Buscar

Acadêmico psicopedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Keli da Silva Muller (1893869)
	
	Disciplina:
	Fundamentos da Psicopedagogia (17409)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:652799) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23329961
	Nota da Prova:
	3,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	A Europa sempre foi o berço da maioria das teorias e ideais espalhados pelo mundo. A influência também se faz notória na psicopedagogia, uma vez que a maioria dos médicos, filósofos, psicólogos de grande renome que são referência na psicopedagogia são de lá. Contudo, aqui no Brasil, a herança e influência no campo da psicopedagogia não vêm da Europa, mas, sim, de um país vizinho: a Argentina. Sobre o assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A argentina Sandra Paín é referência em psicopedagogia. Para ela, as dificuldades de aprendizagem são exclusivamente ocasionadas por fatores localizados no corpo do aluno, como fatores orgânicos, alguma alteração na estrutura cognitiva ou por conta de algum transtorno da linguagem, por exemplo.
(    ) Para Sandra Paín, as dificuldades no processo de aprendizagem podem ser resultantes de fatores ambientais: as possibilidades reais que o meio no qual a pessoa está inserida oferece.
(    ) A psicopedagogia ganhou força e maior propriedade na Argentina no período pós-guerra, momento crítico da sociedade em que a evasão escolar era alta e frequente. 
(    ) Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia por ter trabalhado na sistematização de seus aspectos teóricos.
(    ) Alícia Fernández, nascida em Buenos Aires, ainda que não seja autora de qualquer obra relevante na psicopedagogia, veio ao Brasil e começou a difundir as teorias em simpósios, seminários e conferências.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - F.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	A partir do Século XVII, os avanços na medicina proporcionaram aos médicos um entendimento da concepção humana, que por meio das descobertas da anatomia parecia que substituiria as milenares lendas, mitos, crendices e superstições sobre a fecundação humana. Sobre as concepções e teorias que fundamentaram a psicopedagogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi a partir do século XV que os médicos, especialmente os de Portugal, começaram a desenvolver as teorias sobre psicopedagogia, e aplicá-las em tratamento aos pacientes. 
(    ) A literatura considera como indícios do surgimento efetivo da psicopedagogia as ações tomadas pelos médicos de Portugal, que pensavam e intervinham no tratamento dos pacientes com orientações gerais e específicas, inclusive com relação às gestantes (já demonstrando cuidado com a saúde futura dos bebês em formação).
(    ) Outro degrau importante no avanço na história da psicopedagogia foi a concepção da ideia de normalidade encontrada e seguida pelos médicos no século XIX. Eles observavam os aspectos orgânicos e, ao identificar uma patologia, intervinham para extraí-la, fazendo com que o paciente voltasse ao estado de "normalidade".  
(    ) A criação do hospício e sua manutenção foram amplamente defendidas desde sua criação.  
(    ) Os testes de Q.I. (quociente de inteligência) foram apresentados pela primeira vez em 1914, e durante muitos anos foram utilizados por psicólogos como ferramenta de diagnóstico de possíveis patologias ou indício destas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	3.
	A nova concepção de homem e de mundo que passou a vigorar no Século XIX, na Europa, trouxe à tona as desigualdades sociais, e tal realidade semeava muitas dúvidas nas pessoas. Foram necessários, portanto, avanços nas ciências e a elaboração de novas teorias que fossem capazes de esclarecer as causas das desigualdades. Todas elas procuram contribuir para um melhor entendimento da sociedade que ia se constituindo naquela fase. Procuravam compreender os fatos e processos sociais que rodeavam as pessoas. As ciências sociais precisaram ser subdivididas para facilitar a sistematização dos estudos. Todavia, muitas vezes elas se aliavam a fim de explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade. Sobre as teorias que buscavam uma explicação para tais fenômenos sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento industrial acelerado propulsionou o aumento da produção industrial e, por consequência, a opressão ao trabalhador.
(    ) O Evolucionismo Social, teoria de Emile Durkheim, partia do pressuposto que as sociedades não acompanhavam os estágios evolutivos de cada época.
(    ) O Evolucionismo Social partia do pressuposto que, assim como as espécies de animais, as sociedades também passavam por estágios evolutivos.
(    ) Atualmente, a maioria dos sociólogos, filósofos, antropólogos e psicólogos concorda que o desenvolvimento das culturas e sociedades apresentam estágios de desenvolvimento padronizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	A Revolução Industrial é um dos marcos históricos que norteiam o princípio do processo de aprendizagem. Não foi uma revolução acompanhada de guerras, profundos conflitos ou tensões sociais sanguinolentas. No entanto, ela é considerada uma revolução, em virtude de equivaler a uma transformação de pensamentos, ideias e paradigmas, que mudaram radicalmente a estrutura social em que
a maior parte da população, até então rural, foi pressionada a migrar para as cidades para garantir condições mínimas de subsistência. Sobre essas mudanças instauradas pela Revolução Industrial, analise as seguintes afirmativas:
I- Trata-se de um movimento intelectual e artístico que gerou várias mudanças, sobretudo na Europa.
II- A crise do sistema feudal favoreceu a instauração de um sistema econômico-social, com sua forma peculiar de Estado e ideologia específica.
III- Também se modificaram as formas de obter comida, conviver em sociedade e foram requeridos outros tipos de aquisição de aprendizagem.
IV- Essa urbanização rápida e intensa deu lugar a uma infinidade de problemas até então desconhecidos, como o contágio de doenças, a violência, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	5.
	A capacidade de aprendizagem dos seres humanos levou-os à descoberta de certas habilidades e competências, pois cada vez o aprender se torna mais complexo. Podemos afirmar que os seres humanos apresentam facilidades em construir artefatos para auxiliar no seu dia a dia. Com relação a isso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O domínio de diferentes técnicas alterou a forma dos seres humanos perceberem suas habilidades, pois conseguimos inovar, plantar, criar, apropriando-nos de nossos próprios conhecimentos.
	 b)
	Pesquisam revelam que não é necessário se apropriar de novas técnicas, pois temos conhecimentos empíricos destinados a fazer acontecer.
	 c)
	O ser humano domina diversa áreas, com muito aprendizado, sempre precisando de auxílio, mas não é capaz de lidar com o plantio e outras habilidades.
	 d)
	As competências e as habilidades não distinguem os seres humanos. Muitas habilidades são inerentes ao indivíduo, por isso eles não têm necessidade de se aprimorar.
	6.
	A aprendizagem é base de tudo no campo educacional e em áreas distintas, inclusive quando falamos de habilidades cognitivas. Sobre o aprendizado do ser humano, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O aluno é capaz de aprender sozinho, mesmo não sendo superdotado. Ele adquire os conhecimentos sem apropriaçãode conteúdos.
	 b)
	Quanto mais o ser humano aprende coisas novas, mais ele precisa apropriar-se de novos conhecimentos para usar esse aprendizado em um determinado momento.
	 c)
	A aprendizagem é um campo investigativo que mede o conhecimento das crianças, pois um é diferente do outro.
	 d)
	Para melhorarmos a aprendizagem dos alunos, não precisamos do esforço deles, pois as funções cognitivas vêm sozinhas em forma de pensamento.
	7.
	Uma das tarefas mais importantes do psicopedagogo, certamente, é observar. Tal essência é evidenciada graças às influências da psicanálise, que defende a importância do olhar e da escuta clínica. Sobre a psicanálise, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As primeiras crianças atendidas por psicanalistas foram seus próprios filhos.
(    ) Ao tempo do primeiro colóquio sobre análise infantil, acreditava-se que a prática clínica da psicanálise deveria ser realizada somente por mulheres, contudo registros anteriores apontam que os homens também o faziam, e as experiências teriam sido extremamente positivas.
(    ) Um dos psicanalistas mais importantes na formulação da psicopedagogia foi Pichón-Rivièri, sobretudo porque ele tinha um olhar sensível à aprendizagem, defendia que o acolhimento às crianças era fundamental nesse sentido e criou o Grupo Operativo. 
(    ) Na ótica pichoniana, o Grupo Operativo é uma ferramenta efetiva quando se propõem mudanças, especialmente quanto à promoção da autonomia, visão crítica e elaboração de estereótipos. 
(    ) A psicanálise proporcionou à psicopedagogia um viés racional na compreensão do indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F - V.
	8.
	A pedagogia, principalmente por meio de sua linha de frente - os professores -, lida diariamente com milhares de alunos e suas particularidades, desafios, lutas e dificuldades, mas também com as vitórias e conquistas após cada etapa aprendida. Sobre a pedagogia e a psicopedagogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em determinado momento, os professores sentiram necessidade de verificar se as crianças estavam aprendendo ou não, o quanto estavam aprendendo, quais estavam aprendendo e quais não estavam etc. Assim, os professores começaram a elaborar instrumentos de avaliação, de exames de aprendizagem.
(    ) Antigamente, os diagnósticos dos estudantes refletiam a camada social à qual eles pertenciam: alunos com notas baixas ou problemas comportamentais eram oriundos das camadas com menor poder aquisitivo da sociedade. 
(    ) Inicialmente, Francis Galton afirmou que a inteligência era transferida de genitor para filho. Contudo, anos depois, o mesmo autor entendeu que a cultura e o meio teriam poderes para influenciar o processo de aprendizagem, não ficando restrito somente à linha da hereditariedade.
(    ) As técnicas oriundas da pedagogia na psicopedagogia fizeram com que os alunos aprendessem mais rapidamente, tanto que é possível o profissional definir uma data com exatidão para o término do tratamento.
(    ) É mais nítida a influência da pedagogia na psicopedagogia, pois é mais comum a prática desta em ambiente escolar. Contudo, a psicopedagogia também é aplicada em ambientes corporativos, hospitalares, entre outros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F - V.
	9.
	O processo de aprendizagem é complexo. Envolve o ato de "construir" um conhecimento no qual quanto maior a dedicação e sobreposição dos saberes, mais inteligência, memória, percepção e perspicácia o indivíduo desenvolve. Considerando a afirmação, analise as sentenças a seguir: 
I- A dificuldade de aprendizagem sempre existiu, em todas as eras, (Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna). Contudo é nos dias atuais que se identificou um maior número de pessoas com problemas na aprendizagem: seja pelo alto nível imposto pela sociedade ou pelos próprios saberes construídos ao longo dos séculos. 
II- Ao falar sobre psicopedagogia, é inevitável falar sobre aprendizagem. 
III- O "homem" foi paulatinamente aprimorando seus conhecimentos e saberes, de modo que antes era nômade, depois sedentário; antes baseava-se na manufatura, depois na industrialização; entre outros. 
IV- Em alguns momentos, o psicopedagogo é visto como mediador do saber, auxiliando o aluno a vencer suas dificuldades e aprimorando suas virtudes. 
V- A psicopedagogia possui uma compreensão emocional do ser humano. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	10.
	A psicopedagogia advém de duas ciências, mais especificamente do limiar entre a pedagogia e a psicologia. Esse espaço fronteiriço entre as duas áreas deu lugar à formação da psicopedagogia, cujo enfoque recai ao estudo do processo de aprendizagem e, consequentemente, abrange as dificuldades de aprendizagem. Sobre os primórdios da psicopedagogia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o século XIX, a psicologia, a pedagogia e a medicina começaram a investigar os fenômenos de problemas de aprendizagem. 
(    ) As teorias que hoje são defendidas pela psicopedagogia podem não serem amanhã; e as que ontem eram defendidas, hoje não o são. Deve-se sempre levar em consideração que o conhecimento é fruto de uma dedicação paulatina, lenta e progressiva. 
(    ) A quantidade expressiva de crianças com dificuldades de aprendizagem requer explicações e respostas científicas.
(    ) Paracelso foi um médico que revolucionou a medicina e, ao mesmo tempo, fez com que seus questionamentos e críticas quanto ao sistema educacional da época fosse reavaliado, especialmente no que diz respeito à postura adotada pelos educadores no ato de ensinar. 
(    ) A pedagogia e a psicologia se uniram com um único propósito, e seguem assim até hoje: resolver os problemas mentais e físicos das pessoas que apresentavam deficiência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais