Buscar

Apol 1 EJA 2020 tent 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A necessidade de reconhecer o ambiente de origem do aluno, a 'ecologia linguística' da sua comunidade, torna-se fundamental [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 26.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que reconhecer o ambiente de origem do aluno é fundamental para promover: 
Nota: 0.0
	
	A
	Diálogo em sala de aula.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "'[...] torna-se fundamental para promover o diálogo em sala de aula'" (livro-base, p.26). 
	
	B
	Interação entre a escola e família.
	
	C
	Formação completa.
	
	D
	Participação ativa da sociedade na escola.
	
	E
	Interação entre conhecimentos curriculares e conhecimentos científicos.
Questão 2/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"Segundo Paiva [...] 'O censo de 1890 informava a existência de 85,21% de iletrados na população total'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 37.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona o que o índice de analfabetismo representava para a nação nessa época: 
Nota: 10.0
	
	A
	Empolgação nacional.
	
	B
	Êxito na educação.
	
	C
	Vergonha nacional.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "O índice de analfabetismo era motivo de vergonha nacional, e a educação passou a ser considerada necessária para a elevação cultural da nação" (Livro-base, p. 37).
	
	D
	Necessidade de letramento da população.
	
	E
	Negligência educacional.
Questão 3/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o trecho de texto a seguir:
"A influência da concepção freireana de educação esteve presente nos espaços de ensino popular nos primeiros anos de 1960. Em 1964, [...] as experiências de educação de adultos com caráter de emancipação e conscientização política sofreram repressões e foram extintas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 50.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que descreve o que levou a repressão e extinção da educação para adultos: 
Nota: 10.0
	
	A
	A Ditadura Militar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Em 1964, com a ditadura militar, as experiências de educação de adultos com caráter de emancipação e conscientização política sofreram repressões e foram extintas" (Livro-base, p. 50). 
	
	B
	Os movimentos de contra cultura.
	
	C
	O fim da guerra fria.
	
	D
	A ascensão do neoliberalismo.
	
	E
	A queda do muro de Berlim.
Questão 4/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"O adulto iletrado marcava uma sociedade então bastante subdesenvolvida. Era tratado com ser 'ignorante' e como sujeito que precisava ser 'ajustado socialmente'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 37.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre a educação para jovens e adultos desenvolvida nos primeiros programas governamentais, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	Tratava-se de uma educação segregadora.
	
	B
	Era a mesma educação desenvolvida para crianças.
"O adulto, nos primeiros programas governamentais, vivenciava uma educação nos mesmos moldes daquela desenvolvida com crianças". (Livro base, p. 37)
	
	C
	Utilizavam a mesma linha de desenvolvimento da educação para adolescentes.
	
	D
	Era uma educação desenvolvida para os meios rurais.
	
	E
	Tratava-se de uma educação visando as donas de casa.
Questão 5/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Cada um de nós, professores, tem uma contribuição a ser oferecer na trajetória do mundo escolar de tantos seres humanos com experiências diversas, bem como temos a aprender com a trajetória de vida do outro [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p.12.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona o desafio do professor da EJA: 
Nota: 10.0
	
	A
	Mostrar ao aluno, diariamente, conteúdos envolvendo afetividade.
	
	B
	Apresentar aos alunos conteúdo de cunho científico.
	
	C
	Compartilhar suas experiências de vida com os alunos e seus familiares.
	
	D
	Oferecer ao aluno subsídios para que ele relacione o que estudou na escola e o que é vivido no cotidiano. 
Você acertou!
"Ao professor cabe o desafio de de oferecer ao aluno subsídios para que ele instaure relações entre tudo o que estudou na escola e o que é vivido no cotidiano" (livro base, p. 12).
	
	E
	Disponibilizar o currículo programático aos alunos.
Questão 6/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"Para Paiva [...] após a Revolução de 1930, era possível encontrar no país movimentos que discutiam a educação de adultos de forma significativa".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 40.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que indica o nome atribuído ao ensino que foi expandido no período pós 1930: 
Nota: 10.0
	
	A
	Educação rural.
	
	B
	Ensino supletivo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "O ensino supletivo foi expandido no período pós 1930 e após a Primeira Guerra Mundial, o debate sobre a necessidade de aumentar a rede de ensino elementar evidenciou também a educação dos adultos" (Livro-base, p. 40).
	
	C
	Educação indígena.
	
	D
	Ensino fundamental.
	
	E
	Ensino médio.
Questão 7/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Durante muito tempo, a EJA teve o intuito de superar o atraso daqueles que não sabiam ler nem escrever, adotando uma concepção instrumental de educação, sem levar em conta a experiência de vida dos trabalhadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p.21. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, identifique a alternativa correta que menciona qual era o interesse político em relação a EJA:
Nota: 10.0
	
	A
	Promover ações que fizessem os professores refletir.
	
	B
	Ganhar dinheiro com ações educacionais.
	
	C
	Dar melhores empregos para a população.
	
	D
	Fazer propaganda política e ganhar votos.
	
	E
	Erradicar um dos males do subdesenvolvimento.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Havia o interesse político de 'erradicar' um dos males do subdesenvolvimento, mas não o de provocar rupturas para a superação dos reais problemas sociais e estruturais da sociedade brasileira, como a concentração de rendas e de terras" (Livrobase, p. 21). 
Questão 8/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir:
"As primeiras iniciativas oficiais relacionadas à educação de adultos datam da década de 1940, quando foi criado o FNEP".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 41. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta um marco histórico que antecedeu o debate sobre a educação de massas: 
Nota: 10.0
	
	A
	Primeira Guerra Mundial.
	
	B
	Semana da Arte Moderna.
	
	C
	Movimento feminista.
	
	D
	Segunda Gerra Mundial.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] vale destacar que, após o final da Segunda Guerra Mundial, os ideais democráticos incentivaram o debate sobre a educação de massas e a organização de Centros de Cultura Popular [...]" (Livro-base, p. 41). 
	
	E
	Movimento Modernista.
Questão 9/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"A política educacional para o país tem os seus primórdios com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, porém, no decorrer desse mesmo século, os debates, os projetos, etc, tentaram colocar em foco a educação popular e com ela a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 35.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, os altos índices de analfabetismo construíram um indicador. Sabendo disso, assinale a alternativa correta que menciona esse indicador: 
Nota: 10.0
	
	A
	Quantidade de pessoas por família.
	
	B
	Subdesenvolvimento do país.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Os altos índices de analfabetismo constituíram um dos indicadores do subdesenvolvimento do país, por isso que se buscava pensar o ensino e as reformas educacionais" (Livro base, p. 35).
	
	C
	Poder aquisitivo da região.
	
	D
	A população menos favorecida.
	
	E
	Quantidade de escolas para a população.
Questão 10/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o extrato de texto a seguir:
"'Constituição de 1891 eliminou a seleção por renda e acrescentou a seleção pelo aspecto da instrução escolar". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em: SOUZA, Maria Antônia. Educação de Jovens e adultos. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 37.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, sobre o voto, assinale a alternativa correta que menciona o nome atribuído a lei que permitia que o analfabeto votasse, antes da constituição de 1891: 
Nota: 10.0
	
	A
	Lei Sabará.
	
	B
	Lei Saraiva.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "O saber ler e escrever, especialmente entre os adultos, foi motivo de maior atenção na história da educação brasileira com a Lei Saraiva ou 'nova lei eleitoral', sancionada pelo imperador em 9 de janeiro de 1881" (Livro base, p. 36).
	
	C
	Lei Áurea.
	
	D
	Lei Rouanet.
	
	E
	Lei de Terras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais