Buscar

avaliação Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Teoria da Literatura I (LED100)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648591) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23107363
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Sabe-se que uma das distinções básicas do texto literário com relação ao texto não literário é que este último busca comprovar a verdade dos fatos observados, enquanto o texto literário, embora possa basear-se na realidade, não está preso a essa mesma realidade, indo além dela pelo exercício da livre imaginação. Se tal característica pertence ao literário, isso se deve a algumas razões. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A literatura não pode mostrar uma realidade verificável porque é um tipo de arte do engano.
	 b)
	Aristóteles propôs o termo verossimilhante para demonstrar a falsidade inerente ao texto literário.
	 c)
	A verdade literária não é uma verdade comprovada, mas uma verdade possível, portadora de um discurso que dá maior liberdade à imaginação.
	 d)
	O texto literário está desvalorizado em relação à objetividade das outras mensagens linguísticas.
	2.
	Desde Platão e Aristóteles há uma alternância entre os pontos de vista descritivo e normativo com relação à teoria dos gêneros literários. Se o teor descritivo aponta modos de ordenar a recepção das obras literárias, o enfoque prescritivo busca mediar as novas produções através de parâmetros de composição literária. Essa dupla finalidade de apreensão dos gêneros literários pode ser observada cronologicamente na cultura ocidental. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em sua origem, muito embora haja certa indicação normativa, em Platão e Aristóteles predominou uma abordagem descritiva dos gêneros literários.
(    ) Com o movimento "tempestade e ímpeto", do Romantismo, caiu por terra a ideia prescritiva da teoria dos gêneros.
(    ) Com a extensão do império romano, a cultura latina impôs o tom normativo não apenas entre gregos e romanos, mas a toda a extensão do império.
(    ) No período medieval, o normativismo persiste, especialmente por meio da arte da retórica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	O estudo da Literatura, ou seja, análise das características, aprimora a percepção dos alunos. Os períodos literários, as características, as composições, o verso e a prosa, acabam, por sua vez, recebendo tal refinamento. Um influencia o outro - escrita e leitura. Esse é um dos papeis elementares da prática pedagógica. Sobre o épico e a epopeia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir das epopeias de Homero, surge o gênero épico.
(    ) No épico, é possível observar a complexidade que é própria do mundo.
(    ) O gênero épico, temos o herói, mas não o mito.
(    ) A epopeia se diferencia do épico por não ter narração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	Assim como a arte, a literatura também tem funções, além de simplesmente comunicar. A literatura faz parte da vida em nossa sociedade. Escritores são cidadãos. Ela pode não ser totalmente ingênua, mas também pode exercer a contemplação da vida ou de algum aspecto entendido como sendo belo. As funções da literatura costumam ser nomeadas em: pragmática, catártica, lúdica, cognitiva e político-social. Sobre duas delas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Função catártica.
II- Função cognitiva.
(    ) Nas peças teatrais podem alcançar seu grau máximo.
(    ) Funde razão e emoção.
(    ) Sentimentos guardados são expressos no texto pelo autor.
(    ) Visão particular de uma situação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - II - I - II.
	5.
	Leia, atentamente, o fragmento:
Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente. (Castro Alves)
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Cada verso deste poema apresenta um número de sílabas poéticas diferente, não sendo possível estabelecer sua metrificação.
II- As palavras "molemente" (verso 2) e "rente" (verso 4) pertencem a classes gramaticais diferentes, advérbio e adjetivo respectivamente, configurando, desse modo, uma rima rica.
III- Cada verso do poema apresenta dez sílabas poéticas, sendo, desse modo, classificado como um decassílabo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Massaud Moisés (2004, p. 314) afirma que "a narração consiste no relato de acontecimentos e fatos, envolvendo, por conseguinte, a ação, o movimento e o transcorrer do tempo". Há um ponto de vista a partir do qual a história é narrada. Não há, portanto, neutralidade nesse processo. Estudar elementos da narrativa contribui para a percepção de como a história é elaborada - traz uma visão apurada ao leitor. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2004.
	 a)
	A narrativa pragmática se faz presente na obra quando o autor revela alguma ação do personagem.
	 b)
	Onisciente é o autor que, de fato, conhece a história pessoalmente e, portanto, pode narrá-la.
	 c)
	O gênero narrativo apresenta uma variedade de possibilidades, assim como é a realidade.
	 d)
	O enredo é o clímax de qualquer narrativa. É o ponto mais alto da história.
	7.
	Quando busca-se determinar as funções das personagens enquanto agentes das ações nas narrativas, encontramos desde abordagens simplificadas, como as que estudam as narrativas tradicionais, centradas numa tipologia básica que compreende o protagonista, antagonista e personagens adjuvantes, até abordagens mais complexas que expandem essa tipologia em seis funções. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O protagonista conduz a ação principal, a qual é oposta pelo antagonista, que, por sua ação, leva o enredo para o conflito central.
II- O objeto é o fim visado pelo protagonista, portanto é a figura de interesse comum a ele e ao antagonista.
III- Se o destinador dirige a ação e a resolve na medida em que influi na destinação do objeto, o destinatário, em contrapartida, é o personagem que recebe o objeto, apontando o final da ação, geralmente à revelia da vontade do protagonista.
IV- O adjuvante povoa as narrativas, conquanto seu papel é de auxiliar os personagens centrais a alcançarem os seus fins.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	8.
	Na origem do gênero dramático, as peças predominantemente apresentadas nos teatros gregos eram tragédias ou, então, comédias, conforme imitassem personagens e ações de valor ou, ao contrário, personagens sem qualquer prestígio social e de ações risíveis. Acerca da tragédia e da comédia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Esfera do trágico.
II- Esfera do cômico.
(    ) Associa-se ao destino fatalista do herói, que não pode modificar o seu fim, mas sofrê-lo com dignidade.
(    ) Associa-se a personagens de pouca sabedoria, em geral demonstrando ações ridículas.
(    ) Ênfase no valor dos personagens, seres exemplares.
(    ) Ênfase no lado risível dos personagens, seres engraçados por suas falhas e, muitas vezes, inocentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - II - I.
	 b)
	I - II - II - II.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	II
- I - I - II.
	9.
	No gênero narrativo, o romance destaca-se enquanto a forma literária que apresentou a maior evolução estrutural, servindo consequentemente como meio privilegiado de exploração da interioridade e da exterioridade dos indivíduos. Essa riqueza em exprimir aspectos multiformes do homem fez com que o romance fosse considerada a forma literária de maior expressividade no século XIX. Com base na evolução do romance em meio à turbulenta movimentação histórica do "novecentos", classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A riqueza e capacidade representativa do romance deve-se, em parte, a ele ter assimilado outros gêneros, como a crônica de viagens, o diário, o ensaio, dentre outros.
(    ) Forma literária muitas vezes confundida com a escola literária do Romantismo, como se ali ele tivesse surgido, ao menos em sua feição moderna.
(    ) Por incorporar vários tipos de registros discursivos e literários, o romance tornou-se uma forma apta a captar os meandros da vida cotidiana em sua complexidade.
(    ) Tal foi a capacidade da narrativa romanesca que, em pleno Romantismo, vimos a emergência do romance psicológico e da apreensão dos monólogos interiores dos personagens, captando não apenas a realidade exterior dos indivíduos nele representados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Na etapa de interpretação da leitura, quando já se compreendeu a intenção autoral, ao analisarmos um texto do gênero literário narrativo busca-se tomar um certo distanciamento da narrativa para, a partir daí, aferir um ponto de vista que possa fundamentar a sua análise crítica. Para tanto, devemos distinguir os pontos de vista em que ela é apresentada, já que cada um deles pode revelar as formas de comprometimento do narrador. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Em "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal", podemos concluir que é caso do Narrador-observador, já que o narrador observa a ação de fora, dela não participa e conhece, do personagem, apenas aquilo que ele exterioriza.
II- Em "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal", são descritas todas as características do personagens, o que dá ao Narrador-observador condições de conhecer os sentimentos do personagem "transformado num gigantesco inseto", que seriam sentimentos de horror e espanto.
III- Em "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal", podemos concluir que não é o caso do Narrador-onisciente, pois observa-se que o narrador não conhece o íntimo do personagem, só o que dele se exterioriza.
IV- Em "Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal", podemos concluir que o Narrador em terceira pessoa é ao mesmo tempo Narrador-observador e Narrador-onisciente, pois aparecem pontos de vista parcial e inteiro, em conformidade com o que o personagem vai aos poucos exteriorizando.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	11.
	(ENADE, 2017)
TEXTO 1
O processo de canonização não pode ser isolado dos interesses dos grupos que foram responsáveis por sua constituição, e, no fundo, o cânon reflete estes valores e interesses de classe. O cânon é um evento histórico, visto ser possível rastrear a sua construção e sua disseminação. Não é suficiente repensá-lo ou revisá-lo, lendo outros e novos textos, não canônicos e não canonizados, substituindo os 'maiores' pelos 'menores', os escritores pelas escritoras e assim por diante. Tampouco basta - ainda que seja extremamente necessário - dilatar o cânon e nele incorporar outras formações discursivas, como a telenovela, o cinema, o cordel, a propaganda, a música popular, os livros didáticos ou infantis, a ficção científica, buscando uma maior representatividade dos discursos culturais. O que é problemático, em síntese, é a própria existência de um cânon, de uma canonização que reduplica as relações injustas que compartimentam a sociedade.
FONTE: REIS, R.C. In: JOBIM, J. L. (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992 (adaptado).
TEXTO 2
Uma vida inteira pela frente. O tiro veio por trás.
FONTE: MOSCOVICH, C. Uma vida inteira pela frente. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. 2. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004 (adaptado).
Considerando a discussão sobre o cânon literário apresentada no texto 1 e o gênero do miniconto, exemplificado no texto 2, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A forma literária do miniconto, por ser semelhante à da crônica, deve ser considerada expressão literária de valor para que a seleção de obras que integram o cânon seja democrática.
PORQUE
II- A formação do cânon é derivada de valores estéticos e políticos, e sua existência promove a valorização justa de obras e a manutenção da divisão social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	12.
	(ENADE, 2008) "Ao lermos, se estamos descobrindo a expressão de outrem, estamos também nos revelando, seja para nós mesmos, seja abertamente. Daí por que a troca de idéias nos acrescenta, permite dimensionarmo-nos melhor, esclarecendo-nos para nós mesmos, lendo nossos interlocutores. Tanto sabia disso Sócrates como o sabe o artista de rua: "conversando também conheço o que é que eu digo". A partir das reflexões do texto apresentado, assinale a alternativa CORRETA a respeito da interação texto-leitor.
FONTE: Recepção e interação na leitura. In: Pensar a leitura: complexidade. Eliana Yunes (Org). Rio de Janeiro: PUCRio; São Paulo: Loyola, 2002, p. 105 (com adaptações).
	 a)
	Para a leitura como descobrimento ser efetiva, é necessária a troca de ideias sobre a leitura; ler com o outro para nos conhecermos.
	 b)
	A aproximação, no texto, entre o que sabia Sócrates e o que sabe o artista de rua, é incoerente porque os respectivos horizontes de expectativa são diferentes.
	 c)
	A interação texto-leitor deve ser evitada, por fugir ao controle do autor e favorecer uma espécie de "valetudo interpretativo".
	 d)
	A perspectiva apontada no texto favorece a vivência da leitura como autoconhecimento, em detrimento da leitura como identificação da expressão do outro.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais