Buscar

trabalho - CUBISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA: CUBISMO NA EUROPA
“Les Demoiselles d’Avignon” (1907), de Pablo Picasso, marco do Cubismo. (Foto: Flickr)
O QUE É CUBISMO?
Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade
O Cubismo surgiu na França em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.
A importância do cubismo para a história da arte mundial deve-se, principalmente, por romper com os padrões clássicos que existiam naquele período, quando a representação realista da natureza e a perfeição das formas eram as principais marcas estéticas.
Contexto histórico
Em meio à Revolução Industrial que ocorria no século XX, as grandes potências disputavam o poder e havia um sentimento generalizado de mudanças, que influenciou também as artes. 
Os artistas buscavam novas linguagens e novas formas de expressões artísticas, sem o conservadorismo existente até então. Daí o surgimento do cubismo em 1907, com a tela “Les Demoiselles d’Avignon” (As Damas de Avignon), de Pablo Picasso. Nessa obra, que foi considerada um marco inicial desse movimento artístico, a nudez feminina foi retratada de maneira diferente. As formas reais do corpo foram substituídas por figuras geométricas. 
Nessa pintura também é possível perceber as influências africanas e de obras do pós-impressionismo do francês Paul Cézanne, que já representavam a natureza das formas com aspectos geométricos em suas pinturas.
Dessa forma, Picasso, juntamente com o pintor e escultor francês Georges Brasque, fundaram o cubismo. Essa manifestação chegou ao fim em 1914, com a declaração do início da Primeira Guerra Mundial. 
Principais artistas cubistas
Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris, Fernand Léger e Robert Delaunay foram alguns dos principais artistas do cubismo.
Biografia de Pablo Picasso
Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos mais destacados movimentos de arte do século XX.
Pablo Ruiz Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho de José Ruiz Blasco um professor de História da Arte apaixonado por pintura, e de Maria Picasso y López, ainda menino, mostrou seu talento para as artes. Seus primeiros desenhos representavam touradas.
Com 14 anos, ele já pintava com modelos vivos. Em 1896 muda-se com sua família para Barcelona, onde seu pai alugou um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” é aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. O quadro “Dois Patos” é enviado pelo pai para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio oficial do pintor.
Em 1897 Pablo Picasso ingressou na Academia Real de San Fernando, em Madrid, mas logo rejeitou as formas tradicionais da escola e voltou para Barcelona. Em 1900 viaja para Paris e encontra com um industrial catalão que aluga um estúdio para o artista e o põe em contato com um negociante de quadros, que realiza a primeira exposição do pintor, no dia 24 de junho de 1901, fazendo um grande sucesso.
Picasso (1881-1973) foi um dos fundadores do cubismo. Seus anos de vida artística foram marcados por várias fases: a azul (1901-1904) que teve como principal acontecimento a morte de seu amigo Casagemas, o que levou suas obras a apresentarem uma monocromia como forma de expressar sua tristeza; a fase rosa, entre 1904 e 1907, no auge da sua paixão por Fernande, quando ele passou a utilizar desenhos eróticos e sensuais; por fim, o cubismo em 1907, com influências das artes africanas e o uso das formas geométricas.
Outro expoente do cubismo foi Georges Braque (1882-1963). Pintor e escultor francês que fundou o cubismo ao lado de Picasso. Sua vida artística começou cedo, ainda na empresa de pintura decorativa de seu pai. Suas primeiras obras foram expostas no Salão de Independentes em 1906, em Paris. No seguinte, conheceu Picasso com quem se manteve próximo até o início da Primeira Guerra. Em 1915, foi ferido na cabeça e foi agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião da Honra. 
O espanhol Juan Gris (1887-1927) também foi um artista de destaque desse movimento artístico. O pintou passou a usar as características do cubismo a partir de 1912, porém de maneira mais formal, sem a liberdade inventiva adotada por Picasso e Braque. Destaca-se como sua principal contribuição a introdução da visão espaço-tempo por meio da decomposição dos objetos.
Curiosidades sobre o cubismo de Picasso
• O cubismo representou uma ruptura com tudo que Picasso havia estudado nas escolas de artes, como o Realismo.
Seu primeiro trabalho cubista foi “Les Demioselles d´ Avignon”, criado depois do artista fazer uma visita na exposição de Paul Cézanne;
Picasso divide a nome de “pai do Cubismo”com Georges Braque;
A fase Analítica foi desenvolvida por Braque e tem este nome por analisar as formas do modo plano.
Já o período sintético faz referência para as colagens 
Os quadros de Picasso são uns dos mais caros do mundo. O quadro “As Mulheres de Argel” é a obra mais cara já leiloada na história, no valor de 179,3 milhões de dólares.
PERGUNTAS:
1- Em qual século surgiu o cubismo? 
Resposta: Século xx (20)
2- Qual o nome da pintura feita por Pablo Picasso, que foi o marco inicial do cubismo?
Resposta: Les Demoiselles d''Avignon
3-Historicamente o cubismo se dividiu em duas fases, quais foram?
Resposta: Analítico ,onde a cor era moderada e as formas eram  geométricas e desestruturadas pelo desmembramento de suas partes , e a partir de 1912, surge o Cubismo Sintético, onde as cores eram mais fortes e as formas tentavam tornar as figuras novamente reconhecíveis através de colagens realizadas com letras e também com pequenas partes de jornal. 
4- Em que ano o cubismo ganhou lugar no Brasil?
Resposta: Em 1922.
5- Em qual país foi o marco inicial do cubismo?
Resposta: Paris
6-Quais modalidades artísticas participaram do cubismo?
Artes plásticas e literatura.
7-O que fez o cubismo?
Rompeu com a ideia de perfeição estética das formas artísticas.
8-Cite 2 pintores do cubismo.
Pablo Picasso e Georges Braque.
9-Cite as três fases do Cubismo.
Fase Cezannista, Fase Analítica e Fase do Cubismo Sintético.
10- O que é Cubismo? Resposta: Foi um conjunto de movimentos artísticos e culturais europeu, caracterizada pelo uso das formas geométricas.
11- Quantas obras de arte, Pablo Picasso produziu?
Pablo Picasso. Segundo o Guinness Book of Records, o pintor espanhol assinou 13 500 telas, 100 mil gravuras, 34 mil ilustrações em livros e 300 esculturas, ao longo dos seus mais de 80 anos de carreira.

Continue navegando