Buscar

anatomia comparada zoologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma cadela chegou à clínica veterinária, levada por sua proprietária, com indícios de contrações uterinas. Depois de um período breve, ela teve seis filhotinhos, sendo três machos e três fêmeas, todos perfeitos e muito ativos. A veterinária recomendou à dona da cadela que tomasse muito cuidado com os cachorrinhos ao voltar para casa, pois, principalmente na região da cabeça, tudo é muito sensível e os ossos não estão completamente unidos.  Qual é a justificativa para a não formação completa da base óssea do recém-nascido e quando o animal terá mais ossos? Quando jovem ou quando adulto?   
É uma condição de prematuridade do filhote e o adulto terá mais ossos.
É uma condição anormal pelo número elevado de filhotes, e o jovem terá mais ossos.
É uma condição patológica nascer assim e o adulto tem mais ossos.
É uma condição de imaturidade fetal e o adulto tem mais ossos.
É uma condição fisiológica ou normal nascer assim e o jovem tem mais ossos.
2. O corpo dos animais domésticos é dividido em cabeça, pescoço, tronco (tórax, abdome e pelve), cauda e membros. O membro pélvico é constituído por coxa, perna, pé e falanges, e cada segmento desse é constituído por um ou mais ossos. Qual(is) osso(s) a perna tem em seu interior?   
Tíbia e fíbula.
Fêmur.
Úmero.
Rádio e ulna.
Metacarpo.
3. Um cão chegou à clínica veterinária com suspeita de fratura em um osso do membro torácico. O proprietário relatou que o cão colocou a “pata” na fresta do portão de sua casa e como esse é eletrônico, ele abriu rapidamente e o animal ficou preso nessa fresta. Como a lesão estava no terço médio do membro, de qual parte do membro o veterinário pediu raio x?    
Mão.
Braço.
Cintura escapular.
Antebraço.
Cintura pélvica.
4. O estudo da anatomia veterinária é realizado por meio de observações macroscópicas de cadáveres previamente preparados e conservados para possíveis dissecações futuras. Essa é uma ciência mutável que tem várias divisões, dentre elas tem-se a estesiologia, que estuda os órgãos do sentido. Em qual alternativa está citado um órgão do sentido?   
Osso fêmur.
Intestino delgado.
Osso úmero.
Dente incisivo.
Globo ocular.
5. Na anatomia veterinária, utiliza-se uma maneira metódica e organizada seguindo preceitos, roteiros, já anteriormente elaborados, para observação e identificação das estruturas anatômicas, internas e externas. Além da distinção entre espécies e raças dos animais domésticos, são necessários um conhecimento prévio das estruturas anatômicas a serem estudadas nas aulas práticas. Qual é o método padrão mais utilizado, nas aulas práticas, para estudar a anatomia na veterinária?   
Divulsão.
Debridação.
Laceração.
Dissecação.
Macroscopia.

Outros materiais