A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Estudo dirigido 3 - Virus

Pré-visualização | Página 2 de 2

o RNA faz a síntese no citoplasma.
4. Síntese: compreende a produção de cópias do genoma viral. Para que isso ocorra, há formação de proteínas estruturais e não estruturais a partir dos processos de transcrição e tradução, utilizando um mRNA viral. Em certos tipos de vírus, o próprio genoma corresponde ao mRNA; em outros, o mRNA deve ser primeiramente transcrito a partir do genoma de DNA ou RNA e, então, é replicado.
5. Maturação: formação de novas partículas virais. Nesta etapa ocorre a montagem dos capsídeos e dos componentes de membrana, no caso dos vírus envelopados, e empacotamento do genoma viral em novos vírions.
6. Liberação: liberação de vírions maduros pela célula. A liberação pode ocorrer por lise celular ou brotamento. Na lise celular (ciclo lítico), a quantidade de vírus produzida no interior da célula é tão grande que a célula se rompe, liberando novas partículas virais que vão entrar em outras células – liberação comum aos vírus não envelopados. No brotamento, os nucleocapsídeos migram para a face interna da membrana celular e saem, levando parte da membrana – comum aos vírus envelopados.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.