Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios II de Geografia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto a seguir: “Para a leitura de um mundo, cada vez mais globalizado, é fundamental a compreensão dos mapas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 7.
Diante desse contexto, o que é mapa? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) É a representação do real. II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica. III. ( ) É a representação do território de forma experimental. IV. ( ) É a passagem do tridimensional. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) É a representação do real.
II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica.
III. ( ) É a representação do território de forma experimental.
IV. ( ) É a passagem do tridimensional.
A V – V – F – F
B V – F – V – V
C F – F – V – V
D V – F – F – V
E F – V – V – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo. III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos. IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
A V – V – F – F
B V – V – F – V
C F – F – V – V
D V – F – V – V
E V – F – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “A geografia, em especial o estudo da natureza, é muito rico em possibilidade de estimular a criatividade do aluno. Isto porque a Geografia busca a compreensão da dinâmica da natureza”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 66.
O conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente artificialização do meio – consequência da globalização. A chamada primeira natureza (natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: quem produziu e/ou organizou a segunda natureza?
A A ciência.
B O homem.
C A indústria.
D O mercado.
E O capital.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101.
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade o enfoque clássico apresentava:
A Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
B A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
C O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
D A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
E Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).

Leia o fragmento de texto a seguir: “O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon. II. ( ) Sigmund Freud. III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski. IV. ( ) Lev Vigotski.
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C F – F – V – V
D V – V – F – F
E F – V – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 23.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre o objetivo geral da geografia no ensino escolar, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A Problematizar a realidade sem necessariamente alfabetizar.
B Alfabetizar o aluno.
C Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
D Incentivar o aluno a atuar no mundo complexo sem necessariamente alfabetizar.
E Reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico sem interpretá-las.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A Aula em Campo é uma aula que não tem como ser separada da sensação de lazer e ansiedade, de angústias e novidades, porém, é aula, e por isso os docentes e discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em ‘campo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da geografia escolar. Fortaleza: UFC, 2009. p. 155.
Uma das práticas mais corriqueiras das aulas de campo é justamente levar os alunos para dar uma volta nos arredores da escola em que estudam. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante e complicada. A partir desse contexto, como deve ser encaminhada a proposta de aula de campo? De acordo com os conhecimentos adquiridos a partir do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado. II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”. III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência. IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado.
II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”.
III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência.
IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado.
A V – F – V – V
B V – F – V – F
C F – F – V – V
D F – V – F – V
E F – V – V – V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto a seguir: “Para a leitura de um mundo, cada vez mais globalizado, é fundamental a compreensão dos mapas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 7.
Diante desse contexto, o que é mapa? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) É a representação do real. II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica. III. ( ) É a representação do território de forma experimental. IV. ( ) É a passagem do tridimensional. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) É a representação do real.
II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica.
III. ( ) É a representação do território de forma experimental.
IV. ( ) É a passagem do tridimensional.
A V – V – F – F
B V – F – V – V
C F – F – V – V
D V – F – F – V
E F – V – V – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo. III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos. IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
A V – V – F – F
B V – V – F – V
C F – F – V – V
D V – F – V – V
E V – F – F – V

Leia o fragmento de texto a seguir: “A geografia, em especial o estudo da natureza, é muito rico em possibilidade de estimular a criatividade do aluno. Isto porque a Geografia busca a compreensão da dinâmica da natureza”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 66.
O conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente artificialização do meio – consequência da globalização. A chamada primeira natureza (natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: quem produziu e/ou organizou a segunda natureza?
A A ciência.
B O homem.
C A indústria.
D O mercado.
E O capital.

Leia o fragmento de texto a seguir: “O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101.
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade o enfoque clássico apresentava:
A Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
B A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
C O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
D A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
E Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).

Leia o fragmento de texto a seguir: “O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon. II. ( ) Sigmund Freud. III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski. IV. ( ) Lev Vigotski.
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
A V – F – V – F
B V – F – F – V
C F – F – V – V
D V – V – F – F
E F – V – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 23.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre o objetivo geral da geografia no ensino escolar, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A Problematizar a realidade sem necessariamente alfabetizar.
B Alfabetizar o aluno.
C Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
D Incentivar o aluno a atuar no mundo complexo sem necessariamente alfabetizar.
E Reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico sem interpretá-las.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A Aula em Campo é uma aula que não tem como ser separada da sensação de lazer e ansiedade, de angústias e novidades, porém, é aula, e por isso os docentes e discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em ‘campo’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da geografia escolar. Fortaleza: UFC, 2009. p. 155.
Uma das práticas mais corriqueiras das aulas de campo é justamente levar os alunos para dar uma volta nos arredores da escola em que estudam. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante e complicada. A partir desse contexto, como deve ser encaminhada a proposta de aula de campo? De acordo com os conhecimentos adquiridos a partir do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado. II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”. III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência. IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado. Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhado.
II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”.
III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência.
IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado.
A V – F – V – V
B V – F – V – F
C F – F – V – V
D F – V – F – V
E F – V – V – V

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“Para a leitura de um mundo, cada vez mais globalizado, é fundamental a compreensão 
dos mapas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização 
espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 7. 
 
Diante desse contexto, o que é mapa? De acordo com os conhecimentos adquiridos no 
decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas 
verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) É a representação do real. 
II. ( ) É o espaço representado de forma lúdica. 
III. ( ) É a representação do território de forma experimental. 
IV. ( ) É a passagem do tridimensional. 
Agora, marque a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A V – V – F – F 
 
B V – F – V – V 
 
C F – F – V – V 
 
D V – F – F – V 
Você acertou! 
As alternativas I e IV estão corretas, pois mapa é a representação do real, é a passagem do tridimensional, de como vemos os objetos para o bidimensional, que é o espaço representado 
no plano. (p. 119). 
 
E F – V – V – V 
 
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste 
texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho 
deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida 
urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59. 
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática 
comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome 
alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com os conhecimentos 
adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para 
as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade 
das imagens. 
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso 
metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde 
não será preciso contextualizar o conteúdo. 
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem 
preconceitos. 
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais 
conceitos e visões serão passadas aos alunos. 
Agora, marque a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A V – V – F – F 
 
B V – V – F – V 
 
C F – F – V – V 
 
D V – F – V – V 
Você acertou! 
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É 
preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem 
arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 
149). 
 
E V – F – F – V 
 
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A geografia, em especial o estudo da natureza, é muito rico em possibilidade de 
estimular a criatividade do aluno. Isto porque a Geografia busca a compreensão da 
dinâmica da natureza”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: 
EDIPUCRS, 2007. p. 66. 
O conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente 
artificialização do meio – consequência da globalização. A chamada primeira natureza 
(natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza. Leia as 
afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: quem 
produziu e/ou organizou a segunda natureza? 
Nota: 10.0 
 
A A ciência. 
 
B O homem. 
Você acertou! 
A afirmativa “B” está correta, pois o conceito de natureza vem ganhando um novo significado em função da crescente artificialização do meio – consequência da globalização. A 
chamada primeira natureza (natural) está, cada vez mais, cedendo lugar para a segunda natureza, aquela produzida e/ou organizada pelo homem. (p. 98). 
 
C A indústria. 
 
D O mercado. 
 
E O capital. 
 
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das 
mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 
101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização 
davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e 
de sociedade o enfoque clássico apresentava: 
Nota: 10.0 
 
A Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal. 
 
B A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do 
atual espaço geográfico. 
 
C O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a 
outra. 
 
D A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos. 
 
E Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia). 
Você acertou! 
A afirmativa “E” está correta, pois nos livros didáticos com enfoque clássico, os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, 
relevo e hidrografia). Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes, 
ainda eles já estivessem completamente modificados. O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros. No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas 
características étnicas e quantitativas. As demais alternativas são de enfoque crítico. (p. 54 e 55) 
 
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Atividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em 
todas as idades”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2003. In: 
FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 120. 
 
Paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação 
deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio de 
diferentes instrumentos. Quais seriam esses instrumentos segundo o livro-base 
Metodologia do Ensino de Geografia? De acordo com os conhecimentos adquiridos 
no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as 
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Globo e mapas oficiais. 
II. ( ) Realização da representação de espaços, como, por exemplo, a distância entre os 
continentes. 
III. ( ) Realização da representação de espaços vividos pela criança, como, por exemplo, 
o trajeto/caminho que a criança faz da sua casa até a escola. 
IV. ( ) Maquetes e plantas da sala de aula. 
Agora, marquea sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A V – F – V – V 
Você acertou! 
A alternativa “A” está correta, pois, paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço 
geográfico por meio de diferentes instrumentos como o globo, mapas oficiais e, principalmente, a realização da representação de espaços vividos pela criança, como a sala de aula, 
trajeto/caminho que a criança faz no interior da escola ou mesmo da sua casa até a escola. A sugestão de atividade referente à maquete e à planta da sala de aula é um dos principais 
exemplos a serem abordados pelo professor. (p. 120 e 121) 
 
B V – F – V – F 
 
C F – V – V – V 
 
D V – V – F – V 
 
E F – F – V – V 
 
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico 
na sua concretude, nas suas contradições”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, 
[s. d.]. p. 20. 
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental 
é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser 
usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições 
teóricas? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise 
as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as 
afirmativas falsas: 
 
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon. 
II. ( ) Sigmund Freud. 
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski. 
IV. ( ) Lev Vigotski. 
Nota: 10.0 
 
A V – F – V – F 
 
B V – F – F – V 
Você acertou! 
As afirmativas I e IV estão corretas, pois a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal e duas posições 
teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção: uma posição é defendida por Jean Piaget e Henri Wallon e a outra posição é defendida por Lev Vigotski. (p. 
75) 
 
C F – F – V – V 
 
D V – V – F – F 
 
E F – V – V – F 
 
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a 
possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria 
e no dinheiro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: 
Annablume, 2004. p. 23. 
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do 
Ensino de Geografia sobre o objetivo geral da geografia no ensino escolar, assinale a 
alternativa que apresenta a resposta correta: 
 
Nota: 10.0 
 
A Problematizar a realidade sem necessariamente alfabetizar. 
 
B Alfabetizar o aluno. 
 
C Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico. 
Você acertou! 
“[...] [O] objetivo geral da geografia [na escola, sobretudo no ensino fundamental,] é alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico. Esse é o seu papel na educação e é o que 
garante sua identidade” (livro-base, p. 23). 
 
D Incentivar o aluno a atuar no mundo complexo sem necessariamente alfabetizar. 
 
E Reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico sem interpretá-las. 
 
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 
“A Aula em Campo é uma aula que não tem como ser separada da sensação de lazer 
e ansiedade, de angústias e novidades, porém, é aula, e por isso os docentes e 
discentes devem se preocupar com o objetivo de estar em ‘campo’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da geografia escolar. Fortaleza: UFC, 2009. p. 155. 
Uma das práticas mais corriqueiras das aulas de campo é justamente levar os alunos 
para dar uma volta nos arredores da escola em que estudam. Essa prática pode ser ao 
mesmo tempo interessante e complicada. A partir desse contexto, como deve ser 
encaminhada a proposta de aula de campo? 
De acordo com os conhecimentos adquiridos a partir do livro-base Metodologia do 
Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas 
verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. ( ) Primeiro deve-se pensar na aula de campo para posteriormente pensar o conteúdo 
a ser nela trabalhado. 
II. ( ) O professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, 
“Como investigar?”, “Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta 
atividade?”. 
III. ( ) Na aula de campo o aluno tende a reconhecer diversos elementos alheios ao 
ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à 
sua vivência. 
IV. ( ) A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo 
deve auxiliar e complementar o que já fora trabalhado. 
Agora, marque a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A V – F – V – V 
 
B V – F – V – F 
 
C F – F – V – V 
 
D F – V – F – V 
 
E F – V – V – V 
Você acertou! 
É importante ressaltar que a aula de campo costumeiramente tem sido utilizada de maneira diametralmente oposta à sua concepção inicial. Em diversos casos pensamos a aula de campo 
para posteriormente pensar o conteúdo a ser nela trabalhada. A relação deve ser oposta. A aula de campo, enquanto prática, diferenciada de transmissão do conteúdo deve vir a auxiliar e 
complementar o que já fora trabalhado. Então, ao se preparar uma aula de campo, o professor deverá ter em mente algumas perguntas como: “O que investigar?”, “Como investigar?”, 
“Como orientar a elaboração e a expressão da síntese no final desta atividade?”. Essa prática pode ser ao mesmo tempo interessante porque o aluno tende a reconhecer diversos elementos 
alheios ao ambiente escolar, uma vez que estes mesmos elementos são cotidianos e próximos à sua vivência. (p. 150 e 151). 
 
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“A geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e 
em geral elas possuem representações sobre tais conceitos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, 
[s. d.]. p. 33. 
Segundo a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de 
Geografia sobre o conceito caracterizado por ignorar as lutas e resistências dos povos 
sem Estado, assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse conceito: 
Nota: 10.0 
 
A Conceito de território. 
Você acertou! 
“O conceito de território desenvolvido [...] ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida 
não capitalista. Enfim, o conceito de território tornou-se científico a partir de análises etnocêntricas, que desvalorizaram grupos étnicos-sociais não europeus” (livro-base, p. 40). 
 
B Conceito de natureza. 
 
C Conceito de espaço. 
 
D Conceito de sociedade. 
 
E Conceito de lugar. 
 
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Nesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que 
enfrenta, nas relações que estabelece e, para tudo isso, do que realmente necessita 
para, com base nesses referenciais, e nessas necessidades, chegar-se à eleição dos 
temas a serem trabalhados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e 
competências no dia a dia. Campinas, SP: Papirus,2001. p. 43. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Geografia sobre as 
noções espaciais envolvidas na representação do espaço, analise as afirmativas a 
seguir: 
I. Noção de perspectiva, isto é, posterioridade, lateralização e profundidade. 
II. Noções de desenvolver competências que instrumentalizem o aluno a refletir sobre 
si mesmo, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social. 
III. Noção de perspectiva, isto é, lateralização, anterioridade e profundidade. 
IV. Noções topológicas, euclidianas e projetivas. 
São corretas apenas as afirmativas: 
Nota: 10.0 
 
A II e III apenas. 
 
B I e IV apenas. 
 
C I e III apenas. 
 
D II e IV apenas. 
 
E III e IV apenas. 
Você acertou! 
As afirmativas III e IV estão corretas, pois a compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção da noção de lateralização, 
anterioridade e profundidade (perspectivas), além das noções topológicas, euclidianas e projetivas. (p. 120).

Mais conteúdos dessa disciplina