Buscar

Aula 10 - O ensino da gramatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Partindo da concepção de que cada aluno já possui uma gramática internalizada ao ingressar na escola, é correto afirmar que:
		
	 
	O aluno deve desenvolver a sua competência comunicativa de tal modo que possa utilizar da melhor maneira possível a sua língua em todas as situações de fala e escrita.
		2
        Questão
	
	
	Na disciplina de português, na 5ª serie, em uma aula, a professora propôs exercícios de ortografia, extraídos do livro didático. A proposta é a elaboração de frases com as palavras viagem (substantivo) e viajem (verbo). A professora deve:
		
	 
	dar explicações de como e por que cada uma dessas palavras se inserem em categorias gramaticais diferentes.
		3
        Questão
	
	
	Leia a explicação dada pela Professora Regina: A língua não deve ser "ensinada" no seu sentido normativo, gramatical, mas sim, deve-se dimensionar o seu aprendizado a partir de uma exposição constante de dados significativos da fala e da escrita em suas mais diversas situações e especificidades.
A opção que explica a posição do professor em relação ao ensino da língua é:
		
	 
	Fazer uso da gramática como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em situações mais formais, como por exemplo, a linguagem técnica e a científica.
	 
		4
        Questão
	
	
	Texto I
O professor deve ser um guia seguro, muito senhor de sua língua; se outra for a orientação, vamos cair na "língua brasileira", refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que exprime e representa o idioma pátrio? (ALMEIDA, N. M. Gramática metódica da língua portuguesa. Prefácio. São Paulo: Saraiva, 1999 (adaptado).)
Texto II
Alguns leitores poderão achar que a linguagem desta Gramática se afasta do padrão estrito usual neste tipo de livro. Assim, o autor escreve tenho que reformular, e não tenho de reformular; pode-se colocar dois constituintes, e não podem-se colocar dois constituintes; e assim por diante. Isso foi feito de caso pensado, com a preocupação de aproximar a linguagem da gramática do padrão atual brasileiro presente nos textos técnicos e jornalísticos de nossa época. (REIS, N. Nota do editor. PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1996.)
Confrontando-se as opiniões defendidas nos dois textos, conclui-se que:
		
	 
	O primeiro texto prega a rigidez gramatical no uso da língua, enquanto o segundo defende uma adequação da língua escrita ao padrão atual brasileiro.
		5
        Questão
	
	
	A opção que não trabalha com a Gramática Normativa, é a:
		
	 
	A professora Cristina trabalha a variante linguística do aluno.
		6
        Questão
	
	
	Leia o poema :
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente. Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular como um paradigma da primeira conjugação. Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito assindético de nos torturar com um aposto. Casou com uma regência. Foi infeliz. Era possessivo como um pronome. E ela era bitransitiva. Tentou ir para os EUA. Não deu. Acharam um artigo em sua bagagem. A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conectivos e agentes da passiva, o tempo todo. Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminsky
Analise o poema e verifique a ÚNICA opção que explica adequadamente a postura do poeta em relação ao seu aprendizado de gramática ao se referir ao seu professor de análise sintática:
	 
	O poeta mostra a dificuldade de relacionamento com a gramática.
	 
		7
        Questão
	
	
	Com relação à concepção do ensino da gramática, a única opção INCORRETA é:
		
	 
	A concepção do ensino da gramática pela gramática leva à produção de bons textos

Outros materiais