Buscar

Acupuntura e Auriculoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acupuntura e Auriculoterapia
1) Considerando o tratamento com acupuntura em um paciente que apresenta cotovelo de tenista, como seria o processo terapêutico segundo a acupuntura sistêmica e auriculoterapia?.
R: Auriculoterapia: é uma técnica em que se usa o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central, estimulando pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.
Pontos na aurícula necessários para o tratamento de Epicondilite Lateral:
Fígado, Baço, Hélix 2, Cotovelo e Nervo occipital menor.
 Acupuntura sistêmica: o tratamento é realizado pela infiltração de finas agulhas em pontos específicos na pele, visando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxante muscular, com massagens adicionadas aos exercícios de alongamento progressivo dos extensores do punho e fortalecimento muscular dos extensores. Acupuntura é uma forma de tratamento das dores da epicondilite lateral, e também medial, com sua ação analgésica, anti-inflamatória e relaxante muscular, permite auxiliar na recuperação das crises dolorosas, com melhora de funcionalidade e amplitude de movimento dos cotovelos.
2) Acerca dos Sang Fu (órgãos internos) e seu funcionamento, descreva como são organizados e sua importância
R: Zang Fu são divididos em duas fases, o Zang que são os órgãos sólidos (Coração, Fígado, Baço, Pulmões e Rins) e Fu que são os órgãos vazios (Vesícula, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Bexiga e Sanjião), seu funcionamento fisiológico são estocar as substâncias essenciais, receber e digerir os alimentos distribuindo e excretando. Com a grande importância a ajudar o sistema fisiológico funcionar com mas facilidade e qualidade.
3) Acerca da Teoria dos Meridianos (Jing Luo), os Jing Mai ou Canais Principais quantos são e qual sua importância
R: São 12 canais principais (Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Pâncreas/ Baço, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rim, Vesícula Biliar, Sexi/Pericardio e Triplo Aquecedor. Estes canais funcionam todos interligados, formando pares que se unem em determinados pontos que ao se conectarem aos órgãos e vísceras, levam os nutrientes por onde passam.
4) Descreva o fluxo de energia do corpo humano, pelo escopo da medicina tradicional chinesa
R: Na tradição médica chinesa, não se trata de doença, mais sim de restabelecer os fluxos de energia vital responsáveis pela manutenção da saúde. De acordo com a tradição chinesa, o universo é por consequência a vida humana é composta pela interação das três energias do céu, homem é a terra, constituída o que no taoísmo denomina-se o homem equilíbrio. O Sistema tradicional chinês foi desenvolvido através da observação da natureza esse modelo oriental apresenta alguns pilares básicos que devem ser estendidos, como a TEORIA do Yin Yang desenvolvida a parti da observação dos dias e noites segundo essa teoria, a saúde vem do equilíbrio dinâmico destas forças se tornando fundamental para alcançar a saúde. Por isso que para haver a doença é necessário um desequilíbrio fundamental do Yin e Yang e que no corpo, os canais os elementos o sangue e todo esse trajeto pela observação do corpo, mente, cútis, olhos, língua, nariz, orelha, boca, pulso constituem formas importantes para o diagnóstico utilizando na MTC.
5) O que são substâncias fundamentais, disserte sobre as mesmas
R: As substâncias fundamentais também conhecida como substâncias amorfa, é um dos componentes da matriz extracelular, extinto em conjunção com diferentes tipos de proteínas fibrosas para a forma. É um termo para designar os componentes não- celulares da matriz, contendo as fibras. Não é normalmente visível em lâminas para visualização microscópicas, visto ser removida durante o processo preparatório. A substância fundamental tradicionalmente não inclui o colagénio, mais inclui todos os outros componentes proteináceos, incluindo os proteoglicanos, proteínas da matriz e de maneira mais prevalente, a água. Os componentes não colagénicos da matriz variam de acordo com o tecido onde se encontram pode ser viscosa e hidrofílica, ou seja, é capaz de atrair água. Composta por molécula carregadas eletricamente, nomeadamente proteoglicanos e glicosaminoglicanos e glicoproteínas como lamina e fibronectina. A água presente serve como meio de difusão para os gases e para os metabólicos, dos vasos sanguíneos até as células e vice-versa e na substâncias fundamental o tecido que tecido conjuntivo e as células estão envoltos e se da o seu desenvolvimento é o seu ambiente metabólico.
6) A constipação é uma queixa bastante comum nos ambulatórios de acupunturiatria, tanto como queixa principal quanto como queixa secundária. Acerca desse tema, como pode ser feita uma abordagem clínica sob a ótica da auriculoterapia
R: É causada por acúmulo de calor nos intestinos ou consumo exagerado dos líquidos intestinais, que pode ser decorrente de duas etiologias: Vazio relacionado aos distúrbios de Qi e Xue (energia e sangue), ou Plenitude consequente de uma alimentação muito temperada e quente, isto é, agressão do calor perverso ou de um desequilíbrio entre Qi e o Jing Ye (energia e líquido orgânico). Desta maneira o peristaltismo do intestino grosso é afetado, resultando na retenção do bolo fecal. 
7) Diferentemente dos utensílios rudimentares antigos tais como estiletes de madeiras, hoje são utilizados diversos materiais na prática da Auriculoterapia, cite-os e comente sua aplicação
R: Agulhas filiformes – agulhas em forma de antena com cabo diferenciado de aço ou cobre.
Proporcionam ação intensa sobre os pontos auriculares, porém não prolongada.
Agulhas semipermanentes – agulhas em forma de tachinhas que ficam na orelha por
tempo variável, em média 5 dias. Possuem ação menos intensa que as anteriores, porém
contínua. Não são reaproveitáveis. Possuem diversos tamanhos; o uso vai depender da
ação desejada, tonificação, sedação ou harmonização. Tonificação 1,5mm.
Harmonização 1,8mm. Sedação 2,0mm. Existe ainda de tamanhos menores ou maiores,
mas a regra geral é: as maiores de 1,8mm sedam e as menores tonificam.
Agulhas Akabani – são agulhas descartáveis com 5,0mm de comprimento e são inseridas
horizontalmente na orelha a fim de estimular vários pontos com uma só agulha e de uma
só vez. Permanecem no pavilhão auricular pelo mesmo tempo anterior, as
semipermanentes.
Sementes de mostarda – são utilizadas no lugar das agulhas semipermanentes,
permanecendo nas orelhas pelo mesmo tempo que as anteriores. É importante salientar
que esse material precisa ser estimulado para que haja efeito terapêutico.
Esferas de prata – permanecem na orelha, podem ou não ser reutilizadas, sua função é a
sedação do ponto auricular.
Esferas de ouro – permanecem na orelha, podem ou não ser utilizadas, sua função é a
tonificação do ponto auricular.
8) O exame de pulso trata-se de uma forma de diagnóstico, no qual o acupunturista, através de seus dedos, busca e toca a artéria do paciente e examina as manifestações do pulso com o objetivo de conhecer a evolução da doença. Disserte a respeito dos tipos de pulso e seu significado clínico
R: Os níveis de Pulso considerados são: Superficial, Médio e Profundo.
Em nível Superficial, observamos o Qi dos órgãos Yang, como Coração e Pulmão, quando são afetados por condições exteriores, como por exemplo, invasões de vírus, bactérias e de outros micro organismos patogênicos
No Pulso Médio, é observado a energia do Sangue (Xue), a qual se relaciona as Energias do Estômago e Baço.
Em nível Profundo é sentido a Energia dos órgão Yin, especificamente do Rim, que são chamadas de condições interiores. Ou seja, há órgão internos afetados.
9) Quais os principais tipos de problemas que podem ser tratado pelo uso da auticuloterapia
R: Dores crônicas e agudas, agindo como analgésico Ansiedade e depressão (como parte de umtratamento geral)
Distúrbios funcionais digestivos, como náuseas e vômitos
Vícios diversos, incluindo tabagismo 
Alergias, incluindo rinite alérgica 
Auxílio na recuperação motora 
Patologia funcional urogenital.
10) São conhecidas duas correntes de auriculoterapia a Chinesa e a Francesa, quais as semelhanças e diferenças entre cada uma delas
R: A semelhança é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc . A grande diferença entre a escola francesa e a escola chinesa é sua cartografia, ou seja, seus mapas auriculares são diferentes, pois foram criados baseados em diferentes premissas. A escola francesa usa para tratamento agulhas convencionais, agulhas semipermanentes (ASP), infravermelho, laser, massagens auriculares etc. Já a chinesa utiliza mais sementes, cristais e as próprias agulhas.

Outros materiais