Buscar

estudo de caso - Cidadania na Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cidadania na Escola
1. Analisando o cenário mundial, pesquise dois exemplos de projetos voltados à formação da cidadania, que tenham alguma articulação com o espaço escolar e cite de forma sucinta, os nomes dos países nos quais eles foram desenvolvidos, os nomes dos projetos e registre uma contribuição para a construção da cidadania. 
2. Observando o contexto brasileiro, pesquise por um projeto voltado para a construção da cidadania que tenha sido proposto pelo seu Estado. Com suas palavras, registre o nome do projeto, público-alvo e como ele foi desenvolvido. 
3. Agora com relação a realidade onde você vive. De que forma a escola pode incentivar os estudantes a desenvolver o senso de responsabilidade pelas questões sociais e a serem mais participativos nas cidades, na sua comunidade? Descreva uma proposta que apresente iniciativas de como a escola pode tornar as crianças e jovens mais participativos dentro da comunidade onde moram.
A eco escola é o maior programa global de escolas sustentáveis que se inicia nas salas de aula e se alastra para toda a comunidade, envolvendo assim as próximas gerações em aprendizado baseado em ações. Fontes confiáveis afirmam que este Programa está presente em 67 países, sendo o fator principal produzir gerações de pessoas ambientalmente conscientes e sustentáveis que passarão este conceito para as próximas gerações. Outro programa muito conhecido é o desenvolvido no Japão, em que se trabalha sobre a horta na escola, tendo como objetivos o saber cultivar, a origem dos alimentos e os cuidados necessários para que estes alimentos cheguem até a mesa dos consumidores. Assim, os alunos presenciam o cultivo do alimento desde sua plantação até sua colheita, e se depara com as dificuldades e necessidades que cada planta ou alimento precisa para crescer saudável e da forma ecologicamente correta. O aluno aprende desde então a importância do cuidado que se deve ter com o cultivo de qualquer espécie de planta, e assim, passa a dar mais valor ao alimento que chega em casa, já limpo, pronto para servir.O projeto Escola Viva e Comunidade Ativa, são destinados aos alunos do ensino médio público em Minas Gerais e está voltado para o apoio às comunidades escolares localizadas em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social. Neste projeto são realizadas atividades viabilizadores da ampliação da cidadania, através de programas culturais, artísticos, esportivos, visa-se a interação dos alunos, professores, pais e moradores, estabelecendo-se assim, relações de maior proximidade e o compartilhamento de experiências. Um dos problemas da humanidade é a questão da destinação do Lixo. Uma proposta seria o incentivo nas escolas para a reciclagem, coleta correta dos lixos, incentivando os alunos a procurarem os significados e valores daqueles gestos. As escolas são responsáveis não apenas por alfabetizar seus alunos, mas são responsáveis por EDUCAR seus alunos, de maneira que os alunos possam aprender de diversas maneiras (através de vídeos, cartazes, aulas expositivas) os problemas que acontecem na sua comunidade e o que pode ser feito para amenizar estes problemas.

Outros materiais