Buscar

AOL2 curriculos,programas e projetos pedagogicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

10/10
· Pergunta 1
· /1
· No século XX, as características dos trabalhadores foram determinadas pela Revolução Industrial. Durante a primeira metade desse século, as ideias tayloristas foram o centro das discussões sobre o trabalho e a mecanização do homem na esfera industrial. Atualmente, o profissional, para ser bem-sucedido, precisa ter seu lado relacional e comportamental bem trabalhado e desenvolvido, de forma que possa trabalhar com facilidade em equipe, opinar, sugerir e questionar. Esse profissional deve ter como principais qualidades a iniciativa, a proatividade e a capacidade de criar e inovar, mesmo em pequenas e cotidianas ações. Porém, nem sempre foi assim.
 Fonte: Coleção INOVA- Elaboração de projetos inovadores da educação profissional.2008, FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná disponível em: www.fiepr.org.br/colecaoinova
Essa afirmação retrata:
A adequação do ensino para atender as qualificações profissionais determinadas em cada época.
Pergunta 2
/1
Leia com atenção:
Vai ela [a criança] para a escola. E que sucede? Diversos estudos dividem e fracionam o seu mundo. A geografia seleciona, abstrai e analisa uma série de fatos, de ponto de vista particular. A aritmética é outra divisão; outro departamento a gramática e, assim, indefinidamente.” (DEWEY, 1959, p. 52)
O Taylorismo influenciou a fragmentação do trabalho industrial, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.
O sistema taylorista valorizava a produção considerando:
Que o trabalhador deveria ser preparado pela escola para um serviço mecânico e repetitivo.
Pergunta 3
/1
“A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direciona, a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Pretende a BNCC, com isso, estabelecer que os estudantes:
Possam ter uma educação integral e que avancem em seu desenvolvimento, admitindo-se que haja participação e impulsionando a aceitação de diversas culturas e costumes.
Pergunta 4
/1
Considerando que, atualmente, os cursos à distância estão sendo difundidos amplamente no Brasil e no mundo, Moran afirma: “Na educação a distância encontramos hoje inúmeras possibilidades de combinar soluções pedagógicas adaptadas a cada tipo de aluno, às peculiaridades da organização, às necessidades de cada momento” (MORAN, 2005). Tendo relevância sua afirmação e considerando as informações estudas, reflexões contribuem para entendermos que:
A educação profissional pode ser desenvolvida através da modalidade EAD, mas recomenda-se que haja encontros presenciais que desenvolvam o lado prático da aprendizagem.
Pergunta 5
/1
“A ideia central da Base Nacional Comum Curricular é estabelecer com clareza os conteúdos e habilidades que os alunos de todas as escolas deverão desenvolver, independentemente da localização dessa escola”.
Fonte: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/noticias/base-nacional-comum-curricular-e-diferente-de-curriculo-afirmam-especialistas
Considerando essa afirmação e mais as informações da unidade um podemos afirmar que:
A BNCC não é o currículo escolar, pois o último vem permeado das adequações ao meio em que será inserido.
Pergunta 6
/1
Considere as informações abaixo para escolher uma das opções apresentadas ao final.
1- “[...]. Um modelo de ensino segmentado e centrado em disciplinas tem o poder de efetivamente silenciar ou marginalizar modelos alternativos”. (GOODSON, 2008, p. 31).
2- “O currículo, mais que um conjunto de “competências que devem ser formadas”, constitui-se de experiências significativa, nas quais se constrói o fazer-pedagógico, em um contexto sócio histórico dado, que se organiza de diversos modos para aproximar-se a intenção formativa do “modelo profissional” de cada agência formadora como espaço de inovação pedagógica. (RAMALHO; NUÑÊS; GAUTHIER, 2004, p. 136)
Escolha a opção correta trazendo o que essas citações têm em comum.
A Importância de se construir um currículo significativo para o estudante e que os permita romper com as formas tradicionais de ensino e aprendizagem.
Pergunta 7
/1
Segundo Ruiz (1991, p. 103),
“Os princípios subjetivos operativos que guiam o filósofo ou o cientista são os sentidos corporais e a inteligência ou razão natural, diversamente acontece com o teólogo ou como o fiel que operam com sua razão iluminada, ilustrada, elevada pelo dom sobrenatural e gratuito da fé, conforme ensina a própria teologia. A fé eleva a razão a uma ordem superior e divina de conhecimento”.
Analisando a afirmação e tendo em vista a concepção de educação a partir do século XVI, podemos considerar que:
A ciência pode ser subestimada por elementos não comprováveis, como a fé.
Pergunta 8
/1
O autor Caldart (1997, p.15) reforça a importância de o currículo estar adequado à população que atende. Para ele, isso “[...] significa compreender os processos através dos quais trabalhadoras/es que atuam em atividades educacionais nos assentamentos e acampamentos de agricultores ’sem terra’ passam a se constituir como sujeitos sociais da construção de uma proposta de educação vinculada com as necessidades e os desafios da luta pela reforma agrária e pelas transformações sociais mais amplas em nosso país”. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
Para contextualizar a educação, os “sem terra” usam a causa de suas lutas para conscientizá-los do seu papel histórico-social.
Pergunta 9
/1
Referente ao processo de construção e contextualização do currículo, para Libâneo (1990), “ao selecionar os conteúdos da série em que irá trabalhar, o professor precisa analisar os textos e verificar como são abordados os assuntos para enriquecê-los com sua própria contribuição e a dos alunos, comparando o que se afirma com fatos, problemas, realidades da vivência real dos alunos”. Dessa forma, para contextualizar um conhecimento é preciso:
Conhecer as características do alunado, seus interesses, sua cultura e suas necessidades, bem como a comunidade a que pertence.
Pergunta 10
/1
Segundo a BNCC o novo Ensino Médio trará novidades que incluem a formação técnica dos estudantes. Entre as principais orientações encontramos:
Na direção de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei nº 13.415/201755 alterou a LDB, estabelecendo, no Art. 36, que O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
Ainda nesse caminhar ficam determinadas as áreas que deverão ser obrigatórias e comuns a todas as escolas. Marque a opção correta:
São obrigatórios os seguintes componentes curriculares ao longo dos três anos do ensino Médio:
Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira.