Buscar

PROVA OBJETIVA G2 - SOCIOLOGIA CLASSICA - ULBRA - 2020/2

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA G2 - SOCIOLOGIA CLASSICA - ULBRA - 2020/2
Respostas corretas em verde
Questão 1
De acordo com Karl Marx e a teoria Materialista histórica e dialética é correto afirmar que:
I - Sua concepção de sociedade enfatiza as relações sociais de produção e de troca entre os homens  que constituem a infraestrutura (base)da sociedade e a superestrutura é a base na qual os homens produzem suas representações, idéias e justificativas, que são  reflexos da infraestrutura, ou seja, das relações que os homens estabelecem para produzir os bens (alimentação, moradia, saúde, transporte, educação) necessários a sua existência  na sociedade.
II -  A superestrutura da sociedade é produto da ação humana e  está em constante transformação, motivada pelas contradições, antagonismos e conflitos, produzindo sucessivas e cada vez mais os movimentos sociais organizados em defesa da classe capitalista.
III - Para a teoria marxista “a história de todas as sociedades até hoje é a história da harmonia e coexistência entre as classes sociais."
 
Assinale a alternativa correta.
(X) Somente a afirmativa I está correta.
( ) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
( ) Somente a afirmativa III está correta.
( ) Nenhuma das afirmativas (I, II e III) estão corretas.
( ) Somente a afirmativa II está correta.
Questão 2
Qual é a diferença entre poder e dominação na teoria weberiana?
 Assinale a alternativa correta:
( ) O poder se dá pela razão humana e a dominação pela emoção.
( ) O poder tem origem divina e a dominação é a ação dos homens.
 
(X) Poder é a possibilidade de impor ao comportamento dos outros a própria vontade, enquanto dominação é a capacidade de obter obediência de outros.
 
( ) O poder é econômico e a dominação é da classe burguesa sobre o proletariado.
( ) O poder deverá ser imposto pelo estado através da força que é e forma de dominação mais eficaz.
Questão 3
Assinale a alternativa correta. De acordo com a teoria Materialista Histórica e Dialética de Karl Marx, no que tange ao seu objeto de estudo é correto afirmar que:
( ) Foram as relações sociais e a ação social estabelecidas entre a classe burguesa e a classe média, que constituíram a alta sociedade capitalista.
(X) Foram às relações sociais de produção e sua base material, que formam a própria condição de existência humana e que estão em constante processo de transformação.
( ) Foram as relações sociais e a ação social. Ou seja, o motivo dos indivíduos se submeterem as regras e normas sociais.
( ) Foram os fatos sociais, que são toda maneira de agir, pensar e sentir que é comum aos membros de toda e qualquer sociedade.
( ) Foram as relações de harmonia e os acontecimentos sociais existentes nas relações estabelecidas entre a classe burguesa e a classe média.
Questão 4
Segundo o site BBC de 8 de outubro do 2015,  a taxa de desemprego de jovens de 15 a 24 anos no Brasil em 2014 foi de 13,4%, um pouco acima da média mundial, de 13%. Na América Latina e Caribe, o desemprego de jovens foi igual ao do Brasil em 2014. Neste ano (2015), a taxa da região, estimada em 13,9% pela OIT, deverá aumentar, mas ficará abaixo dos índices previsto ao Brasil, que deve atingir 15,5%.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151008_desemprego_oit_df_ab.  Depois de termos pleno emprego no país (4% de desemprego), hoje vivemos no Brasil novamente altos índices de desemprego.
O desemprego, segundo Durkheim, pode ser  considerado um fato social? Assinale a alternativa correta e que traz uma explicação de acordo com esse conceito de Durkheim.
( ) Sim, pois depende da vontade individual de trabalhar, o que é possível verificar nas taxas de desemprego entre os jovens.
(X) Sim, porque é geral e possui continuidade ao longo do tempo.
( ) Sim, porque tem um sentido que corresponde a um tipo ideal originário no individuo.
( ) Não, pois é um atributo social com significado especifico e que deve ser abolido do mundo dos jovens.
( ) Não, pois não é exterior ao sujeito e deve ser considerado apenas como um fenômeno isolado.
Questão 5
É correto afirmar que Max Weber é um clássico da sociologia com base nos seguintes argumentos:
I.  As suas teorias da ação, da dominação e da estratificação social permitem a compreensão de diversos processos sociais contemporâneos.
II. As suas  teorias sobre representação coletiva e da dominação e sua tipologia da ação, e da não legitimidade, ainda, são aplicáveis aos fenômenos sociais contemporâneos.
III.   As suas teorias e tipologias não se adéquam a realidade atual, por isso, é um clássico da Sociologia.
 Com base nas afirmativas anteriores, assinale a única alternativa correta:
( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
(X) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
( ) Somente a afirmativa III está correta.
( ) Somente a afirmativa I está correta.
( ) Estão corretas as afirmativas I, II e III.
Questão 6
- “O Homem de La Mancha” é um filme baseado no clássico D. Quixote de Miguel de Cervantes e que retrata a inquisição  espanhola.  No filme Miguel de Cervantes é preso sob a alegação de herege e, desta forma, podemos assistir, bem com refletir sobre as atrocidades comedidas pela igreja católica, durante a idade média, mergulhada no fanatismo religioso. O período medieval vai sendo deixado para trás com o advento do chamado Renascimento - Movimento cultural iniciado na Itália e que se espalhou pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha - este ultimo país cenário do filme. Porém, este período deixou suas marcas na história da humanidade.
Podemos dizer que, em uma sociedade que era moldada pela religião, em que o conhecimento sobre a realidade social se limitava a revelação divina:
Assinale a alternativa correta.
( ) A verdade está relacionada ao pensamento laico, portanto, não interessa o pensamento e o conhecimento sobre a sociedade desenvolvido durante o período medieval, limitado a revelação divina. Podemos descartar, como cientistas, as obras desenvolvidas neste período, por não nos oferecerem nenhum tipo de conhecimento.
( ) Sendo que no pensamento teológico a explicação das coisas é de natureza divina, o método de conhecimento está relacionado a indução de perguntas e observação dos fenômenos sociais, portanto, este pensamento (religioso) está superado atualmente e pode ser descartado como forma de conhecimento.
( ) O teólogo Jonh Locke ofereceu uma contribuição especulativa central para se pensar a realidade social de seu tempo, baseada na revelação divina.
( ) Autores como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino não contribuíram para o acúmulo de conhecimento para a compreensão da realidade social.
 
(X) Os pensadores medievais também contribuíram para um acúmulo de conhecimento sobre as sociedades o que resultou, mais tarde em uma nova ciência: a Sociologia.
Questão 7
São ideias de Durkheim em relação à educação.
Assinale a única alternativa correta
(X) Para Durkheim antes de se saber a função da educação é necessário conhecê-la. O ponto de partida para saber a função que a educação deve ter, é observar a história de forma rigorosa para que se possa definir o que é a educação.
( ) Deve-se primeiro conhecer a função da educação e após estabelecer os objetivos individuais que o educando deve atingir com a mesma.
( ) Durkheim afirma que as ideias e costumes adquiridos através dos amigos nos são transmitidas pelos gerações de adolescentes que nos ensinam como viver na sociedade da qual participamos.
( ) A educação não tem uma função definida e não cumpre papel relevante na construção de uma sociedade.
( ) A educação é definida individualmente exprimindo as necessidades individuais da qual participamos.
Questão 8
A relação entre a religião e a sociedade não se dá por meios institucionais, mas por intermédio de valores internalizados nos indivíduos e transformados em motivos da ação social. A motivação do protestante, segundo Weber, é o trabalho, enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo, e não oganho material obtido por meio dele. Sobre a noção de vocação podemos dizer que:
I. A noção de vocação vinculada a ideia de uma missão dada por Deus desenvolve-se entre os grupos predominantemente protestantes.
II. Ao desenvolver um trabalho profissional o protestante  está mostrando que agrada a Deus, pois a ideia de vocação, para os líderes religiosos, tal qual Lutero, tem um sentido econômico.
III. A ideia de vocação está relacionada a dedicação ao trabalho profissional mundano, ou seja é o trabalho enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.
Com base nas afirmativas anteriores assinale a alternativa correta:
( ) As alternativas I, II e III estão corretas.
(X) As alternativas I e III estão corretas.
( ) Somente as alternativas I e II estão corretas.
( ) Somente a alternativa I está correta.
( ) Somente a alternativa III está correta.
Questão 9
 Durkheim como também Rousseau atribuíram à educação um papel relevante na integração do individuo a sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar às crianças os valores culturais e éticos necessários para a manutenção da normalidade social.
Segundo Durkheim:
Cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível. É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos (DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia)
 
Assinale a alternativa correta. Em conformidade com o seu método, esta afirmação corresponde a:
( ) A responsabilidade pública sobre as instituições educacionais.
(X ) A superioridade e coercitividade do social sobre o individual.
( ) Ao desafio de transformar a educação de forma mais humanizada.
( ) O papel pedagógico libertário que a educação deve cumprir.
( ) A racionalização da educação na sociedade moderna.
Questão 10
No que diz respeito ao conceito e ao papel social daquilo que Durhkheim define como Divisão Social do Trabalho, é correto afirmar que:
I- Quanto maior for a divisão social do trabalho, maior a solidariedade mecânica.
II- Não apresenta nenhuma relação com a coesão social.
 
III- Seu mais notável efeito é o de tornar solidárias as funções divididas.
Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
 
( ) Estão corretas as afirmativas  I e III somente.
( ) Estão corretas as afirmativas  I e II somente.
(X) Está correta a afirmativa III somente.
( ) Está correta a afirmativa  I somente.
( ) Estão corretas as afirmativas I, II e III.

Outros materiais