Buscar

Apol 2 - Metodologia do Ensino de Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta:
“A história da Geografia está implicitamente associada à história da humanidade, às suas relações com a natureza, à sua evolução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, L. M. (Org.). Geografia: espaço, tempo e planejamento. Maceió: UFAL, 2004. p. 25.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o conhecimento geográfico pode ser dividido, arbitrariamente, em três períodos distintos. Quais são esses períodos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Período de consolidação e de difusão do conhecimento geográfico, que chamamos de período clássico.
II. ( ) Após a Segunda Guerra Mundial, teríamos o período moderno.
III. ( ) Período em que pontificaram os institucionalizadores dessa ciência.
IV. ( ) Período pós-moderno em que houve vantajosas trocas comerciais entre as metrópoles e suas colônias.
Agora, marque a sequência correta
	A
	V – V – V – F
As afirmativas I, II e III estão corretas, pois, para Andrade (1987), o conhecimento geográfico pode ser dividido, arbitrariamente, em três períodos distintos: um primeiro período em que pontificaram os institucionalizadores desta ciência, ao qual se seguiu outro de consolidação e de difusão do conhecimento geográfico, a que chamamos de período clássico, e em seguida, após a Segunda Guerra Mundial, teríamos o período moderno. (p. 36 e 37).
Pergunta:
“Na medida em que são trabalhados os conteúdos da Geografia, o espaço escolar ganha novas dimensões e valores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. 2. ed. Curitiba: Iesde. 2010. p. 151.
A partir da citação dada e dos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e no ensino fundamental, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	D
	Construção da noção espaço-temporal.
“A preocupação central do ensino de geografia, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, é a construção da noção espaço-temporal” (livro-base, p. 75).
Pergunta:
“O trabalho do professor consiste, pois, em tornar possível a aprendizagem do aluno. Isso significa que o sujeito central do ensino é o aluno com seu processo cognitivo, e o papel do professor é o da mediação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Para o ensino da geografia, considera-se os três momentos do encaminhamento metodológico: o aluno organizando seu pensamento – condição da expressão –, incorporando conceitos, segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o que isso significa ? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Postura política do profissional da educação que quer um aluno sujeito capaz de elaborar perguntas, para então buscar possíveis respostas.
II. ( ) Um profissional da educação que repassa dados e informações para o aluno decorar e devolver na prova.
III. ( ) Postura política do profissional da educação que quer um aluno que faça intervenções na realidade.
IV. ( ) Postura do docente que transmite a geografia como compêndio, enciclopédia sobre o mundo, a partir das quais o conteúdo resulta em aulas enfadonhas.
Agora, marque a sequência correta:
	E
	V – F – V – F
As afirmativas I e IV estão corretas, pois, para o ensino da geografia, considerar os três momentos do encaminhamento metodológico: o aluno organizando seu pensamento – condição da expressão – e incorporando conceitos, é, na nossa opinião, uma postura política do profissional da educação que quer um aluno sujeito, capaz de elaborar perguntas, para então buscar possíveis respostas e fazer intervenções na realidade. As outras afirmativas II e IV, correspondem às aulas com metodologia tradicional com conteúdos impostos que devem ser memorizados. (p. 140).
Pergunta:
“O objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre a apropriação desta por aquela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. Geografia, meio ambiente e sociedade: múltiplas interpretações do mundo contemporâneo. São Paulo, [s. n.], 2011. p. 22. 
Baseando-se na informação acima e nos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre as primeiras teorias da geografia que influenciaram o pensamento geográfico do ocidente, assinale a alternativa que registra corretamente os países onde foram desenvolvidas tais teorias:
	C
	Alemanha e França.
A alternativa correta é a letra “C”, pois foi na Alemanha e França que desenvolveram as primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente. Os discursos geográficos, alemão e francês, coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. (p. 38).
Pergunta:
“Atividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em todas as idades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2003. In: FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 120.
Levando em consideração a dada afirmação e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre os diferentes instrumentos utilizados pelo professor para trabalhar a noção de representação do espaço geográfico, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Globo e mapas oficiais.
II. ( ) Realização da representação de espaços, como, por exemplo, a distância entre os continentes e planetas.
III. ( ) Realização da representação de espaços vividos pela criança, como, por exemplo, o trajeto/caminho que a criança faz da sua casa até a escola.
IV. ( ) Maquetes e plantas da sala de aula. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A
	V – F – V – V
A sequência correta é: V – F – V – V. As afirmativas I, III e IV são verdadeiras: “Paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio do uso de diferentes instrumentos (como o globo e os mapas oficiais) e, principalmente, com a representação de espaços vividos pela criança, como a sala de aula, trajeto/caminho que a criança faz no interior da escola ou mesmo da sua casa até a escola. [...] A sugestão de atividade referente a maquete e a planta da sala de aula é um dos principais exemplos a serem abordados pelo professor” (livro-base, p. 120 e 121). A afirmativa II é falsa, pois devem ser privilegiados os trajetos condizentes com a vivência dos estudantes.
Pergunta:
“Ora, o desenvolvimento pleno e a construção/aquisição de conhecimentos acontecem simultaneamente à conquista da autonomia, à cooperação e à inserção crítica da criança na sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002>. Acesso em: 12 abr. 2016.
Enquanto educadores e professores de geografia, não podemos, sozinhos, fazer com que a escola (instituição e materialidade) deixe de ser disciplinadora de mentes e corpos. A partir desse contexto, o que os professores podem fazer para mudar essa situação, segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia? Analise as afirmativas a seguir:
I. Verificar que a objetivação da prática pedagógica deve ser acompanhada do objeto simplista.
II. Discutir como a escola se torna disciplinadora de mentes e corpos.
III. Desvelar as relações sociais e políticas pressupostas
pela escola.
IV. Desvelar as relações culturais e econômicas pressupostas pelo espaço escolar e fora dele.
	D
	II, III e IV apenas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois enquanto educadores e professores de geografia, não podemos, sozinhos, fazer com que a escola (instituição e materialidade) deixe de ser disciplinadora de mentes e corpos. Porém, podemos e devemos discutir como ela faz isso, desvelando as relações sociais, políticas, culturais e econômicas pressupostas pelo espaço escolar e fora dele. (p. 77).
Pergunta:
“O professor deve buscar condições de realizar seu trabalho docente apoiado em um projeto pedagógico-didático no qual ele acredita, o qual ele defende, projeto a ser construído coletivamente, resultante da discussão de projetos e propostas concretas individuais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59-60.
É preciso fugir das aulas espetáculo, nas quais muitos materiais são manuseados, observados, até construídos pelos alunos, sem que haja a compreensão do que está sendo feito, nem clareza dos objetivos daquela atividade. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os recursos didáticos.
I. Se existe uma grande verdade sobre os recursos didáticos é a afirmação de que estes não podem ser vistos como “muleta” para substituir o despreparo do professor.
II. Os instrumentos didáticos sempre devem ser pensados e adequados à série (ano) e conteúdo que será trabalhado.
III. Os materiais didáticos devem ser utilizados quando o professor não planeja a sua aula, dessa forma, os recursos serão autossuficientes para a aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
	C
	I e II apenas.
As afirmativas I e II estão corretas, pois é preciso fugir das aulas espetáculo, nas quais muitos materiais são manuseados, observados, até construídos pelos alunos, sem que haja a compreensão do que estão fazendo, nem clareza dos objetivos daquela atividade. Isso acontece quando o professor não planeja a sua aula, dessa forma, os recursos servirão como autossuficientes para a aprendizagem. Se existe uma grande verdade sobre os recursos didáticos é a afirmação de que estes não podem ser vistos como “muleta” para substituir o despreparo do professor. Esses instrumentos didáticos sempre devem ser pensados e adequados à série e conteúdo que será trabalhado. (p. 141 e 142).
Pergunta:
“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
	D
	V – F – V – V
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 149).
Pergunta:
“A geografia, em especial o estudo da natureza, é muito rico em possibilidade de estimular a criatividade do aluno. Isto porque a Geografia busca a compreensão da dinâmica da natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 66.
O conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente artificialização do meio – consequência da globalização. A chamada primeira natureza (natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: quem produziu e/ou organizou a segunda natureza?
	B
	O homem.
A afirmativa “B” está correta, pois o conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente artificialização do meio – consequência da globalização. A chamada primeira natureza (natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza, aquela produzida e/ou organizada pelo homem. (p. 98).
Pergunta:
“A Aula em Campo é uma aula que não tem como ser separada da sensação de lazer e ansiedade, de angústias e novidades, porém, é aula, e por isso os docentes e discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em ‘campo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da geografia escolar. Fortaleza: UFC, 2009. p. 155.
Uma das práticas mais corriqueiras das aulas de campo é justamente levar os alunos para dar uma volta nos arredores da escola em que estudam. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante e complicada. A partir desse contexto, como deve ser encaminhada a proposta de aula de campo?
De acordo com os conhecimentos adquiridos a partir do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado.
II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”.
III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência.
IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado.
Agora, marque a sequência correta:
	E
	F – V – V – V
É importante ressaltar que a aula de campo costumeiramente tem sido utilizada de maneira diametralmente oposta à sua concepção inicial. Em diversos casos pensamos a aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhada. A relação deve ser oposta. A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve vir a auxiliar e complementar o que já fora trabalhado. Então, ao se preparar uma aula de campo, o professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante porque o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que
estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência. (p. 150 e 151).
Pergunta:
“Constitui também função insubstituível de um professor ser um decodificador de símbolos, isto é, um profissional que interprete textos [...], traga para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 60.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o encaminhamento metodológico para um conteúdo e/ou unicidade de estudo deve contemplar três momentos. Quais são esses momentos?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Apresentar o conhecimento como necessário, pois faz parte do conteúdo programático.
II. ( ) A mobilização para o conhecimento.
III. ( ) A construção do conhecimento.
IV. ( ) Elaboração e expressão da síntese do conhecimento.
	C
	F – V – V – V
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois de acordo com Vasconcelos (1995) citado por Fantin (2010), o encaminhamento metodológico para um conteúdo e/ou unicidade de estudo deve contemplar três momentos: “a mobilização para o conhecimento; a construção do conhecimento e a elaboração e expressão da síntese do conhecimento”. (p. 138).
Pergunta:
“Como podem os professores se tornarem construtores de conhecimentos quando são reduzidos a executores de propostas e projetos de cuja elaboração não participaram e que são chamados apenas a implantar?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002>. Acesso em: 12 abr. 2016.
As questões levantadas no texto acima são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição “quadradinha” do que seja o currículo e trazendo para a mesa algumas questões para serem discutidas. Quais questões são essas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A observação dos aspectos visíveis do espaço geográfico.
II. ( ) Saberes acadêmicos que são transformados em saberes escolares.
III. ( ) Políticas educacionais, cultura e saberes acadêmicos.
IV. ( ) Formação dos profissionais que atuam na educação básica.
Agora, marque a sequência correta:
	E
	F – V – V – V
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, pois as questões levantadas por essa autora são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição “quadradinha” do que seja currículo e trazendo para a mesa de discussão algumas questões como: formação dos profissionais que atuam na educação básica, políticas educacionais, cultura, saberes acadêmicos que são transformados em saberes escolares.  Questões que, apesar de atuais pesquisas em educação, ainda estão longe de estar resolvidas. (p. 73).
Pergunta:
“Constitui também função insubstituível de um professor ser um decodificador de símbolos, isto é, um profissional que interprete textos [...], traga para o aluno as mensagens ocultas dos diferentes símbolos presentes nas múltiplas linguagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 60.
De acordo com trecho de texto dado e com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre os três momentos do encaminhamento metodológico para um conteúdo e/ou unicidade de estudo, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Apresentar o conhecimento como necessário, pois faz parte do conteúdo programático e o professor precisa repassar o conhecimento de alguma forma.
II. ( ) A mobilização para o conhecimento.
III. ( ) A construção do conhecimento.
IV. ( ) Elaboração e expressão da síntese do conhecimento. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	C
	F – V – V – V
A sequência correta é: F – V – V – V. As afirmativas II, III e IV são verdadeiras,  “[...] o encaminhamento metodológico para um conteúdo e/ou unicidade de estudo deve contemplar três momentos: ‘a mobilização para o conhecimento; a construção do conhecimento e a elaboração e expressão da síntese do conhecimento’” (livro-base, p. 138). A afirmativa I é falsa, pois a transmissão do conhecimento é proposta de maneira mecanizada.
Pergunta:
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a própria sociedade, as relações que influem no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 104. 
Considerando o trecho de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre o papel político do pensamento da geografia clássica desempenhado no Brasil nas primeiras décadas do século XX, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro.
II. ( ) Contribuir com a construção do nacionalismo patriótico.
III. ( ) Diminuir as paisagens de alguns lugares do território.
IV. ( ) Contribuir com a construção do colonialismo imperial. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta sequência correta:
	C
	V – V – F – F.
A sequência correta é: V – V – F – F. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois “[...] o pensamento da geografia clássica cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico” (livro-base, p. 44). As afirmativas III e IV são falsas, pois, no período em questão (que não correspondente ao colonialismo), a paisagem das localidades foi extremamente valorizada.
Pergunta:
“Nesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que enfrenta, nas relações que estabelece e, para tudo isso, do que realmente necessita para, com base nesses referenciais, e nessas necessidades, chegar-se à eleição dos temas a serem trabalhados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 43.
A compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção de algumas noções espaciais. Considerando o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as noções espaciais:
I. Posterioridade, altura e lateralização.
II. Noções de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social.
III. Lateralização, anterioridade e profundidade (perspectivas).
IV. Noções topológicas, euclidianas e projetivas.
São corretas as afirmativas:
	E
	III e IV apenas.
As afirmativas III e IV estão corretas, pois a compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção da noção de lateralização, anterioridade e profundidade (perspectivas), além das noções topológicas, euclidianas e projetivas. (p. 120).
Pergunta:
“Ora, o desenvolvimento pleno e a construção/aquisição de conhecimentos acontecem simultaneamente à conquista da autonomia, à cooperação e à inserção crítica da criança na sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002>. Acesso em: 12 abr. 2016.
Enquanto educadores e professores de geografia, não podemos, sozinhos, fazer com que a escola (instituição e materialidade) deixe de ser disciplinadora de mentes e corpos. A partir desse contexto, o que os professores podem fazer para mudar essa situação, segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia? Analise as afirmativas a seguir:
I. Verificar que a objetivação da prática pedagógica deve ser acompanhada do objeto simplista.
II. Discutir como a escola se torna disciplinadora de mentes e corpos.
III. Desvelar as relações sociais e políticas pressupostas pela escola.
IV. Desvelar as relações culturais e econômicas pressupostas pelo espaço escolar e fora dele.
São corretas as afirmativas:
	D
	II, III e IV apenas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois enquanto educadores e professores de geografia, não podemos, sozinhos, fazer com que a escola (instituição e materialidade) deixe de ser disciplinadora de mentes e corpos. Porém, podemos e devemos discutir como ela faz isso, desvelando as relações sociais, políticas, culturais e econômicas pressupostas pelo espaço escolar e fora dele. (p. 77).
Pergunta:
“A geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 33. 
Segundo a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre o conceito caracterizado por ignorar as lutas e resistências dos povos sem Estado, assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse conceito:
	A
	Conceito de território.
“O conceito de território desenvolvido [...] ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Enfim, o conceito de território tornou-se científico a partir de análises etnocêntricas, que desvalorizaram grupos étnicos-sociais não europeus” (livro-base, p. 40).
Pergunta:
“Para a leitura de um mundo, cada vez mais globalizado, é fundamental a compreensão dos mapas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 7.
Diante desse contexto, o que é mapa? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. (  ) É a representação do real.
II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica.
III. ( ) É a representação do território de forma experimental.
IV. ( ) É a passagem do tridimensional.
	D
	V – F – F – V
As alternativas I e IV estão corretas, pois mapa é a representação do real, é a passagem do tridimensional, de como vemos os objetos para o bidimensional, que é o espaço representado no plano. (p. 119).
Pergunta:
“A escolha metodológica – e de resto as outras decisões atinentes ao cotidiano do trabalho do docente – deve ser feita pelo professor, individual e coletivamente, de modo consciente e com autoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Ao utilizar um recurso metodológico, é importante ressaltar que ele não “faz mágica”, embora seja capaz de prender a atenção do aluno. Essa atenção é momentânea e sem frutos duradouros futuramente. É o professor que deve mobilizá-lo para o conhecimento. Além disso, cabe ainda ao educador realizar algumas ações. Quais são essas ações? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Deixar o processo de conhecimento pela metade para que o aluno, por si só, construa o seu próprio conhecimento.
II. ( ) Orientar a expressão da sua síntese do conhecimento do aluno.
III. ( ) Orientar a construção do conhecimento do aluno.
IV. ( ) O professor deve ter clara a sua participação como educador comprometido com a cidadania futura deste aluno.
Agora, marque a sequência correta:
	C
	F – V – V – V
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, pois o professor deve mobilizar o aluno para o conhecimento. Depois dessa mobilização, cabe ainda ao educador orientar a construção do conhecimento e a expressão da sua síntese. Diante disso, deve ter clara a sua participação como educador comprometido com a cidadania futura deste aluno. A afirmativa I é falsa, pois deixar o processo do conhecimento pela metade pode ser muito frustrante para o aluno. (p. 149)
Pergunta:
“Alfabetizar para a geografia significa possibilitar ao aluno que ele possa ler o espaço geográfico e, portanto, entendê-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NADAL, B. G. (Orgs.). Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. [S. l.]: Editora UEPG, [s. d.]. p.133.
Trabalhar com imagens (fotografias, slides, cartões postais etc.) é uma atividade interessante, mas que requer um planejamento cuidadoso, com objetivos claros e muitas pesquisas. Quais atividades são significativas para o aluno ler o espaço geográfico?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina através do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Mostrar aos alunos paisagens rurais e urbanas para que eles as diferenciem.
II. ( ) Mostrar aos alunos as paisagens rurais e urbanas e relacionar com a política, economia e cultura.
III. ( ) Mostrar aos alunos imagens do sertão, do cerrado e da floresta, para que percebam as discrepâncias.
IV. ( ) Mostrar aos alunos imagens do sertão, do cerrado e da floresta e investigar a dinâmica social que as constrói/destrói.
Agora, marque a sequência correta:
	D
	F – V – F – V
As afirmativas II e IV estão corretas, pois trabalhar com imagens (fotografias, slides, cartões postais etc.) é uma atividade interessante, mas que requer um planejamento cuidadoso, com objetivos claros e muitas pesquisas. É pouco produtivo, por exemplo, mostrar aos alunos paisagens rurais e urbanas para que eles as diferenciem, ou imagens do sertão, do cerrado e da floresta, para que percebam as discrepâncias. Isso não é o estudo do espaço geográfico, não os ajuda a ler o espaço. Porém, colocar essas as paisagens em relações políticas, econômicas e culturais, investigar a dinâmica social que as constrói/destrói é, sim, um belo encaminhamento metodológico. (p. 144 e 145).
Pergunta:
“Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 23.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, na escola, sobretudo no ensino fundamental, a geografia tem um objetivo geral. Assinale a alternativa que responde corretamente à seguinte questão: qual é esse objetivo?
	C
	Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
A alternativa “C” é a correta, pois o objetivo geral da geografia na escola, sobretudo no ensino fundamental, é alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico. Esse é o papel na educação e é o que garante sua identidade. (p. 23).
Pergunta:
“Na escola, a criança é estimulada a construir e ampliar suas possibilidades. Baseado na teoria de Piaget a respeito dos jogos simbólicos e construção de maquetes, levará o aluno a defrontar com diferentes conteúdos relacionados à proporcionalidade de objetos, escalas qualitativas e quantitativas, noções de perspectiva e situação problema”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. Geografia, Ensino, Ambiente na Baixada Santista. Santos: Agbooks, 2012. p. 23.
Para que o professor possa planejar uma aula em que se pretenda construir maquetes com os alunos, ele deverá refletir sobre algumas questões. Quais são essas questões? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Como a construção de maquetes pode contribuir para uma alfabetização cartográfica dos meus alunos?
II. ( ) Construir maquetes facilita a leitura do espaço geográfico em sua complexidade?
III. ( ) Como é possível realizar a construção de uma maquete que por si só explique a dinâmica social do espaço geográfico?
IV. ( ) Como é possível explorar a maquete enquanto recurso didático durante e depois de sua construção?
Agora, marque a sequência correta:
	B
	V – V – F – V
Pergunta:
“A geografia clássica [...] teve grande importância porque atendeu aos desafios que a burguesia, como classe dominante, encontrou na sua luta pela exploração dos recursos e dos homens na superfície da Terra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 106.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, houve um período que delimitou a geografia clássica baseado em vantajosas trocas comerciais entre a metrópole e suas colônias, leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: qual período é esse?
	E
	Imperialismo.
A alternativa correta é a letra “E”, pois o período que delimitou a geografia clássica era o imperialismo baseado em vantajosas trocas comerciais entre a metrópole e suas colônias. (p. 37).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais