a nuvem e ser acessados de diversos dispositivos pelo Dropbox; MindMaple: Tem versão gratuita e paga. A interface é muito intuitiva e permite inserir notas, links, imagens em cada quadro: MindBoard Classic: Permite que se escreva no teclado e com o dedo. Para evitar toques indesejados, tem detector da palma da mão. Oferece vários pinceis e cores e permite exportar os mapas em PDF.
Unidade 3, pp. 74-75
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente os textos abaixo:
Bastante utilizado no ambiente corporativo, esta metodologia propõe caminhos que o profissional deve percorrer, tendo como orientação suas próprias escolhas, que devem ser feitas com autonomia e livre responsabilidade conforme o perfil e o aprendizado que deseja alcançar, delineando o curso de ações, experiências e treinamentos que possam levar ao objetivo desejado. O aprendizado e as habilidades são alcançados com autonomia, envolvendo os pontos teóricos e práticos da questão, levando à competência para determinada atividade.
O texto refere-se à que Metodologia?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Mapas Conceituais
	
	b. 
Aprender Fazendo
	
	c. 
Trilha de aprendizagem
	
	d. 
Mapas Mentais
	
	e. 
Portfólio
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	O design thinking é um processo para acelerar a inovação por meio de pensamento crítico, do qual a prototipagem faz parte. Na área empresarial, tem sido utilizado na criação de novos produtos e estratégia para inovação constante. Surgido na área de design, o design thinking pode ser aplicado em qualquer outra, cujo significado do termo em inglês sugere:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
a vivência por meio do design
	
	b. 
o pensamento por meio do design
	
	c. 
a experiência por meio do design
	
	d. 
o desenvolvimento por meio do design
	
	e. 
a inteligência por meio do design
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	O storytelling, o contar histórias, é uma técnica poderosa que tem a capacidade de influenciar fortemente atitudes, desejos e valores. Mourão (2016) apresenta os benefícios do uso do storytelling, tais como:
I. inspirar as pessoas,
II. explicar nossa história;
III. estimular o brainstorming
IV. ensinar lições importantes
V. mostrar soluções de problemas
VI. estimular o storybord.
 
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I, II e III
	
	b. 
II, VI e VI
	
	c. 
II e III
	
	d. 
I, II, IV e V
	
	e. 
I, II, III e VI
	
	
	
· Pergunta 9
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	O processo de Design Thinking acontece com a reunião dos participantes, buscando mesclar experiências, visões de mundo e culturas diferentes, pois cada pessoa trará um olhar diferenciado na busca da solução do problema, enxergando dificuldades diferentes e assim, criando alternativas viáveis para resolvê-las, é composto por cinco fases. Quais são elas?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução
	
	b. 
tentativa, processo de cocriação, idealização, concretização, solução
	
	c. 
descoberta, experimentação, processo de cocriação, concretização, solução
	
	d. 
pesquisa de campo, brain-storm, idealização, concretização, solução
	
	e. 
descoberta, pesquisa de campo, brain-storm, processo de cocriação, concretização
	Feedback da resposta:
	Aletra correta é a “A”, pois no processo de Design Thinking acontece com a reunião dos participantes, buscando mesclar experiências, visões de mundo e culturas diferentes, pois cada pessoa trará um olhar diferenciado na busca da solução do problema, enxergando dificuldades diferentes e assim, criando alternativas viáveis para resolvê-las, é composto por cinco fases: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. 
Unidade: 3, p. 61
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Uma forma de introduzir o storytelling nas aulas é por meio da criação de projetos a serem desenvolvidos pelos estudantes. Essa ferramenta proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades, como o pensamento lógico, construção de ______________, a ______________, a ______________ narrativa e a escrita. O trabalho em equipe, a gestão do tempo e o cumprimento de prazos também são incentivados na metodologia. Podemos entender que o uso do digital storytelling, em salas de aula virtuais ou físicas, trazem para perto da aula o ensino cada vez mais personalizado e inovador, e pode ser utilizado em qualquer sala de aula, física ou virtual. Ao utilizar as tecnologias para contar suas histórias, os alunos estarão fazendo pesquisa, interpretando, e desenvolvendo outras habilidades para criar a narrativa.
 
As palavras que completam as lacunas são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
sonhos, mentalidade, sabedoria
	
	b. 
estórias, criação, capacitação
	
	c. 
explicações, a integração, redação
	
	d. 
histórias, imaginação, integração
	
	e. 
argumentos, criatividade, capacidade
	
	
	
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
UNIDADE IV
· Pergunta 1
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia atentamente os textos abaixo:
Apesar das facilidades proporcionadas pelas TDICs, as metodologias ativas ainda não foram apropriadas de forma integral pela educação a distância. Se no ensino presencial a aplicação adequada das ferramentas já é difícil de encontrar, a distância ainda estamos engatinhando, conforme atesta a pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED, 2018).
 
Nesse sentido, podemos afirmar que as pesquisas apontam o que?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
que o estudante a distância busca facilidade uma que o estudante montará sua grade de acordo com sua disponibilidade
	
	b. 
que o valor investido pelos alunos faz jus ao conhecimento adquirido e ao seu potencial de empregabilidade
	
	c. 
que os estudantes a distância devem superar a quantidade de alunos presenciais rapidamente
	
	d. 
que os estudantes estão motivados com o sistema AVA por conta dos inúmeros benefícios
	
	e. 
que os estudantes estão aderindo cada vez as aulas à distância por conta das facilidades da plataforma
	
	
	
· Pergunta 2
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Os jogos digitais são produzidos em vários estilos e possuem diversidade de níveis de dificuldade, e apresentados para públicos de idades variadas. Antes uma ferramenta acessada apenas como jogo de entretenimento, ao tornar-se uma ferramenta de aprendizagem passam a ser disponíveis a todos, participando de variados contextos de ensino e aprendizagem.  As aplicações de jogos digitais em aprendizagem abrangem desde a produção de jogos lúdicos para conteúdos escolares até elementos de game design, não necessariamente para os jogos, mas participantes dos ambientes analógicos e virtuais de ensino e aprendizagem. Sena et al. (2016) apresentam os jogos digitais como portadores de conceitos para estimular:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
a aprendizagem
	
	b. 
a inteligência
	
	c. 
a criatividade
	
	d. 
a inovação
	
	e. 
a metodologia
	Feedback da resposta:
	A letra correta é a “A”, pois Sena et al. (2016) apresentam os jogos digitais como portadores de conceitos para estimular a aprendizagem, com interações entre o meio para a construção de conceitos e experiências de forma coletiva para criar o conhecimento.
Unidade 3 p.86-87
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A gamificação condiz com incluir elementos de jogos em situações que não são jogos, como incluir incentivos, recompensas e níveis em determinada parte da aula, do curso, ou da disciplina. A gamificação seria uma base estrutural para um programa de aprendizagem, de forma mais abrangente. Os elementos de gamificação incluem:
I. emblemas
II. prêmios
III. experiências
IV. conquistas
V. aprendizagem
 
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I, II e IV
	
	b. 
III e IV
	
	c. 
III, IV e V
	
	d. 
I e II
	
	e. 
I e V
	
	
	
· Pergunta 4
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Almeida e Valente (2012, p. 60) apontam que aprender e ensinar vai além dos bancos escolares com as tecnologias de informação e comunicação, que permitem currículos adequados a se expandir para além do tempo e espaço circunscrito às salas de aula e instituições escolares. Esses conteúdos vão além do que está prescrito nos livros, ou outros materiais, permitindo o estabelecimento de ligações em direções diversas e em espaços diferenciados do saber, incluindo os acontecimentos do cotidiano, tornando públicos os conhecimentos e as experiências, que antes eram restritos ao espaço físico da escola ou do local onde se realizava o ato pedagógico. O uso da tecnologia aliada à mobilidade são componentes primordiais para o que?
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Para melhorar o estudo em grupo
	
	b. 
Para se obter uma educação plena
	
	c. 
Para se obter facilidades acadêmicas
	
	d. 
Para se elaborar bons trabalhos acadêmicos
	
	e. 
Para se obter vantagens competitivas
	Feedback da resposta:
	A letra correta é a “B”, pois o uso da tecnologia aliada à mobilidade são componentes primordiais para uma educação plena. O domínio digital proporciona acesso a materiais diferenciados, novas formas de comunicação, além da possibilidade de colaboração e melhoria da empregabilidade.
Unidade 4, p. 101
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo atentamente:
“É um conjunto de tecnologias que criam uma interface homem-computador, proporcionando ao usuário uma experiência imersiva através de conteúdos audiovisuais, como animações 3D, vídeos e imagens em 360 graus” (BAHIA, 2018).
Estamos nos referindo à:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Clube virtual
	
	b. 
Realidade virtual
	
	c. 
Desenvolvimento de Jogos
	
	d. 
Realidade Aumentada
	
	e. 
Jogos virtuais
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Os jogos apresentam três tipos de elementos: dinâmicas, mecânicas e componentes, sendo que as categorias são organizadas em ordem decrescente de abstração, ligando cada mecânica a uma ou mais dinâmicas, e cada componente a uma ou mais mecânicas, ou dinâmicas. Werbach e Hunter (2012) apresentam os conceitos que determinam as principais dinâmicas envolvidas em um jogo são:
I. Emoções:
II. Narrativa:
III. Progressão:
IV. Restrições:
V. Relacionamento:
 
Correlacione com os significados abaixo:
(   )      apontam o que os jogadores não podem fazer no jogo e limitam sua liberdade.
(   )      é o que traz coerência ao jogo, mas não precisa ser explícita, levando o jogador à experiência ao fazer a jogada, e não por uma história contada declaradamente.
(   )      é dar aos jogadores a sensação de avançar dentro do jogo.
(   )      é o que determina a forma de interação entre os jogadores, sejam amigos, companheiros ou adversários.
(   )      a dinâmica dos jogos envolve diversas emoções, principalmente à diversão, um impulso emocional que leva os jogadores a permanecerem no jogo.
 
Marque a sequência correta:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
II, IV, I, V e III
	
	b. 
V, I, IV, III e II
	
	c. 
I, III, II, IV e V
	
	d. 
III, II, IV, I e V
	
	e. 
IV, II, III, V e I
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	O Minecraft, jogo lançado em 2011, que rapidamente conquistou os usuários possui uma versão para educação. O objetivo do jogo é construir com blocos, o que a imaginação do jogador mandar. A plataforma é uma espécie do que?Respostas:
	a. 
de lego virtual, que permite montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos e cidades inteiras
	
	b. 
de armamento virtual, que permite participar de guerras com seus amigos que estão online
	
	c. 
de blocos de madeira virtuais que imitam tijolos para se construir pequenas casas, pontes e praças
	
	d. 
de Polys, bonequinhas virtuais, game desenvolvido particularmente para meninas interagirem entre si
	
	e. 
super heróis virtuais, que permite aos gamers se unirem aos jogadores online e formarem suas Ligas
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo atentamente:
O aprendizado é significativo e proporciona momentos de vivências muito próximas do real. As possibilidades de simulações variadas e práticas transformam a leitura de um livro, ou a participação em um jogo uma maneira diferenciada de acessar conhecimento teórico e técnico.
Essa aprendizagem é uma sistemática que apresenta uma combinação de elementos reais com os virtuais. A tecnologia traz mais elementos ao mundo real para que a experiência seja mais completa e dinâmica, necessitando de aparatos como smartphones e óculos para realidade virtual, controles e luvas.
Estamos nos referindo à:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Clube virtual
	
	b. 
Realidade virtual
	
	c. 
Realidade aumentada
	
	d. 
Desenvolvimento de jogos
	
	e. 
Jogos virtuais
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A somatória das metodologias ativas com as possibilidades das tecnologias digitais móveis são fundamentais para a inovação pedagógica, com amplas possibilidades para a pesquisa e a autoria, formas de comunicação e compartilhamento em tempo real e em rede, publicações e a multiplicação de espaços e tempos, com monitoração em cada etapa, mostrando os resultados, as dificuldades e os avanços individualmente e em grupo. Os espaços formais e informais também se diluem, pois as redes sociais se comportam como espaços abertos de compartilhamento e coautoria, influenciado e gerando alterações na escola desde a infraestrutura, a formação dos professores, os projetos pedagógicos e a mobilidade, nos levando à várias mudanças, tais como globalização e avanços tecnológicos, as mudanças decorrentes alterações no comportamento das pessoas e por fim, a educação que pouco que modificou, e tanto escolas como universidades continuam nos séculos passados, usando de maneira tímida e tradicional as tecnologias em sala de aula, apenas para transmitir conteúdos, sem pesquisa e sem interação (MORAN, 2009).
As tecnologias podem facilitar a aprendizagem entre as pessoas:
I. estando elas próxima ou distantes,
II. permitindo a comunicação entre os docentes,
III. numa troca de ideias e informações,
IV. para solucionar problemas, desafios,
V. para desenvolver projetos,
VI. facilitando a avaliação dos tutores de EAD’s.
 
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
I, II e VI
	
	b. 
III, IV e VI
	
	c. 
II, III, IV e VI
	
	d. 
I e II
	
	e. 
I, III, IV, e V
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A aprendizagem baseada em jogos se aproveita dos jogos reais para melhorar a experiência de aprendizagem, podendo ser uma parte menor de um ________________ maior de_________________. O jogo é uma parte do programa, um objeto de aprendizagem, com alguns elementos específicos. Cada jogo tem seu objetivo de ____________ que é cumprido durante a jogada, o gameplay, atividade que incentiva o estudante a solucionar problemas e desenvolver o pensamento crítico, por meio de simulações e reconhecendo as aplicações no mundo real de trabalho.
 
As palavras que completam as lacunas são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
hardware, conceitos, treinamento
	
	b. 
Ipod, legalização, prestação
	
	c. 
sistema, processos, elevação
	
	d. 
programa, gamificação, aprendizagem
	
	e. 
software, internalização, conceitualização
	
	
	
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
UNIDADE V
· Pergunta 1
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A Justiça Corretiva (Crahay, 2013) defende a igualdade de conhecimentos adquiridos e está apoiada no conceito de:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
liberdade
	
	b. 
equidade
	
	c. 
racionalidade
	
	d. 
igualdade
	
	e. 
interatividade
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: B
Justificativa:
A equidade é o princípio que norteia a Justiça Corretiva defendida por Crahay (2013).
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	A Justiça Igualitária de que nos fala Crahay (2013), representa um avanço em relação à Justiça Meritocrática. No entanto, o autor faz uma crítica quanto ao fato de que essa concepção desconsidera alguns fatores que colocam em risco sua eficácia, entre eles:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
as diferenças de Q.I. que influenciariam nos resultados escolares
	
	b. 
a diferença no esforço de cada um que impactaria no resultado final
	
	c. 
as diferenças no modo de aprender dos alunos que favorece certas metodologias em detrimento de outras
	
	d. 
o desestímulo à competição que favoreceria aqueles que não querem se empenhar
	
	e. 
a desigualdade de largada, fruto da desigualdade social que favoreceria a desigualdade de percurso escolar
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Dentre os fatores que dificultam a superação da prática tradicional de ensino, encontra-se a crença de que a avaliação classificatória garante um ensino de qualidade. Nesse sentido, Hoffmann (2000) apregoa uma transformação nas práticas de avaliação que ressaltem o protagonismo do aluno considerando eventuais erros como hipóteses que demonstram o estágio em que se encontra no desenvolvimento. A mudança levaria a uma avaliação que a autora defende como:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Mediadora
	
	b. 
Transformadora
	
	c. 
Humana
	
	d. 
Intencional
	
	e. 
Tradicional
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Uma das tendências que influenciou o campo da avaliação foi a chamada Pedagogia do Exame, de que tratou Luckesi na obra “Avaliação da aprendizagem escolar”. Na obra em questão, o autor revela que essa visão orientou por muito tempo as práticas avaliativas de professores, as quais:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
se voltavam às especificidades de cada aluno, valorizando seu conhecimento prévio
	
	b. 
priorizavam o desempenho e a capacidade dos alunos em reproduzir conteúdos
	
	c. 
valorizavam as hipóteses dos alunos promovendo amplos debates e reflexões coletivas
	
	d. 
desenvolviam instrumentos de avaliação alternativos, pois não aplicavam provas
	
	e. 
criavam critérios de avaliação que levavam em conta o perfil socioeconômico do aluno
	
	
	
· Pergunta 5
0,0375 em 0,0375 pontos
	
	
	
	De acordo com Hoffmann (2000) a avaliação mediadora se concretiza em três fases, sendo:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
o diagnóstico, a atribuição de nota e a fase de aprovação ou reprovação
	
	b. 
a investigação primária, o julgamento e o fechamento de notas
	
	c. 
o diagnóstico, a complementaridade e a finalização
	
	d. 
a investigação precoce, a provisoriedade e a fase de complementaridade
	
	e. 
a conscientização, o diagnóstico e o complemento de ações
	Feedback da resposta:
	Alternativa correta: D
Justificativa:
A avaliação mediadora defendida por Jussara Hoffmann se dá em três fases, a investigação precoce, a provisoriedade e a fase de complementaridade.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Crahay (2002) apresenta uma discussão acerca de qual justiça a escola prática. O autor entende que a depender da concepção de justiça, tem-se uma conduta a respeito da igualdade, o que influenciaria as práticas de avaliação da instituição. As concepções de justiça de que trata o autor são:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Meritocrática, Igualitária e Corretiva
	
	b. 
Humana, Dimensional e Corretiva
	
	c. 
Competitiva, Igualitária e Crítica
	
	d. 
Reflexiva, Meritocrática e Humana
	
	e. 
Ampla, Moderna e Corretiva
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Trata-se de um processode avaliação processual que interpreta os erros do aluno, entendendo-os como tentativas de acerto que trazem implícitas as hipóteses do aluno. Trata-se da avaliação:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
Somativa
	
	b. 
Diagnóstica
	
	c. 
Formativa
	
	d. 
Normativa
	
	e. 
Tradicional
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Crahay (2013) expõe três conceitos de justiça. Um deles se apoia na igualdade de oportunidades que se consolida na sala de aula a partir de uma prática que oferece as mesmas oportunidades para todos, valorizando assim o esforço. Essa visão é a:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
justiça meritocrática
	
	b. 
justiça corretiva
	
	c. 
justiça igualitária
	
	d. 
justiça oportuna
	
	e. 
justiça de tratamento
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Segundo Crahay (2002), a concepção de igualdade que orienta o sujeito traz implícita uma ideia de justiça. A partir dessa constatação, ele apresenta o conceito de igualdade de conhecimentos adquiridos que defenderia uma base de conhecimentos que deveria ser garantida a todos os alunos. Essa visão estaria amparada, por sua vez, na justiça corretiva, caracterizada:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
pela competição saudável que promove o empenho dos alunos e premia os melhores resultados sem explorar os perdedores
	
	b. 
pela oferta de mesmo tratamento a todos os alunos, de modo que não haja diferenciação na condução dos processos de ensino
	
	c. 
pela garantia de oferta das mesmas oportunidades a todos os alunos, estimulando o emprenho e valorizando o mérito
	
	d. 
pelo trabalho equitativo que se diferencia do trabalho igualitário, pois oferecia mais a quem mais precisa como forma de superar a desigualdade
	
	e. 
pela ausência de práticas de avaliação que seriam danosas para o psicológico de alunos e alunas
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,0375 pontos
	
	
	
	Na atualidade, no campo da avaliação educacional, em relação à(s) teoria(s) que determinaria(m) práticas, podemos dizer que:
	
	
	
	
		Respostas:
	a. 
a Teoria Inatista baliza as práticas de avaliação ao considerar que o sujeito nasce pronto
	
	b. 
o Behaviorismo é a teoria adequada para sinalizar ao professor práticas adequadas
	
	c. 
não há uma teoria de avaliação, mas ideias que a orientam, como as interacionistas
	
	d. 
o Humanismo representa a teoria que indica o instrumento mais adequado para cada um
	
	e. 
é a partir do Empirismo que se desenvolvem práticas de avaliação na atualidade
	
	
	
Unidade I
 
·
 
Pergunta 1
 
0 em 0,0375 pontos
 
 
 
 
A
 
aplicação
 
dos
 
conhecimentos
 
que
 
visem
 
colocar
 
o
 
estudante
 
no
 
foco
 
e
 
ensinar
 
de
 
forma
 
que
 
ele
 
aprenda
 
verdadeiramente
 
só
 
pode
 
ser
 
feita,
 
se
 
conhecermos
 
e
 
compreendermos
 
bem
 
o
 
nosso
 
aluno.
 
E
 
essa
 
é
 
a
 
reflexão
 
pr
incipal
 
que
 
precisamos
 
fazer
 
ao
 
repensarmos
 
n
ossa
 
maneira
 
de
 
dar
 
aulas.
 
Será
 
que
 
estamos
 
colocando
 
o
 
estudante
 
no
 
centro
 
e
 
pensando
 
do
 
ponto
 
de
 
vista
 
dele?
 
A
 
Profa.
 
Maria
 
Célia
 
Mitidiero
 
aplica
 
o
 
método
 
para
 
conhecer
 
o
 
aluno
 
e
 
desenvolver
 
os
 
objetivos
 
de
 
a
prendizagem
 
e
 
adaptar
 
os
 
casos
 
a
 
serem
 
estuda
dos
 
e
 
os
 
temas
 
a
 
serem
 
tratados.
 
Qual
 
dos
 
questionamentos
 
abaixo
 
não
 
se
 
aplica
 
à
 
metodologia
 
da
 
Profa.
 
Maria
 
Célia
 
Mitidiero?
 
 
 
 
Respostas:
 
a.
 
 
Perguntas
 
sobre
 
dados
 
básicos
 
para
 
ter
 
uma
 
noção
 
geral
 
e
 
da
 
diver
sidade
 
da
 
sala
 
de
 
aula:
 
nome,
 
idade,
 
atuação
 
profissional,
 
cidade
 
(ou
 
bairro)
 
onde
 
mora
 
e
 
out
 
 
b.
 
 
Perguntas
 
sobre
 
interesses
 
gerais
 
dos
 
estudantes,
 
como
 
filmes
 
ou
 
séries
 
de
 
que
 
gostam,
 
livros
 
que
 
leram,
 
programas
 
que
 
se
 
interessam
 
por
 
fazer
 
 
c.
 
 
Pergunt
as
 
sobre
 
motivação
 
dos
 
estudantes,
 
como
 
o
 
que
 
os
 
levaram
 
a
 
fazer
 
o
 
curso,
 
o
 
que
 
eles
 
pretendem
 
fazer
 
depois
 
de
 
concluí
-
lo,
 
por
 
que
 
se
 
inscreveram
 
na
 
disciplina
 
(mais
 
apropriada
 
para
 
disciplinas
 
optativas)
 
 
d.
 
 
Perguntas
 
sobre
 
dedicação
 
e
 
autoaprendizagem,
 
como
 
quantas
 
horas
 
ele
s
 
podem
 
se
 
dedicar
 
para
 
o
 
curso,
 
como
 
um
 
todo
 
ou
 
para
 
a
 
disciplina,
 
que
 
objetivos
 
eles
 
gostariam
 
de
 
fixar
 
para
 
si
 
mesmos
 
no
 
curso,
 
o
 
que
 
eles
 
esperam
 
da
 
disciplina,
 
quanto
 
eles
 
acham
 
que
 
aprenderam
 
 
e.
 
 
Perguntas
 
sobre
 
lugares
 
priv
ilegiados
 
da
 
vida
 
pedagógica
 
referente
 
às
 
dimensões
 
do
 
processo
 
didático,
 
tais
 
como
 
ensinar,
 
aprender,
 
pesquisar
 
e
 
avaliar,
 
preparado
 
e
 
organizado
 
pelo
 
professor
 
e
 
seus
 
alunos
 
 
 
 
 
·
 
Pergunta 2
 
0 em 0,0375 pontos
 
 
 
 
Leia
 
o
 
texto
 
abaixo:
 
Taxonomia
 
é
 
a
 
ciên
cia
 
de
 
classificação,
 
denominação
 
e
 
organização
 
de
 
um
 
sistema
 
pré
-
determinado
 
e
 
que
 
tem
 
como
 
resultante
 
um
 
framework
 
conceitual
 
para
 
discussões,
 
análises
 
e/ou
 
recuperação
 
de
 
informação
 
(SIGNORI
 
et
 
al
.,
 
2016).
 
Se
 
tão
 
diferente
 
é
 
a
 
realidade
 
e
 
sua
 
busca
 
por
 
conhecimento
 
passou
 
por
 
tantas
 
mudanças,
 
vamos
 
compreender
 
o
 
que
 
diz
 
Bloom
 
(1956),
 
que
 
desenvolveu
 
junto
 
com
 
outros
 
pesquisadores,
 
uma
 
hierarquia,
 
uma
 
taxonomia
 
dos
 
objetivos
 
de
 
processos
 
educacionais
 
sobre
 
as
 
três
 
capacidades
 
que
 
o
 
conhecimento
 
deve
 
envol
ver
 
e
 
desenvolver
 
no
 
estudante
 
a
 
cognição,
 
a
 
afetividade
 
e
 
a
 
psicomotora,
 
conforme
 
abaixo:
 
l.
 
Domínio
 
cognitivo
 
(habilidades
 
mentais)
 
/
 
Conhecimento:
 
conhecimento,
 
 
 
compreensão,
 
aplicação,
 
análise,
 
síntese
 
e
 
avaliação.
 
 
 
 
Unidade I 
 Pergunta 1 
0 em 0,0375 pontos 
 
 
A aplicação dos conhecimentos que visem colocar o estudante no foco e ensinar de 
forma que ele aprenda verdadeiramente só pode ser feita, se conhecermos e 
compreendermos bem o nosso aluno. E essa é a reflexão principal que precisamos 
fazer ao repensarmos nossa maneira de dar aulas. Será que estamos colocando o 
estudante no centro e pensando do ponto de vista dele? A Profa. Maria Célia 
Mitidiero aplica o método para conhecer o aluno e desenvolver os objetivos de 
aprendizagem e adaptar os casos a serem estudados e os temas a serem tratados. 
Qual dos questionamentos abaixo não se aplica à metodologia da Profa. Maria Célia 
Mitidiero? 
 
Respostas: a. 
Perguntas sobre dados básicos para ter uma noção geral e da 
diversidade da sala de aula: nome, idade, atuação profissional, cidade 
(ou bairro) onde mora e out 
 
b. 
Perguntas sobre interesses gerais dos estudantes, como filmes ou 
séries de que gostam, livros que leram, programas que se 
interessam por fazer 
 
c. 
Perguntas sobre motivação dos estudantes, como o que os 
levaram a fazer o curso, o que eles pretendem fazer depois de 
concluí-lo, por que se inscreveram na disciplina (mais apropriada 
para disciplinas optativas) 
 
d. 
Perguntas sobre dedicação e autoaprendizagem, como quantas 
horas eles podem se dedicar para o curso, como um todo ou para 
a disciplina, que objetivos eles gostariam de fixarpara si mesmos 
no curso, o que eles esperam da disciplina, quanto eles acham 
que aprenderam 
 
e. 
Perguntas sobre lugares privilegiados da vida pedagógica 
referente às dimensões do processo didático, tais como ensinar, 
aprender, pesquisar e avaliar, preparado e organizado pelo 
professor e seus alunos 
 
 
 Pergunta 2 
0 em 0,0375 pontos 
 
 
Leia o texto abaixo: 
Taxonomia é a ciência de classificação, denominação e organização de um sistema pré-
determinado e que tem como resultante um framework conceitual para discussões, 
análises e/ou recuperação de informação (SIGNORI et al., 2016). Se tão diferente é a 
realidade e sua busca por conhecimento passou por tantas mudanças, vamos 
compreender o que diz Bloom (1956), que desenvolveu junto com outros pesquisadores, 
uma hierarquia, uma taxonomia dos objetivos de processos educacionais sobre as três 
capacidades que o conhecimento deve envolver e desenvolver no estudante a cognição, a 
afetividade e a psicomotora, conforme abaixo: 
l. Domínio cognitivo (habilidades mentais) / Conhecimento: 
conhecimento, 
 compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Outros materiais

Perguntas Recentes