Buscar

Av2 de Direito Penal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 de Direito Penal II
1) A pena exerce uma função social, sendo assim, a finalidade da pena no sistema penal brasileiro é de punir a conduta criminosa do agente e ressocializá-lo, para que esse não venha a cometer novos crimes. Em um prisma oposto temos a Teoria Absoluta ou Retributiva onde a punibilidade do agente é desproporcional a conduta criminosa gerada, além do fato que essa teoria não aceita a ressocialização do agente, tendo essa apenas o caráter punitivo.
2) A afirmação está errada visto que no caso das penas não superiores ou iguais a 04 anos, ainda que reincidentes, o regime inicial será o do semiaberto, segundo a súmula 269 STJ.
3) O Código penal brasileiro adota o sistema trifásico de dosimetria da pena, sendo esse cálculo feito pelo juiz a partir inicialmente do cálculo da pena-base como previsto no art. 59 do CP, logo após ocorre a apuração das circunstâncias atenuantes e agravantes, e por fim ocorre a aplicação das causas de aumento e diminuição da pena, como prevê o art. 68 do CP.
4) Concurso de crimes é quando através de uma ou mais ações criminosas, um mesmo agente comete mais de um crime. O concurso de crimes está previsto nos arts. 69, 70 e 71 do CP.
5) Temos com excludente de punibilidade a morte do agente e retroatividade da lei que não mais considera o fato como criminoso previstos respectivamente no art. 107 incisos I e III do CP.

Outros materiais