Buscar

didática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professora: Adna Salomão 
Aluna: Aline Moraes de Moraes
Curso: psicopedagogia institucional e clínica turma: 64
A didática é importante, pois oferece formas de comportamento a serem adotadas no processo de ensino, ou seja, ela oferece formas variadas de ensinar e compreender a construção do ensino aprendizagem, com a utilização de diversas metodologias no decorrer do ensino. Não é essencial apenas o conhecimento do educador em relação ao conteúdo ministrado, mas que ele goste de ensinar e que construa juntos com os educandos o conhecimento, de maneira objetiva.
A didática de cada educador é variada, tendo em vista que cada turma e cada indivíduo exigirão práticas diferenciadas. A escola deve continuar investindo na ajuda aos alunos a se tornarem críticos , a se engajarem na luta pela justiça social, a situarem-se competente e criticamente no sistema produtivo.
O planejamento é um processo que exige sistematização, organização, decisão e previsão e ele está inserido em vários setores da vida: faz-se planejamento urbano, econômico, familiar, habitacional e educacional.
· Planejamento educacional: compreende o processo contínuo que se preocupa com a educação de modo geral, a fim de atender as necessidades individuais e coletivas dos membros da sociedade, estabelecendo o caminho adequado através de ações pensadas e estratégicas atribuídas para alcançar objetivos.
· Planejamento escolar: é o planejamento global e sistemática de toda a ação a ser desencadeada pela escola, em consonância com os objetivos educacionais, tendo por foco o aluno. Ele exige do professor constante busca e atualização.
· Planejamento de ensino: envolve a previsão de resultados desejáveis, assim também os meios necessários para alcança-los a responsabilidade do educador é imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento( TURRA et al, 1995, p. 18-19). O planejamento de ensino é o que vai nortear o trabalho do professor. Uma previsão bem feita do que será realizado em classe, melhora muito o aprendizado dos alunos e aperfeiçoa a prática pedagógica do professor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais