A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Apol 1 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho

Pré-visualização | Página 3 de 4

do século XIX que se observam os banqueiros americanos solicitando as demonstrações às empresas que desejavam contrair empréstimos. Impressão Aula 2 pág. 3
· III –VERDADEIRA - A abertura do capital por parte das empresas, possibilitando a participação de pequenos ou grandes investidores como acionistas leva-os à escolha de empresas mais bem-sucedidas, tornando-se a análise das demonstrações contábeis um instrumento de grande importância e utilidade para estas decisões. Impressão Aula 2 pág. 4
· IV – FALSA - As operações a prazo, de compra e venda de mercadorias entre as empresas, os próprios gerentes, na avaliação da eficiência administrativa e na preocupação com o desempenho de seus concorrentes, os funcionários, na expectativa de identificarem melhor a situação da eficiência, vêm consolidar a necessidade imperiosa da análise das demonstrações contábeis. Impressão Aula 2 pág. 4.
Questão 2/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Marque os itens abaixo relacionados aos níveis da análise das demonstrações contábeis, como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida, assinale a sequência correta.
I – Compõem o nível introdutório os índices básicos de Liquidez (Imediata, Corrente, Seca e Geral), Rentabilidade (da Empresa e do Empresário) e Endividamento (Quantidade e Qualidade).
II – A análise das demonstrações contábeis compreende quatros níveis.
III- A avaliação da capacidade da organização de gerar renda, e a forma de sua distribuição, é um dos indicadores utilizados pelo nível avançado.
IV – Modelos de análise como EVA, MVA, Balanced Scorecard compõem o nível intermediário.
A sequência CORRETA é:
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, F.
	
	C
	V, F, F, F.
	
	D
	V, V, V, F.
	
	E
	F, F, V, F.
Você acertou! 
Alternativa B - Apostila 2: Introdução a Análise das Demonstrações Contábeis – Rota 3: Amplitude e limitações. 
 
I – Verdadeira – O nível introdutório é formado por índice s básicos de Liquidez (Imediata, Corrente, Seca e Geral), Rentabilidade (da Empresa e do Empresário) e Endividamento (Quantidade e Qualidade), dentre outros. 
II – Falsa – A análise das demonstrações contábeis compreende três níveis : introdutório, intermediário e avançado. 
III – Verdadeira - A avaliação da capacidade da organização de gerar renda, e como ela é distribuída, representada pela Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um dos indicadores utilizados pelo nível avançado. 
IV – Falsa – Os modelos de análise como EVA, MVA, Balanced Scorecard compõem o nível avançado. 
Alternativa E – Apostila 1: Introdução as Demonstrações Contábeis - Rota 3: Demonstração do Resultado. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. 
 
I – Errada - A destinação do resultado do exercício não é evidenciado na Demonstração do Resultado (DR). 
II – Errada – A destinação das riquezas geradas pelas atividades da empresa são evidenciadas na Demonstração do Valor Adicionado (DVA). 
III – Certa – De acordo com o Artigo 187 da Lei 6.404 um dos itens descriminados na DR é lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. 
IV – Errada - É evidenciada a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos em relação a moeda estrangeira . 
V – Certa - De acordo com o Artigo 187 da Lei 6.404 um dos itens descriminados na DR é a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Questão 4/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A empresa Comercial busca realizar uma análise financeira/econômica da situação patrimonial da organização por meio da relação percentual entre um elemento em relação a outros elementos na mesma demonstração. 
Que método de análise ela busca realizar?
	
	A
	Análise Vertical (AV).
	
	B
	Análise Horizontal (AH).
	
	C
	Indicadores Econômicos/Financeiros.
	
	D
	Indicador de Liquidez Geral.
	
	E
	Indicadores de Estrutura de Capital.
Você acertou! 
Alternativa A - Apostila 3: AH, AV e Índices de Liquidez– Rota 1: Análise Vertical (AV ) – Análise Econômica. Apostila 4 : Índices de Rentabilidade e de Estrutura de Capital – Rota 4: Indicador de Endividamento Geral, Indicador de Composição do Endividamento e Indicador de Participação de Capital Terceiros. 
 
Justificativa 
a) Correta – a Análise Vertical (AV) constitui-se em um processo comparativo que busca acompanhar a evolução de apenas um item, identificando a participação percentual de cada componente da demonstração contábil em relação ao seu total. 
b) Errada – A Análise Horizontal (AH) consiste na comparação entre valores de uma mesma conta ou grupo de contas , em diferentes exercícios, o que permite que se avalie a evolução nominal dos vários itens de cada demonstração contábil em intervalos sequenciais de tempo, identificando a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período, caracterizando uma análise longitudinal da empresa . 
c) Errada – Indicadores Econômicos/Financeiros consistem na análise das demonstrações contábeis, por meio da relação entre diversas contas patrimoniais e de resultado. 
d) Errada – O indicador de Liquidez Geral consiste na capacidade de pagamento de obrigações que empresa possui. 
e) Errada – Os índices de Estrutura de Capital são utilizados para mensurar a composição das fontes de recursos de uma empresa. 
 
Questão 5/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A empresa Exemplo S.A. apresentou os seguintes dados no Balanço Patrimonial:
Elaborando a análise das demonstrações financeiras desta organização, o Contador encontrará os seguintes elementos:
	
	A
	Liquidez Seca =1,07.
	
	B
	Liquidez Corrente = 1,45.
	
	C
	Liquidez Imediata = 1,75.
	
	D
	Liquidez Geral = 0,73.
	
	E
	Nenhuma das alternativas anteriores.
 
Questão 4/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A seguir, são apresentados informes divulgados na Internet e relacionados ao desempenho econômico-financeiro de algumas entidades:
> As vendas do varejo no Brasil, excluídos os negócios com automóveis, materiais de construção e restaurantes, recuaram 2,2% em janeiro na comparação com igual mês do ano passado, aponta indicador da Mastercard. Já a queda média dos últimos três meses terminados em janeiro foi de 3,3%, o que representa uma melhora relevante em relação à baixa registrada no quatro trimestre de 2016 (-4,6%) na comparação anual. (Fonte: Exame, 2/3/2017);
http://exame.abril.com.br/economia/mastercard-aponta-recuo-de-22-nas-vendas-do-varejo-em-janeiro/
> A Companhia de bebidas Ambev registrou em 2016, pela primeira vez desde sua criação, em 1999, uma redução na sua receita líquida, na comparação anual. No ano, a receita líquida da empresa caiu 2,4%, para R$ 45,603 bilhões. (Fonte: G1, 2/3/2017);
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/ambev-tem-alta-de-135-no-lucro-liquido-do-4-trimestre-mas-receita-cai-139.ghtml
> Os acionistas controladores da Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Soares Penido reduziram sua fatia na CCR de 51% para 45% após aumento de capital via oferta restrita de ações. Agora, a maior parte do capital da empresa, ou 55%, está agora nas mãos do mercado. (Fonte: InfoMoney, 21/2/2017).
http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/6156028/murilo-ferreira-fala-futuro-vale-itau-acusa-comprar-voto-credor
Os informes acima estão fundamentados, respectivamente, nas seguintes técnicas de análise de demonstrações contábeis:
Nota: 10.0
	
	A
	Horizontal, Vertical e Vertical.
	
	B
	Vertical, Horizontal e Vertical.
	
	C
	Vertical, Horizontal e Horiontal.
	
	D
	Vertical, Vertical e Vertical.
	
	E
	Horizontal, Horizontal e Vertical.
Você acertou!
Alternativa E - Apostila 3: AH, AV e Índices de Liquidez – Rota 1: Análise Vertical (AV) – Rota 2: Análise Horizontal (AH).
Justificativa 
A primeira notícia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.