Buscar

gestão de politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

o:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649501) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23619788
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
	2.
	A gestão de políticas públicas foi aperfeiçoada com a adoção de uma importante etapa: a reforma gerencial do Estado. A sociedade ganhou maior participação nas decisões, e as atividades receberam um formato descentralizado de administração. Diante dessa mudança, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma particularidade da reforma gerencial do Estado:
	 a)
	O foco é o controle das atividades por resultado.
	 b)
	O objetivo é a burocratização do sistema para evitar despesas.
	 c)
	As decisões políticas e administrativas passam a ser centralizadas.
	 d)
	A utilização de vários níveis hierárquicos.
	4.
	O tema de planejamento urbano também está contemplado na Constituição Federal Brasileira. Sua regulamentação, enquanto política urbana, ocorreu em julho de 2001. A função dessa política pública é explicitamente relacionada à promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades. Sobre o planejamento urbano, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma de suas diretrizes gerais:
	 a)
	Cooperação entre governos, promoção do investimento privado e dos demais setores da sociedade no processo de urbanização, desde que atendidos, primeiramente, os interesses da entidade federal.
	 b)
	Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.
	 c)
	Gestão democrática limitada, isto é, a população poderá acompanhar os planos de desenvolvimento urbano via associações representativas de vários segmentos, porém sem participação na formulação destes.
	 d)
	A oferta de equipamentos ou fatores urbanos e comunitários e o transporte e serviços adequados aos interesses das comunidades locais ficam a cargo das iniciativas privadas.
	6.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema público que surgiu pela ação do Estado, com a necessidade de promover a saúde pública para toda a população. Diante deste contexto, uma ação tomada pelo Estado para a resolução de um problema social é característica de qual conceito?
	 a)
	Política institucional.
	 b)
	Política pública.
	 c)
	Política educacional.
	 d)
	Política privada.
	8.
	A gestão das políticas públicas exige questões ou demandas sobre as prioridades das populações e a disponibilidade dos recursos. Para isso, a gestão deve apresentar desafios a serem superados, que estão relacionados ao próprio gerenciamento e, especificamente, ao tema público, ou seja, à administração pública. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na globalização, a mídia, as novas formas de comunicação, as políticas macroeconômicas e a sustentabilidade ambiental estariam afetando apenas indiretamente a elaboração de políticas públicas no século atual.
	 b)
	Sobre a realização das políticas públicas, sua abrangência equivale à efetiva realização dos direitos constitucionais. Assim, representaria a efetiva garantia do Estado Democrático de Direito e também uma eficiente administração pública.
	 c)
	Para cada demanda ou necessidade nova de uma população ou período, é necessário abrir mão de uma demanda antiga, para que se renove e atualize, inclusive as estratégias e os agentes envolvidos.
	 d)
	As políticas públicas tem exercido um papel crescente no setor público quanto à promoção de bem-estar das sociedades ao longo do tempo. Entretanto, fatores econômicos e sociais, atrelados ao desenvolvimento, não interferem no sucesso dessas políticas.
	10.
	"O sistema nacional de monitoramento de água potável é vergonhosamente inadequado para detectar a ameaça de substâncias nocivas. No mês passado, visitamos uma pequena comunidade rural no Norte do Brasil para ver como os agrotóxicos afetam as pessoas no campo. O Brasil, uma potência em agricultura industrial, é um dos maiores consumidores de agrotóxicos no mundo. Culturas como a de soja, de milho, de algodão e de cana-de-açúcar são cultivadas com enormes quantidades de agrotóxicos (...).
Moradores que conhecemos temem os danos que podem decorrer dos agrotóxicos e a retaliação que podem sofrer caso denunciem essa situação. Pediram-nos inclusive para não publicar o nome da comunidade - disseram que um fazendeiro, dono da plantação nas redondezas, havia ameaçado um membro da comunidade por organizar um abaixo-assinado pela redução da pulverização de agrotóxicos. A plantação do fazendeiro alcança casas, seus pequenos jardins e um pequeno campo de futebol; e a área termina a apenas cinco metros do poço utilizado pela comunidade para obter água potável. Hoje é o Dia Mundial da Água. Água potável segura é um direito humano, incluindo o direito das pessoas saberem o que tem na água que estão bebendo. Sabemos que os resíduos de agrotóxicos podem escoar com a água da chuva pela superfície e atingir aquíferos que são muitas vezes fonte de água potável".
No texto, é possível identificar um problema de atividade econômica que gera uma externalidade negativa em comunidades, ocasionando danos que vão além da redução do bem-estar. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta quais atribuições do Estado nesse quesito, que mais se relacionam com o problema em questão:
FONTE: Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/22/opinion/1521719118_790598.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Adequação dos instrumentos de política econômica, tributária e financeira e dos gastos públicos aos objetivos do desenvolvimento urbano, de modo a privilegiar os investimentos geradores de bem-estar geral e a fruição dos bens pelos diferentes segmentos sociais.
	 b)
	Simplificação da legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo e das normas edilícias, com vistas a permitir a redução dos custos e o aumento da oferta dos lotes e unidades habitacionais, e isonomia de condições para os agentes públicos e privados na promoção de empreendimentos e atividades relativos ao processo de urbanização, atendido o interesse social.
	 c)
	Ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar: a) a utilização inadequada dos imóveis urbanos; b) a proximidade de usos incompatíveis ou inconvenientes; c) o parcelamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado com relação à infraestrutura urbana e a deterioração das áreas urbanizadas.
	 d)
	Garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer (...); ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar: a poluição e a degradação ambiental e a exposição da população a riscos de desastres (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012).
	12.
	(ENADE, 2015) A literatura especializada costuma apresentar o processo de Políticas Públicas como um ciclo, conforme apresentado a seguir:
1- Definição de agenda - percepção e definição das questões públicas.  
2- Formulação - diagnóstico e desenho de possíveis soluções.
3- Implementação - produção de bens e oferta de serviços.
4- Avaliação - análise e resultados e impactos (decisão sobre continuidade).
Problemas e demandas sociais.
Considerando o papel do gestor público e os aspectos relacionados a Políticas Públicas, avalie as afirmações a seguir:
I- A formação da agenda governamental é influenciada pelas características próprias das instituições do Poder Legislativo, responsáveis pela elaboração das políticas públicas.
II- Em um Estado democrático de direito, compete ao governo, aos diversos grupos de interesse e à sociedade como um todo a responsabilidade pelo desenho das Políticas Públicas, processo no qual cada responsável terá maior ou menor influência, conforme as coalizões políticas estabelecidas.
III- Na fase da implementação de uma Política Pública, em razão das escolhas realizadas pelos participantes do processo político,podem-se constatar resultados ineficientes e aumento de desigualdades sociais, o que constitui um dos custos da intervenção governamental no processo de formulação de Políticas Públicas.
IV- A questão de como implementar Políticas Públicas capazes de promover a inclusão social com eficácia e eficiência em países como o Brasil é crucial para a gestão pública. Nesse sentido, devem ser buscadas práticas derivadas de modelos tanto gerenciais, que procuram isolar as decisões de fatores políticos, quanto participativos, que permitem integrar, nos processos de gestão, os segmentos sociais objeto das políticas.
É correto o que se afirma em:
FONTE: BRASIL. Controladoria-Geral da União. Manual da metodologia para avaliação da execução de programas do governo. Brasília, 2015.
	 a)
	I e IV, apenas.
	 b)
	II e IV, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I e III, apenas.

Continue navegando