Buscar

TAREFA 4 PROTEÍNAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 4: PROTEÍNAS (QUESTIONÁRIO DE REVISÃO) 
1-Conceitue proteína e esquematize a estrutura de um aminoácido (AA).
RESPOSTA = As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são moléculas formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Existem apenas 20 tipos de aminoácidos, que se combinam de forma variada para formar diferentes proteínas. Chamamos de polipeptídio uma cadeia longa de aminoácidos. Cada proteína é formada por uma ou mais cadeias polipeptídicas.
2-Quais os grupos funcionais que caracterizam um aminoácido?
RESPOSTA = Todo aminoácido pode contar com mais de dois grupos funcionais, porém dois sempre existirão em sua estrutura. O grupo amino (-NH2), e o grupo carboxila (-COOH), que caracterizam, respectivamente, as funções amina e ácido carboxílico. A presença dessas duas funções na mesma molécula esclarece a nomenclatura utilizada, “aminoácido”.
3-Diferencie: aminoácidos essenciais e não essenciais.
RESPOSTA = Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.
4- Cite algumas funções das proteínas.
RESPOSTA = As proteínas apresentam uma extensa lista de funções no organismo e são encontradas em todas as estruturas da célula, substâncias intersticiais, anticorpos, entre outros. Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem fundamentais para o crescimento e formação dos hormônios.
5- Como é feita a diferenciação dos 20 aminoácidos importantes para o nosso organismo? 
RESPOSTA =  A ordem na qual os aminoácidos são adicionados é lido por meio do código genético a partir de um mRNA molde, que é um ARN de cópia de um dos do organismogenes . Estruturalmente eles podem ser classificados de acordo com as localizações dos grupos funcionais “como alfa-(a), beta-(ß-), gama-(y-) ou delta-(d)- aminoácidos; outras categorias relacionadas com a polaridade, pH nível, lado e do tipo de grupo de cadeia ( alifático, acíclico, aromático, contendo um grupo hidroxilo ou de enxofre, etc). 
6-Como os AA se ligam para dar origem as proteínas? 
RESPOSTA = O esquema apresentado a seguir, mostra como se unem dois aminoácidos, através de uma ligação química a que se dá o nome de ligação peptídica, que resulta da ligação entre o grupo ácido carboxílico de um dos aminoácidos e o grupo amina do outro aminoácido, libertando-se neste processo uma molécula de água.
As proteínas podem ser constituídas por milhares de aminoácidos que se adicionam uns aos outros através da formação sucessiva de ligações deste tipo.
7-Explique as características das estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. 
RESPOSTA = Estrutura primária: corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas.Em algumas proteínas, a substituição de um aminoácido por outro pode causar doenças e até mesmo levar à morte.
Estrutura Secundária: corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal. É caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos.
Estrutura Terciária: corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma. Na estrutura terciária, a proteína assume uma forma tridimensional específica devido o enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica.
Estrutura Quaternária: Enquanto muitas proteínas são formadas por uma única cadeia polipeptídica. Outras, são constituídas por mais de uma cadeia polipeptídica. A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.
Por exemplo, a molécula da insulina é composta por duas cadeias interligadas. Enquanto, a hemoglobina é composta por quatro cadeias polipeptídicas.
8-Classifique as proteínas quanto às suas formas. 
RESPOSTA = As proteínas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as globulares e as fibrosas. As proteínas globulares formam estruturas com formato esferoide. Nesse grupo, são encontradas importantes proteínas, tais como as enzimas e anticorpos. Já as proteínas fibrosas organizam-se em forma de fibras ou lâminas, e as cadeias de aminoácidos ficam dispostas paralelamente. Diferentemente das globulares, estas são pouco solúveis em água.
9-Cite fatores que podem levar a desnaturação das proteínas. 
RESPOSTA = Os principais fatores que causam a desnaturação de proteina são:
- Aumento de temperatura (cada proteína suporta certa temperatura máxima, se há grande variação e/ou esse limite é ultrapassado ela desnatura).
- Extremos níveis de pH (alterar a carga, levando ao rompimento das ligações de hidrogênio e consequentemente à mudança estrutural da proteína).Cada proteína trabalha em um PH específico.

Outros materiais