Buscar

fundamentação teorica saúde mental das mães

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O estado emocional, psicológico e o bem-estar estão diretamente relacionados com a saúde mental, deste modo, se um dos for afetado a saúde mental estará comprometida (STEEN, 2019). A vida de uma mulher é constituída por diversas fases, uma das, é a maternidade. A partir da gravidez, já acontecem mudanças drásticas na rotina da futura figura materna, principalmente se for a primeira gestação, que traz o despertar de fantasias e expectativas. Portanto, é possível que logo após o nascimento do bebê haja decepções, pois ocorre um distanciamento entre o filho fantasiado e o real (SMEHA; CEZAR, 2009). 
Estudos indicam que o bem-estar das mães é fundamental para o desenvolvimento infantil. Vários indicadores vêm sendo utilizados para avaliar o bem estar emocional das mesmas. Embora, dois indicadores têm recebido uma atenção especial: a depressão e o estresse de sobrecarga de tempo. O estresse de sobrecarga de tempo se manifesta pelo sentimento de sobrecarga, pela sensação de que a quantidade de atividades realizadas é maior do que o tempo disponível para conclui-las. Pessoas que vivem este estresse, normalmente diminui as horas de sono, e sentem-se aprisionadas pela rotina (PAES; RIBAS; VALENTE, 2006).
Requer consideráveis recursos sociais, financeiros e de saúde para criar filhos pequenos, e se forem escassos, certamente ocorrerá estresse psicológico. Evidências mostram que o baixo nível socioeconômico e a falta de suporte social, estão diretamente associados a problemas de saúde mental materna (MISTRY et al, 2007).
A depressão é um quadro que afeta toda a rede de relacionamentos dos indivíduos que a tem. É compreensível que relatos de mães sobre esse aspecto fornece uma importante informação sobre o seu bem estar emocional. Para a saúde mental das mães ser conservada depende de um conjunto de fatores. Baixa escolaridade, trabalho instável, pressão econômica ou perda financeira são vistos como fatores que impactam na qualidade do bem estar das mães. (PAES; RIBAS; VALENTE, 2006).
Esses estressores são vistos como mediadores entre o status socioeconômico e a saúde mental dos pais, ou seja, o baixo nível socioeconômico faz com que aumente a probabilidade desses estressores, o que influencia diretamente a saúde mental dos pais. Conclui-se que a presença de estressores financeiros, individuais sociais e de cuidados de saúde aos pais aumentaria o risco de problemas de saúde mental materna, e que o aumento da quantidade de estressores resultaria em maior probabilidade danos a saúde mental (MISTRY et al, 2007).
 A rede de apoio social é um outro aspecto que também é frequentemente relacionado ao bem estar de mães e pais. A rede de apoio social é definida como pessoas ou instituições que dão suporte aos pais, podendo ser emocional, instrumental ou material, conselhos e informações sobre educação e cuidado. A de rede de apoio, colaboraria para uma boa saúde mental, diminuindo a sobrecarga, estresse, oferecendo suporte psicológico e material, encorajando-os a exercer o papel de maternidade/paternidade (PAES; RIBAS; VALENTE, 2006).
Referências
STEEN, Mary; FRANCISCO, Adriana Amorim. Bem-estar e saúde mental materna. Acta paul. enferm. , São Paulo, v. 32, n. 4, pág. III-IVI, agosto de 2019.
SMEHA, Luciane Najar; CEZAR, Pâmela Kurtz. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicol. estud., Maringá, v. 16, n. 1, p. 43-50, Mar.  2011.
  
Ribas AFP, Ribas Jr RdC, Valente AA. Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum 2006;16(3):28-38.
 
MISTRY, Ritesh et al. Parenting-related stressors and self-reported mental health of mothers with young children. American Journal of Public Health. Vol 97, No. 7, July 2007.

Outros materiais