Buscar

Ap1 Sociedade e Contemporaneidade ULBRA 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1- Com base na leitura dos temas propostos pela disciplina, quanto a relação entre PODER e INFORMAÇÃO, ilustrada no episódio da série que baseia a ATIVIDADE PRÁTICA 1 é INCORRETO afirmar que:
Como é possível mapear as informações que circulam e direcioná-las, podemos concluir que nada mudou na relação entre informação e poder.
QUESTÃO 2- Ao romperem com os limites de tempo e de espaço as novas tecnologias criam novos espaços de sociabilidade, agora on-line, como por exemplo as redes sociais. Esses espaços guardam algumas características centrais que modificam e complexificam a qualidade das relações sociais que nele se estabelecem. Com base na leitura do capítulo 2 do livro-texto da disciplina (Redes Sociais na Era da Informação e do Conhecimento), podemos afirmar quanto as redes sociais que:
 
I- Tratam-se de espaços públicos que invertem a lógica tradicional de relação entre o que é público e o que é privado, pois as redes sociais trazem o privado para o público e não o inverso, como ocorria com as mídias tradicionais (rádio, televisão, jornal).
 
II- Criam uma nova forma de cultura na convergência entre o social e o tecnológico, um espaço simbólico que reúne pessoas em torno de interesses comuns, comunidades virtuais independentes da distância física.
 
III- São instrumentos tecnológicos que, por suas características inerentes, geram necessariamente um tipo de sociabilidade associada a alienação, desencantamento e individualismo na relação entre os seus usuários.
 
IV- Expressam e fomentam uma nova subjetividade (contemporânea), em que os atores sociais criam performances on-line, auto-narrativas, que por vezes acabam tornando-se produtos a serem consumidos por outros usuários da rede, gerando valor.
Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
QUESTÃO 3-  Diferentemente de como ocorre com o senso comum, na ciência, e sobretudo nas ciências humanas e sociais, utilizamos como instrumentais categorias de análise (conceitos) que funcionam como “óculos”, como lentes que ampliam/aproximam o nosso olhar sobre a realidade, na busca pela maior objetividade possível. Na perspectiva teórica de Manuel Castells a sociedade contemporânea organiza-se em rede, em Rede Dinâmica. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que NÃO apresenta dimensões do conceito de Rede Dinâmica e, portanto, NÃO explica o estágio atual do sistema capitalista na perspectiva desse autor.
Rigidez, controle, relações verticalizadas.
QUESTÃO 4-  A geração digital, que se distingue radicalmente das gerações de todos os tempos, vem desencadeando transformações na educação, especialmente, porque: 
I-             cresceram em um ambiente digital e, por isso, eles contam com a velocidade;
II-            estão acostumados a respostas instantâneas, ininterruptamente;
III-           eles têm na ponta dos dedos, acesso à boa parte do conhecimento do mundo. Para eles, o aprendizado deve acontecer onde e quando quiserem;
IV-          para a geração Internet, ir a uma aula expositiva de um professor em um lugar e horário específicos, em uma sala na qual eles são receptores passivos, alijadosdo acesso a tecnologia, parece algo absolutamente normal e adequado a sua geração digital.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
QUESTÃO 5-  Na Sociedade da Informação, aumenta a importância do papel desempenhado pelo indivíduo na produção do social e das sociedades. Pois, “sem cair na armadilha do determinismo tecnológico, consideramos que a tecnologia é a sociedade, e a sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas” (CASTELLS, 2009). Esse “empoderamento” do (s) indivíduo (s) está relacionado a determinados aspectos que são apontados nas alternativas abaixo.
Assinale a alternativa INCORRETA e que, portanto, não está de acordo com o sentido do parágrafo acima (empoderamento do indivíduo em relação a sociedade):
O papel central que desempenham hoje as mídias de comunicação de massa do tipo um-todos (televisão, rádio, jornais), na formação de opinião dos atores sociais, moldando suas subjetividades.
QUESTÃO 6- Quanto à crise das identidades na sociedade contemporânea, podemos afirmar que:
I- as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.
II- tem origem no impacto das mudanças associadas ao processo de globalização, que “desloca” estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que forneciam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.
III- é fruto do processo de globalização em todas as suas dimensões, pois ao colocar todos os sujeitos em relação, as tecnologias deslocam sentidos pré-estabelecidos e rompem com tradições culturais, gerando incertezas e desestabilizações aos sujeitos.
IV- não ocorre em função do impacto das tecnologias que impõem nova velocidade aos fenômenos. Na verdade, a sociedade contemporânea não é veloz, nem dinâmica, por esta razão os valores são fixos e imutáveis.
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
QUESTÃO 7- Dom Tapscott, em seu livro “A Hora da Geração Digital” (2010), analisa como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando o mundo, das empresas aos governos. Aponta para algumas normas características dessa geração que estão diretamente relacionadas às tecnologias que consomem e que são essenciais para entender como essa geração está modificando o trabalho, o mercado, o aprendizado, a família e a sociedade. Trata-se de uma geração nativa da Internet e que, portanto constrói-se na relação com as novas tecnologias. Dentre as normas que constituem esse padrão geracional destaca-se:
Liberdade, Colaboração e Inovação.
Questão 08- Vivemos hoje um contexto novo de uma sociedade pós-industrial que não é mais a economia de exploração do início de nossa colonização, nem mesmo a economia agroexportadora da primeira metade do século passado ou mesmo a economia industrial recente, mas uma economia que tem:
 no conhecimento e no avanço tecnológico extraordinário sua principal mola propulsora para o desenvolvimento.
QUESTÃO 09- Com base na leituras dos textos propostos (referencial teórico dos autores) bem como nas discussões  em sala de aula é correto afirmar que:
I- Na perspectiva de Castells, a internet traz felicidade, pois amplia duas áreas centrais fundamentais para a felicidade dos indivíduos: a sociabilidade e o empoderamento.
 
II- As relações humanas e sociais são relações de disputa e dominação de um (uns) em relação a outro (os): etnias, gênero, grupos, classes sociais.
 
III- Informação é fonte de poder, logo quando muda a forma como se produz e se reproduz as informações o poder estabelecido é colocado em tensão, em xeque.
 
IV- Há duas formas clássicas de dominação: a violência física e/ou a violência simbólica. Ambas caminham juntas, pois, “moldar mentalidades é mais eficaz do que “torturar corpos”.
 
Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.
QUESTÃO 10- É neste contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento que o filósofo Stephen Kanitz aponta para a importância de termos Vigilância Epistêmica para lidarmos com o excesso de informação sem fundamento epistêmico a que estamos expostos hoje, nesse tempo de empoderamento dos indivíduos que encontram nas novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) um meio para disseminar suas opiniões. Na esteira dessa discussão é correto afirmar que:
 
I- a ciência funciona como a religião, é baseada na fé e presa a valores morais individuais, de como o mundo e as pessoas devem ser, daí seu potencial.
II- o que diferencia o saber científico de outras formas de saber, como o saber popular (senso comum), a arte e a religião é a necessidade de demonstração/comprovação na realidade, através da coleta de dados.
III- não se deve separar ciência de religião, pois ambas operam na mesma lógica:  da certeza, dos dogmas, da emoção e da verdade absoluta. É por isso quemilitância política, pregação religiosa e ciência são sinônimos na sociedade da informação e do conhecimento.
IV- o acesso universal a informação potencializado pela Internet, não acaba com a importância da ciência, ao contrário pois estamos hoje expostos, mais do que nunca, a formadores de opinião desqualificados e a “espertos” pregando mentiras (fake news).
Estão corretas as afirmativas II e IV.

Outros materiais