Buscar

Atividade 8

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	Podemos compreender a importância dos movimentos sociais para a dinâmica história da humanidade. Eles revelam a capacidade da ação coletiva da sociedade civil na defesa de seus interesses e na construção do meio social. Assim, podemos citar como exemplo dos Novos Movimentos Sociais, conforme a abordagem culturalista:
		
	 
	movimento ambientalista
	 
		2
        Questão
	
	
	Segundo T. H. Marshall, em sua obra Cidadania, classe social e status, a cidadania moderna pode ser definida como um padrão geral de igualdade social, em que direitos e deveres são constituídos para todos os membros de uma sociedade. Ao contrário da concepção grega que admitia uma segregação formal entre cidadãos e não cidadãos, o conceito moderno é amplamente inclusivo. Segundo Marshall, a evolução moderna do conceito de cidadania toma como referência o tripé de direitos do modelo inglês, respectivamente:
		
	 
	direitos civis, políticos e sociais
	 
		3
        Questão
	
	
	São emblemas da nova dinâmica das relações sociais do final do século XX:
		
	 
	As novas tecnologias da informação e o processo de globalização
	 
		4
        Questão
	
	
	No Brasil atual, abril de 2016, há dois tipos de movimentos sociais políticos discutindo a democracia brasileira. Um deles apoia a substituição da atual presidente da República, outro apoia a manutenção da presidente no cargo. Mesmo tendo visões de mundo diferentes, dentro dos dois grupos existem as mesmas características, pois eles dividem elementos comuns. Marque a alternativa que apresenta outras características do movimento social:
		
	 
	grupo com mesmo projeto, mesma organização e mesma ideologia
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Sobre o conceito moderno de cidadania para as Ciências Sociais é correto afirmar que:
		
	 
	Trata-se de um padrão geral de igualdade social legitimada;
	
		6
        Questão
	
	
	44. As novas tecnologias de informação também tem contribuído na caracterização dos novos movimentos sociais em suas formas de articulação e luta. As redes sociais no ciberespaço tem constituído importantes formas de organização da sociedade civil e difusão da informação contra-hegemônica. O caráter horizontal e democrático de produção e reprodução da informação tem sido capaz de difundir bandeiras de luta e engajar aqueles que compartilham da mesma visão de mundo. Assim, sem dispensar a mobilização presencial, os Novos Movimentos Sociais encontram na rede mundial de computadores uma ferramenta eficaz para construção da Nova Cidadania. A este respeito, podemos afirmar que são exemplos desses novos movimentos:
		
	 
	o Ocuppy Wall Street e Indignate.
		7
        Questão
	
	
	Complete as lacunas: A concepção _________ da cidadania apresenta o __________. A ideia de inclusão de todos em um torna-se _________ insuficiente e atentatória diante do reconhecimento da pluralidade contemporânea.
		
	 
	Pós-moderna; Direito à Diferença; padrão único
	 
		8
        Questão
	
	
	Em 1983, a oposição se reestrutura e promove a campanha pela redemocratização do país. O movimento pela eleição direta para presidente mobilizou milhões de pessoas às ruas em todo o Brasil exigindo o fim da Ditadura. Era o movimento:
		
	 
	diretas já!
	
		1
        Questão
	
	
	A eclosão de movimentos sociais na Europa a partir do século XVIII esteve relacionada à promoção de uma série de valores liberais, sociais e humanísticos em efervescência no período. Todos estes valores surgiram da transição do modelo teocêntrico medieval para o antropocêntrico moderno. A constituição da sociedade moderna tem o povo como elemento central. Daí o desenvolvimento de princípios fundamentais como:
	 
	a democracia, a liberdade e a justiça social.
		2
        Questão
	
	
	Assinale a alternativa que descreve os elementos dos olhar pós-moderno sobre os movimentos sociais.
		
	 
	A defesa da crise da razão moderna e a rejeição do conhecimento totalizante; E o fim de qualquer projeto societário e parta pela emancipação do trabalho e que se contraponha ao capitalismo.
	 
		3
        Questão
	
	
	A questão ambiental é percebida como responsabilidade de todos os segmentos da sociedade. Por isso os novos movimentos sociais atuam pressionando não apenas as autoridades públicas, mas principalmente os setores privados. Um bom exemplo é o grupo GreenPeace conhecido mundialmente por suas ações em defesa do ambiente. Neste sentido, os novos movimentos sociais encontram fundamentados nos:
		
	 
	direitos difusos e transindividuais.
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Sobre os movimentos sociais contemporâneos é correto afirmar que:
		
	 
	Tais movimentos representam a complexa dinâmica entre as diversas visões de mundo presentes no contexto social cada vez mais heterogêneo.
	 
		5
        Questão
	
	
	O movimento operário e o sindicalismo podem ser vistos como duas expressões históricas na trajetória do movimento social. Além disso, são também expressões da racionalização do movimento cujo ponto alto é a iniciativa de:
		
	 
	realizar greve
	 
		6
        Questão
	
	
	Para a abordagem Teórica-Culturalista a presença de conflito não é suficiente para justificar ou caracterizar o Movimento Social. Para esta abordagem os novos movimentos sociais espelham uma subjetividade latente em todos os integrantes. Neste sentido, é preciso a proposição de um sentido de vida social dos sujeitos envolvidos, que seja capaz de motivá-los reciprocamente à ação. O movimento social é compreendido como a ação social coletiva recíproca e subjetivamente significada pelos membros do movimento. Portanto, é a partir de sua identificação com um sentido subjetivo que o sujeito se engaja em uma ação social coletiva. Neste sentido, podemos citar como exemplo dos novos movimentos sociais:
		
	 
	o movimento ambientalista.
	 
		7
        Questão
	
	
	¿É preciso a proposição de um sentido de vida social dos sujeitos envolvidos, que seja capaz de motivá-los reciprocamente à ação. É a partir de sua identificação com um sentido subjetivo que o sujeito se engaja em uma ação social coletiva.¿ Essa afirmativa se compatibiliza com a seguinte abordagem teórica sobre os movimentos sociais:
		
	 
	Teórica Culturalista de fundamentação Weberiana.
	
		8
        Questão
	
	
	Sabemos que os movimentos sociais revelam a capacidade da ação coletiva da sociedade civil na defesa de seus interesses e na construção do meio social. Identifique abaixo a opção adequada à abordagem teórica culturalista sobre os movimentos sociais:
		
	e 
	são chamados de ações coletivas de indivíduos.

Outros materiais