A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
anatomia basica quest unid III

Pré-visualização | Página 1 de 2

Curso
	ANATOMIA BASICA DOS SISTEMAS
	Teste
	QUESTIONÁRIO UNIDADE III
	Iniciado
	20/10/20 10:27
	Enviado
	20/10/20 10:43
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	16 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A coronariopatia é o transtorno da função cardíaca devido ao desequilíbrio entre o papel do miocárdio e a capacidade dos vasos coronarianos em nutrir o fluxo suficiente para o papel normal. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir.
A nutrição de sangue para o coração é feita através das artérias coronárias, que emergem diretamente da parte torácica da aorta, preferencialmente na valva da aorta.
PORQUE
São duas as principais artérias coronárias: a direita e a esquerda, que percorrem o sulco coronário, após deixarem o ventrículo direito.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As duas afirmações são falsas. 
	Respostas:
	a. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	b. 
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	c. 
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	d. 
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	e. 
As duas afirmações são falsas. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: De fato a nutrição de sangue para o músculo cardíaco é realizada pelas artérias coronárias, entretanto elas são os únicos ramos que surgem da parte ascendente da aorta e não da parte torácica da aorta, como mostra o texto. Além disso, a parte ascendente da aorta é o vaso que emerge do ventrículo esquerdo do coração.
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As diferenças anatômicas e fisiológicas da circulação fetal e neonatal ocasionam relevantes diferenças na troca gasosa nesses períodos de vida. Com relação ao tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__) Devido à baixa resistência pulmonar durante a circulação fetal, o fluxo sanguíneo fetal para os pulmões é elevado.
(__) Um pouco antes ou no momento do nascimento, em virtude da perda de vínculo com a placenta, ocorre o fechamento do ducto venoso, do forame oval e do ducto arterial.
(__) A veia umbilical possui sangue com alto teor de oxigênio, sendo que atinge o coração do feto por meio de caminhos indireto e direto.
(__) A circulação neonatal é caracterizada por diminuição da resistência placentária, visto que trocas entre a mãe e o feto acontecem neste anexo embrionário. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
F – V – V – F.
	Respostas:
	a. 
F – F – V – V.
	
	b. 
F – V – F – V.
	
	c. 
F – V – V – F.
	
	d. 
V – F – F – F.
	
	e. 
V – F – F – V. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: O fluxo de sangue fetal para os pulmões é reduzido, portanto a afirmativa está incorreta. A circulação neonatal é caracterizada por aumento da resistência placentária, portanto a afirmativa está incorreta.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual vaso de sangue é o responsável pela nutrição do parênquima pulmonar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Os ramos bronquiais.
	Respostas:
	a. 
As artérias pulmonares.
	
	b. 
O tronco pulmonar.
	
	c. 
A veia cava superior.
	
	d. 
Os ramos bronquiais.
	
	e. 
A veia cava inferior. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: O parênquima pulmonar se “alimenta” por intermédio do sangue que vem da aorta por meio dos ramos bronquiais. Lembre-se: o tronco pulmonar e os seus ramos, as artérias pulmonares, conduzem sangue venoso até os pulmões para que ocorra as trocas de gases. Já as veias cavas drenam o sangue até o átrio direito.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O sangue é transportado através do corpo em uma complexa organização de vasos. As artérias se ramificam em inúmeras pequenas arteríolas, que por sua vez, se ramificam em numerosos capilares microscópicos, ao nível dos quais as trocas entre sangue e tecidos acontecem. Dos capilares, o sangue penetra em finíssimas veias que se unem e confluem para veias maiores. Os vasos do sistema cardiovascular podem ser divididos em dois circuitos separados, cada qual saindo e chegando ao coração. Além das diferenças supracitadas, inúmeras características são encontradas nas artérias e nas veias. Baseado nas informações contidas no texto, julgue as afirmações que se seguem.
I - As paredes das artérias e das veias são formadas de três camadas, ou túnicas, sendo que a túnica adventícia, a camada mais externa, é constituída de tecido conjuntivo frouxo. Nas artérias e nas veias mais calibrosas existem vasos destinados à nutrição na túnica média, vasos designados vasa vasorum,
expressão em latim que significa “vasos dos vasos”.  
II - Muitas veias apresentam válvulas, pregas membranosas na camada interna da veia, em forma de bolso que estão ausentes nas artérias. Porém, estão ausentes as válvulas nas veias do cérebro e em algumas veias do tronco e do pescoço, em virtude da ação da gravidade.
III - A pressão hidrostática, ou seja, a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos, em média, nas artérias é de apenas 2 mm de Hg, comparada com a média muito mais elevada da pressão venosa de cerca de 100 mm de Hg.
IV - O número de artérias é maior do que o das veias, não só porque é muito habitual a existência de duas artérias acompanhando uma veia, como também pela existência de um sistema de artérias superficiais às quais não correspondem as veias. Em geral há duas artérias acompanhando uma veia, porém há exceções, como por exemplo, no pênis e no cordão umbilical, onde há duas veias e uma artéria.
Com relação aos dados apresentados, está correto APENAS o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
IV.
	
	b. 
III e IV.
	
	c. 
I.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
II. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: A afirmativa III está incorreta, pois a pressão hidrostática é maior nas artérias do que nas veias. A afirmativa IV está incorreta, pois o número de veias é maior do que o número das artérias, sendo uma proporção de duas veias para uma artéria, exceto no pênis e no cordão umbilical, onde encontraremos duas artérias para uma veia.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre a circulação sistêmica e a circulação pulmonar, indique a alternativa correta sobre ambas, considerando-se a câmara cardíaca e o seu correspondente vaso da base:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Átrio direito - veia cava inferior e superior. 
	Respostas:
	a. 
Ventrículo esquerdo - artéria pulmonar.
	
	b. 
Ventrículo direito - veias pulmonares.
	
	c. 
Ventrículo direito – aorta.
	
	d. 
Átrio esquerdo - veia cava superior e inferior.
	
	e. 
Átrio direito - veia cava inferior e superior. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Os respectivos vasos da base com as câmaras cardíacas são: ventrículo esquerdo – aorta; átrio direito – veia cava superior e veia cava inferior; ventrículo direito – tronco pulmonar; átrio esquerdo – veias pulmonares.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A descoberta da circulação do sangue por Harvey, em 1628, é considerada a maior descoberta médica do último milênio, pelo alcance de suas repercussões na fisiologia, na criação da cardiologia e, também, em todas as outras áreas da medicina. Essa tão grande importância, provavelmente, decorre de ser a circulação a condição primária para que células funcionalmente diferentes se agrupassem num organismo, a própria base cuja evolução permitiu criar seres superiores. Além disso, o modelo de Harvey é um fato aceito e intacto há séculos. As evoluções do conhecimento do desempenho cardíaco fisiológico através de trabalhos seminais representaram um novo elo emergente da verdade, com inúmeros predecessores e sucessores, cuja soma por