Buscar

Questões sobre Pele e Unhas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividades
1- A inflamação aguda é caracterizada por alterações vasculares e pode ser classificada de acordo com o exsudado encontrado no local e suas características clínicas. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta referente a classificação da inflamação.
Ocultar opções de resposta 
R: Na inflamação fibrinosa o exsudato se incorpora ao tecido após a regeneração
2-As calosidades são formadas pelo aumento da produção de queratina devido à fricção excessiva e pressão em determinadas áreas dos pés, causando dor e desconforto. Existem diversos tipos de calos e calosidades, tendo como base seu agente etiológico e localização do espessamento. Sendo assim, uma calosidade que está diretamente ligada ao uso de sapatos fechados, em que os dedos acometidos podem apresentar curvaturas, é uma calosidade do tipo:
R:Digital
3-O resultado de um processo cicatricial normalmente será uma cicatriz. Entretanto, depende de alguns aspectos como nutrição, extensão da lesão e quantidade de tecido perdido. Portanto, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao tipo de cicatriz que apresenta como característica a necessidade de desbridamento e suturas ou enxertos.
R: Cicatriz de terceira intenção
4-A Coiloníquia é uma das patologias ungueais que podem ser identificadas e tratadas pelo profissional podólogo, em sua atividade profissional. Apresenta, além das alterações anatômicas na lâmina ungueal, relação com doenças preexistentes, como anemia ferropriva, desnutrição e câncer gastrointestinal. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, à manifestação clínica da coiloníquia.
R; Inversão da curvatura da placa ungueal, que adquire aspecto côncavo.
5-Os pelos são estruturas compactadas e queratinizadas que têm origem no folículo piloso e crescem individualmente, sem possuir relação com o ciclo de crescimento de outro pelo. Sua anatomia é também diferenciada e possui uma configuração específica. Sendo assim, de acordo com a anatomia e configuração do pelo, assinale a alternativa incorreta.
R; A camada mais externa é chamada de córtex
6-A derme é a camada mais profunda do sistema tegumentar. Nela encontramos diversas organelas e os chamados anexos cutâneos, cada um com sua função dentro do nosso organismo. Sendo assim, com relação às organelas e anexos cutâneos encontrados na derme, assinale a alternativa incorreta.
R; Os melanócitos são encontrados na derme reticular
7-Paciente feminino, 23 anos, chega à clínica médica para avaliação de um problema que lhe causa muito constrangimento. Ao averiguar, o médico observa a sudorese excessiva nas regiões plantares e palmares. Sendo assim, baseado em tais achados, assinale a alternativa que melhor se enquadra na descrição da patologia.
R; Hiperhidrose
8- A cicatrização é o processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo e pode ocorrer de maneiras diferentes, conforme for o ferimento. Sendo assim, com relação aos tipos e processos cicatriciais, assinale a alternativa incorreta.
9-Ao estudar sobre as alterações do aparelho ungueal, o aluno Roberto encontra a seguinte frase em seu livro texto: “É um acometimento da unha em que há uma invasão da placa ungueal no tecido subungueal, causando trauma e inflamação desse tecido. É uma condição que gera dor, inchaço e comumente há infecção por patógenos oportunistas se não tratada.” Claramente a definição está se referindo à:
R; Onicocriptose
10-A epiderme é a camada mais superficial do sistema tegumentar e está subdividida em cinco camadas: lúcida, espinhosa, basal, córnea e granulosa. Cada camada apresenta queratinócitos em diferentes estágios celulares e, portanto, cada uma possui características distintas. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta com relação às características das camadas da epiderme.
R; A camada lúcida está presente, principalmente, nas regiões dos joelhos e cotovelos
1-O Sistema tegumentar é composto pelas camadas da epiderme e derme, anexos cutâneos, organelas e células específicas da pele. Dentre tais células, algumas estão presentes somente na epiderme e, outras, apenas na derme. Sendo assim, de acordo com seus conhecimentos sobre as células que fazem parte das camadas da pele, assinale a alternativa incorreta.
R; Neutrófilos
2-A pele é um dos órgãos de maior importância para o corpo humano devido suas variadas funções e características diferenciadas. Sendo assim, com base em seus conhecimentos sobre a constituição da pele, assinale a alternativa incorreta:
R; O tecido adiposo subcutâneo faz parte diretamente da pele
3-As alterações no leito ungueal podem estar ligadas a fatores diversos, como, por exemplo, traumas mecânicos constantes e enfermidades. É o caso da anoníquia cuja a característica é a ausência da placa ungueal. Com isso, levando em consideração as causas e características da anoníquia, assinale a alternativa incorreta.
R; Baixa imunidade
4-Entre os vários tipos de manifestação clínica da psoríase, um deles possui como característica a presença de fortes dores nas articulações, sendo mais comum nos dedos dos pés e mãos, podendo causar rigidez progressiva e deformidades permanentes. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao nome desse tipo de psoríase.
R; Psoríase artropática.
5-As alterações no leito ungueal podem estar ligadas a fatores diversos, como, por exemplo cromoníquias. Sendo assim, com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde corretamente a um exemplo de cromoníquia. 
R; Leuconíquia
6-A cicatrização é o processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo e pode ocorrer de maneiras diferentes, conforme for o ferimento. Sendo assim, com relação aos tipos e processos cicatriciais, assinale a alternativa incorreta.
R; A cicatrização primária normalmente apresenta hematomas
7-Quando o corpo humano sofre alguma lesão, o organismo inicia uma resposta inflamatória com a intenção de eliminar o agente nocivo e promover a limpeza do local da lesão. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, às células que possuem como função a limpeza do local lesionado.
R; Leucócitos
8-O Poxvírus são vírus do tipo DNA e uma das famílias responsáveis pelas dermatoviroses. Apresenta quatro gêneros distintos. Não é um deles:
R; Xienpoxvirus

Outros materiais