A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ED Micologia (2)

Pré-visualização | Página 1 de 1

6 Por que os fungos são organismos eucariotos?
7.Descreva 3 características de fungos unicelulares.
8.Descreva 3 características dos fungos pluricelulares
9.Na maioria dos fungos a parede celu ar é complexa. Uma das composições desta parede é a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes. Que composição é esta?
10.A maioria dos fungos, possuem uma fonte energética, mesmo modo que acontece com os animais. Qual a fonte de energia da maioria dos fungos?
11.Por que alguns fungos são considerados organismos saprófitas?
12.Zygomicota são organismos saprófitas, descreva duas características deste grupo
===============================================
6. O que é um meio de cultivo?
É o conjunto de substancias formuladas de maneira adequada capazes de promover o crescimento de microorganismos em condições laboratoriais.
7.Por que é importante isolar e cultivar um microrganismo em meio artificial?
O meio de cultura deve suprir as necessidades mínimas para que o in vitro consiga uma ambiente semelhante ao que se encontra no organismo do animal e assim cultivar os fungos, esse tipo de meio tem a finalidade de impedir o desenvolvimento de outros microorganismos que não seja o selecionado.
8. Como é classificado o meio de cultivo? De um exemplo para cada um.
Meio básico : São aqueles que permitem o crescimento do microorganismos sem satisfazer conteudo com nenhum exigencia especifica ex: Ágar simples
Meio de enriquecimento: É geralmente líquido de composição química rica em nutrientes com a finalidade de permitir que os microorganismos contidos em uma amostra clinica aumentem em número. ex: Ágar BHI 
Meio seletivo: sua finalidade é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros microorganismos. ex Ágar niger.
9.Quais são os estados físicos dos meios de cultura?
Estado líquido, Sólido e semi-sólido.
10.Qual o objetivo do microcultivo?
Que os fungos produzam suas estruturas reprodutivas permitindo assim sua identificação em nível de gênero e as vezes até de espécie.
12.O que você compreende por biossegurança?
É o conjunto de estudos e ações voltadas para a prevenção, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes as atividades que possam comprometer a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente.
13.Qual a importância do Procedimento Operacional Padrão (POP)
traduzir o planejamento a ser executado e fazer com que todas as pessoas envolvidas executem a mesma tarefa e façam de forma uniforme.
14.Qual a(s) principal(ais) técnicas se semeaduras utilizadas no laboratório de Micologia
Estriamento 
Esgotamento
Semeio para material potencialmente misto 
Semeio por pique central
15.Cite uma vantagem e uma desvantagem para a semeadura em tubo e em placa de petri.
Placa: maior risco de contaminação ; proporciona melhor visualização da macromorfologia.
Tubo: menor risco de contaminação, facilmente transportado ,uma visualização reduzida da macromorfologia.
16.Deu entrada no laboratório de Micologia um material (pêlo) de um paciente felino com a suspeita de dermatofitose. Descreva sua conduta laboratorial.
Fazer o tratamento da amostra com KOH-10% e observar no microscópio 400x o tipo de comprometimento do pelo e procurar por atroconídios.
===========================================================================
6.Qual diferença dos fungos DIMÓRFICOS para os MONOMÓRFICOS?
R= Os Monomorficos apresentam estrutura idêntica ou essencialmente semelhante em todos os membros, já os dimórficos podem, sob determinadas condições, assumir forma de levedura, diminuindo a capacidade de filamentação e dividindo-se por brotamento, conferindo às colônias aspecto cremoso.
7.Descreva os aspectos macromorfológicos das colônias de fungos pluricelulares:
R=Colônias de aspecto seco, aveludado, algodonosa, pulverulenta, bordas inteiras e irregulares 
8.Qual a importância de saber a velocidade de crescimento das colônias de fungos? 
R= É essencial para a identificação presuntiva do fungo. 
9.Descreva a macromorfologia do gênero Rhizopus
R=As colônias são brancas (algodão doce) mas se tornam cinzas ou marrom amareladas com o tempo.
Um Médico Veterinário foi chamado para atender algumas aves que apresentavam alteração respiratória em uma fazenda de criação de Perus. Inicialmente, foi realizada a inspeção dos pulmões, avaliação da cavidade oral de cada ave. Foi coletado material, com auxílio de swab estéril da cavidade oral das aves que apresentavam alterações. O material coletado foi encaminhadas imediatamente ao Setor de Patologia Veterinária, FaVet – UFRGS. Todos os espécimes clínicos foram cultivados em Ágar Malte (37ºC, por 7 dias). Pertunta-se: 1 - Qual a descrição da macroscópica e da microscópica do referido material vizualizado? 2 - Qual seu diagnóstico presuntivo?
R= O inicio é branco mas vai mudando para tons de verde com uma textura aveludada , na microscópica as hifas são septadas o conidióforo é alargado no topo e forma vesícula volumosa coberta por fiálides é possível observar cadeias de conídios de formação basipétala.
Com base na análise macroscópica e microscópica o diagnóstico presuntivo seria de Aspergillus fumigatus
========================================================================================================
6.Quais são os principais gêneros causadores de dermatofitose?
Os gêneros causadores são Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.
7.Qual a(s) diferença(s) entre fungos geofílicos e fungos zoofílicos?
os zoofílicos são adquiridos através do contato com animais infectados e são esporádicos e os geofílicos têm como reservatório o solo e ocasionalmente infectam o homem e os animais.
8.O que é um tricograma? Qual a sua importância em casos de suspeita de Dermatofitose.
 O tricograma é utilizado para avaliação das pontas, hastes e raízes dos pelos o que permite a identificação da fase de crescimento, defeitos na pigmentação e, em alguns casos, infecções por fungos, . A identificação de dermatófitos e ovos de ectoparasitas é possível, no entanto, a sensibilidade, do tricograma, é extremamente baixa.
9.O que são artroconídeos? Como são formados?
 Os artroconídios são são elementos de disseminação fungica e são formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares.
10.Qual a importância de saber que os dermatófitos são fotossensíveis?
 Para o cultivo do dermatófito, para um cultivo ideal ele deve ser abrigado da luz para que não ocorra para que não ocorra inibição do crescimento.
11.Por que na dermatofitose o paciente pode apresentar uma lesão do tipo querion (Kerion celsi)
 
O paciente pode apresentar a lesão pois ela é uma manifestação grave da Tinea capitis resultante de uma intensa resposta imune à infecção causada pelo fungo Microsporum canis.