Buscar

Atividade de Pesquisa Hidráulica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hidráulica e Pneumática
Aluno (a): Rodrigo Júnio pereira
Data: 20/10 /2020
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de pesquisa 01
1 – Quais as Características dos fluidos hidráulicos?
Os fluídos hidráulicos incluem compostos sintéticos, óleo mineral, água e misturas baseadas em soluções e emulsões aquosas, sendo que independentemente de sua composição e propriedades em diversas temperaturas, sua característica mais importante é a baixa compressibilidade.
2 – Pesquise informações de como determinar o diâmetro interno apropriado para uma mangueira aplicada em uma linha de pressão com vazão de 16 GPM.
Localize na coluna da esquerda a vazão de 16 gpm e na coluna da direita a velocidade de 20 pés por segundo. Em seguida trace uma linha unindo os dois pontos localizados e encontramos na coluna central o diâmetro de 0,625 pol = 5/8”. Para linhas de sucção e retorno, proceda da mesma forma utilizando a velocidade recomendada para as mesmas.
3 - O que significa HIDRÁULICA? Pesquise a respeito.
Hidráulica (do grego hydro = água; e aulos = condução/tubo) é a parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso.
4 – O que é um Manômetro e quais os tipos existentes aplicados na hidráulica?
Podemos dizer que o manômetro nada mais é do que um instrumento de medição que é responsável por medir a pressão em sistemas fechados Essa divisão é basicamente feita de dois tipos que são os manômetros de líquidos e os tipo elásticos.
5 – Pesquise sobre os tipos de fluído hidráulico e os mais utilizados.
Fluido mineral hidráulico à base de petróleo: 
Os óleos minerais são os fluidos de base de custos mais baixos. Esses suprimentos, essenciais para a manutenção de peças e componentes, possuem a maioria das características mais importantes que os óleos hidráulicos devem ter. As desvantagens do fluido mineral (à base de petróleo) são a sua baixa resistência ao fogo (ponto baixo), toxicidade e baixo grau de bio-degradabilidade.
Fluidos hidráulicos sintéticos com base em éster de fosfato:
Os ésteres de fosfato são produzidos pela reacção do ácido fosfórico com alcoóis aromáticos. Os fluidos hidráulicos de ésteres de fosfato possuem excelente resistência ao fogo, porém eles não são compatíveis com as tintas, adesivos, alguns polímeros e materiais selantes. Esses tios de lubrificantes industriais também são bastante tóxicos.
Fluidos hidráulicos à base de poliol éster sintéticos: 
O poliol éster é produzido pela reacção de ácidos graxos de cadeia longa e alcoóis sintetizados. Os fluidos hidráulicos à base de poliol éster são resistentes ao fogo e possuem propriedades de lubrificação muito boa. Esses produtos de lubrificação de máquinas e equipamentos são amigáveis ao ambiente, ou seja, são ecologicamente correctos, mas seu uso é limitado pelo custo elevado.
Fluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético:
Os fluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético contêm de 35% a 60% de água em forma de solução (não emulsão), além de aditivos (antiespuma, anticongelante, inibidores de corrosão e ferrugem, antidesgaste, etc.). Esses produtos possuem excelente resistência ao fogo, não são tóxicos, mas são biodegradáveis. Entretanto, sua escala de temperatura é relativamente baixa: de 0 ° C a 49 ° C. A evaporação da água causa a deterioração das propriedades dos fluidos hidráulicos.
Óleos hidráulicos vegetais:
Os tipos de óleos hidráulicos vegetais são produzidos principalmente a partir de óleo de canola. Sua estrutura química é semelhante à estrutura dos ésteres de poliol. Os fluidos vegetais hidráulicos possuem propriedades de lubrificação muito satisfatórias e alto índice de viscosidade (sensibilidade baixa à temperatura de viscosidade). Esse tipo de fluido de lubrificação é apresenta toxicidade e é biodegradável. A principal desvantagem dos óleos vegetais hidráulicos é sua resistência à oxidação relativamente baixa.
Os fluidos hidráulicos mais comumente utilizados são compostos por óleos de base mineral, lubrificantes sintéticos, emulsões formadas por óleo e água e misturas semissintéticas resistentes ao fogo à base de água e glicol.
6 – Na hidráulica qual a finalidade do resfriamento do óleo? Quais os métodos de resfriamento existente?
Em um circuito hidráulico o calor pode ser dissipado apenas através das paredes dos cilindros e da tubulação e, principalmente, no reservatório. Em contato com as paredes do tanque, o calor do fluido é trocado através da condução e radiação.
Para um melhor resfriamento do fluido, é importante que a circulação desse fluido entre retorno e sucção da bomba seja otimizada, forçando o seu resfriamento. Além disso, o duto de retorno nunca deve ser colocado próximo ao de sucção — para isso existem as chicanas, que são acessórios que impõem uma orientação ao fluxo. Quando não se consegue uma boa troca de calor, deve-se utilizar o trocador de calor, dimensionado para a carga térmica do sistema.
7 – Como é realizada a especificação de bombas hidráulicas?
Os tipos de bombas mais utilizadas são as manuais, de engrenagens, de palhetas e de parafusos e pistões. As bombas de vazão variável são do tipo manual, de palhetas e de pistões (radial e axial).
8 - O que Cavitação? Cite algumas Causas da formação da cavitação.
É um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido. Isso ocorre quando a pressão estática absoluta local cai abaixo da pressão de vapor do líquido e, portanto, causa a formação de bolhas de vapor no corpo do líquido, isto é, a evaporação de óleo a baixa pressão na linha de sucção. A cavitação causa graves problemas, pois interfere na lubrificação e destrói a superfície dos metais.
No lado de sucção da bomba, as bolhas se formam por todo o líquido. Isso resulta num grau reduzido de lubrificação e num consequente aumento de desgaste.
Causas:
· Dimensionamento incorreto da tubulação de sucção;
· Filtro ou linha de sucção obstruídos; reservatórios "despressurizados";
· Filtro de ar obstruído ou dimensionamento incorreto;
· Óleo hidráulico de baixa qualidade;
· Procedimentos incorretos na partida a frio;
· Óleo de alta viscosidade;
· Excessiva rotação da bomba;
· Conexão de entrada da bomba muito alta em relação ao nível de óleo no reservatório.
9 – O que é uma A válvula bypass?
Válvula “Bypass” é um dispositivo de controle de passagem de fluídos como óleos e ar. O próprio nome define sua função, desvia o fluxo do fluído. Por exemplo, no caso de um compressor, uma válvula bypass serve par a controlar a pressão do compressor.
10 - A contaminação causa problemas nos sistemas hidráulicos porque interfere no fluido. Cite alguns tipos de filtros atuantes em sistemas hidráulicos descrevendo as suas aplicações.
Filtros de sucção
Localizados antes da conexão de entrada da bomba, a função desses filtros é proteger a bomba da contaminação do fluido. Os filtros de sucção podem estar submersos no óleo ou montados externamente (o que facilita a manutenção). Por terem elementos (refis) abertos, os filtros de sucção não são indicados para a proteção primária contra a contaminação.
Filtros de pressão
Os filtros desta categoria ficam localizados após a bomba e preservam o sistema de pressão. Algumas de suas vantagens são a proteção específica dos componentes, a separação dos sedimentos gerados pelo desgaste da bomba e a limpeza geral do sistema. Além disso, os filtros de pressão permitem a utilização de elementos de alta eficiência e filtragem fina.
Filtros de retorno
Os filtros de retorno são recomendados quando a bomba é um componente sensível no sistema hidráulico. Geralmente, eles são instalados logo acima do reservatório e, assim, são os últimos componentespelos quais o óleo passa antes de adentrá-lo. Este tipo de filtro captura sedimentos gerados pelo desgaste das peças e das partículas que entram pelas vedações.
Filtragem Off-Line ou Auxiliar
Este método consiste num subsistema independente de filtragem montado à parte do sistema hidráulico. Formado por bomba, filtro, motor elétrico e sistema de conexões, o sistema off-line atua por fora das linhas de trabalho. Por meio do filtro, o fluido circula continuamente para dentro e para fora do reservatório, o que mantém seus níveis de contaminação sob controle.
Outra operação possível através da filtragem off-line é o direcionamento do óleo pressurizado da linha para o filtro sem a utilização de bomba e/ou motor elétrico. Assim como o primeiro método, esta opção também filtra o óleo e devolve-o ao tanque em boas condições.

Outros materiais