Buscar

Questões para AV1 (27-04-2020)

Prévia do material em texto

CURSO: PSICOLOGIA
	
	CÓD/ DISCIPLINA: SDE4794
	
	PROFº.: SANDRA MESQUITA
	TURNO: NOITE
	
	TURMA: 
	SALA: 
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): Paulo Rodrigo Borges Barbosa
	
	DATA:20/04/2020 
	AV1 ( X ) – AV2 ( ) – AV3 ( )
	
Questão 01
 Analise a imagem a seguir. 
 
Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.
O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um “nós coletivo” que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum. 
II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.
III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.
IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Justifique sua resposta.
Questão 02
Veja os quadrinhos abaixo e responda as questões apresentadas:
 
Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura. “Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica”. “Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo”. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. 
1- A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique. 
2 – Pode-se afirmar que “é impossível não sermos etnocêntricos”. Justifique.
Questão 03
No pensamento sociológico, a concepção evolucionista do positivismo expressa: 
 
I- Uma visão hierarquizada das sociedades;
II. A crença em uma origem cultural especifica dos grupos sociais;
III. Uma forma adequada de compreensão da diversidade social e cultural;
IV. Uma sucessão de fases ou estágios de desenvolvimento cultural.
V A compreensão das sociedades informada pela teoria evolucionista. 
 
Marque uma letra a seguir que demonstra quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas INCORRETAS.
A) I ; II e V;
B) I e V;
C) II e IV;
D) III e IV 
E) II e III.
Justifique sua resposta.
Questão 04
Leia com atenção o texto que segue e responda o que é solicitado.
Durkheim pretendia tirar a sociologia da esfera da “metafísica abstrata” e inseri-la no âmbito das ciências empíricas, oferecendo um método (As Regras do Método Sociológico) capaz de garantir a objetividade necessária e conduzir a análise de uma ordem específica de fatos colocando a Sociologia no que Comte chamou de “era das especialidades”.
Seguindo a tradição positivista, Durkheim procura delimitar claramente o que é o objeto da sociologia e aponta o reino social, distinto do reino animal e mineral, como sendo o “lugar” desse objeto. Para ele, “a vida social não é outra coisa que o meio moral, ou melhor, o conjunto dos diversos meios morais que cercam o homem.” 
“Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.”
RESPONDA: De que maneira Durkheim define consciência individual e consciência coletiva e como essa diferenciação fundamenta a ideia de que “para fins científicos, os fatos sociais devem ser tratados como coisas exteriores.”
Questão 05
Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade (1975, p.45), “todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade.” Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta. 
 
A) Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual. 
B) A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade. 
C) Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social. 
D) A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem. 
E) A educação atinge a todos de forma heterogênea por isso promove a individualização.
Questão 06
“Diferentemente de outras áreas de conhecimento, as contribuições das Ciências Sociais não são tão evidentes e transparentes aos olhos das pessoas. E isso leva muitos a deduzir apressadamente que aquelas ciências humanas não trazem contribuições práticas ou mesmo significativas para a humanidade, se comparadas às ciências duras e naturais. Talvez isso se explique pela particularidade do tipo de “bem” disponibilizado continuamente pela produção científica nas ciências sociais assumir duas formas; uma geral, civilizatória e outra mais prática, objetiva e concreta. As Ciências Sociais, de um modo geral, para além dos resultados práticos do conhecimento produzido, possuem sua relevância e “serventia” numa singularidade muito própria a elas, a que poderíamos chamar sua contribuição civilizatória à humanidade, qual seja: elas proporcionam um tipo de conhecimento, consciência e inteligibilidade dirigido ao mundo e à vida dos homens e que pode ser incorporado pelas pessoas, grupos e instituições.
De acordo com o texto, desenvolva uma reflexão sobre o papel das ciências sociais no mundo contemporâneo e sobre a contribuição desse conhecimento à formação profissional que escolheram, enfatizando a relação indivíduo/sociedade como fundamental para o entendimento e construção da sociedade.
Questão 07
(Unicentro) “A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros). Os ´outros` podem ser individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos”
(Max Weber. Ação social e relação social. In M.M. Foracchi e J.S Martins. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139).
Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas?
A ( ) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores e ação racional com relação a fins.
B ( ) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional e ação carismática.
C ( ) Ação tradicional, ação afetiva, ação política com relação a valores, ação política com relação a fins
D ( ) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.
E ( ) Ação tradicional, ação emotiva, ação racionalcom relação a fins e ação política não esperada.
Questão 08
Segundo Max Weber, “o termo sociologia está aberto a muitas interpretações diferentes. No contexto usado aqui significará aquela ciência que tem como meta a compreensão interpretativa da ação social de maneira a obter uma explicação de suas causas, de seu curso e dos seus efeitos. Por “ação‟ se designará toda a conduta humana cujos sujeitos vinculem a esta ação um sentido subjetivo. Tal comportamento pode ser mental ou exterior; poderá consistir de ação ou de omissão no agir. O termo “ação social‟ será reservado à ação cuja intenção fomentada pelos indivíduos se refere à conduta de outros, orientando-se de acordo com ela.” 
A partir da definição proposta por Weber, analise sua concepção do objeto e do método sociológico, levando em consideração a natureza “compreensiva” de sua abordagem sociológica e sua proposta de elaboração dos “tipos ideais”.
Bom trabalho!

Outros materiais