A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL I ANALISE DA POLÍTICA EXTERNA 2

Pré-visualização | Página 3 de 4

está correta, já que para os realistas clássicos o Estado garante sua sobrevivência e segurança a partir de mecanismos, sendo um deles, a guerra. A afirmação III está correta, porque as articulações externas, ou não, do Estado se pautariam em parte pela natureza egoísta e individualista do indivíduo. A afirmação IV está incorreta porque a ausência de controle no cenário externo força a priorização da agenda particular de cada Estado.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 2. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 2: APE e o Realismo.
Questão 7/10 - Análise de Política Externa
Leio o texto abaixo:
“Um dos desafios que põe à prova acadêmicos de Relações Internacionais desde o término da II Guerra Mundial é a elaboração de teorias que combinem alcance explicativo, coerência e parcimônia. Kenneth Waltz, um dos mais destacados pensadores de Relações Internacionais ainda vivo, é lembrado por ter tentado superar esse desafio – especialmente com Theory of International Politics. Com essa obra, Waltz tentou formular uma teoria sistêmica das Relações Internacionais, ficando reconhecido por ser fundador da corrente de pensamento que se convencionou chamar neo-realismo”.
 
Fonte: RESENDE, Carlos Augusto Rollemberg de. Resenha da obra “O Homem, o Estado e a Guerra: uma análise teórica” (aut. WALTZ, Kenneth N, 2004). Rev. bras. polít. int. vol.47 no.1 Brasília. 2004, p. 185. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbpi/v47n1/v47n1a09.pdf>.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a tese central da teoria neorrealista de Kenheth Waltz:
Nota: 10.0
A	O caráter hierárquico do sistema internacional possibilita que os relacionamentos entre os Estados se baseiem na sua posição na economia internacional. Consequentemente, a divisão entre centro e periferia se consolida como o principal ordenamento da política internacional.
B	O caráter anárquico do sistema internacional faz com que os relacionamentos entre os Estados sejam pautados pela constante luta pelo poder. Em consequência, o ordenamento bipolar da política internacional torna as relações internacionais mais estáveis, corroborando para a manutenção do status quo.
Você acertou!
Uma segunda vertente realista, a do neorrealismo, foi elaborada por Kenneth Waltz buscando apoio em modelos positivistas. Um dos principais pontos defendidos por Waltz é a de que a bipolaridade sistêmica evita conflitos e rupturas no cenário internacional, sendo a partir dessa bipolaridade que se teria a manutenção do status quo (Castro, 2012, p. 327). Waltz também trata da questão anárquica do cenário internacional, utilizando essa realidade como uma justificativa para o comportamento de “vigilância” aplicado pelos Estados. As decisões estatais nesse cenário seriam guiadas a partir de sua capacidade de poder. Waltz viria a argumentar que a posição de defesa não precisaria ser uma constante caso fosse garantido o equilíbrio de poder internacionalmente (Nanci, Pinheiro, 2019, p. 33).
Referência: Rota de aprendizagem da aula 2. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 2: APE e o Realismo.
C	O caráter individualista do sistema internacional provoca relações entre os Estados marcadas por padrões de amizades e inimizades. Consequentemente, é imprescindível para o ordenamento a criação de organizações internacionais e a imposição de mecanismos coletivos de resolução de conflitos.
D	O caráter cooperativo do sistema internacional faz com que os relacionamentos entre os Estados sejam marcados pela solidariedade. Em consequência, a política internacional é ordenada de acordo com decisões coletivas e sistemas jurídicos compartilhados entre os Estados.
E	O caráter nacionalista do sistema internacional faz com que a interação entre os Estados se paute pela proximidade entre as suas identidades e valores. Em consequência, a organização da política internacional se caracteriza pela constituição de múltiplos polos ideológicos e culturais distintos.
Questão 8/10 - Análise de Política Externa
Leia o texto abaixo:
“Como visto no Tema 2 da primeira aula da disciplina de Análise de Política Externa, o Realismo tinha seu foco de análise no Estado e seu comportamento. O Estado como sendo ator central teria como maior preocupação sua própria segurança e, para isso, colocava boa parte da sua atenção nas questões de defesa nacional. Essa perspectiva realista guia o olhar do pesquisador para determinados pontos e comportamentos do Estado no cenário internacional. Em contrapartida, o Liberalismo surge em um momento onde se passou a questionar a visão Realista até então predominante, trazendo uma outra forma de observar o cenário externo.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 2. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 3: APE e o Liberalismo.
 
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Análise de Política Externa, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal diferença entre a teoria liberal em relação ao realismo:
Nota: 10.0
A	Diferente do realismo, o Estado não é entendido como um ator monolítico pelas teorias liberais, de modo que elas concedem um espaço mais alargado em suas análises a outros atores com capacidades decisórias na arena internacional.
Você acertou!
Uma das principais diferenças entre a visão Realista e a Liberal se dá na concepção de Estado como ator unitário. O Liberalismo dará maior espaço para outros atores que não só os Estados-nação. De acordo com Castro (2012, p. 338), “o liberalismo não desconsidera a importância do Leviatã (Estado), porém, enxerga outras forças pulverizadas juridicamente guiadas no interior e no exterior dos Estados que possuem papel legitimante nas Relações Internacionais”. Compreende-se que o Estado passaria a dar espaço para outros atores, mas sem perder sua importância no cenário internacional. Além disso, o Liberalismo também apresentará outra argumentação em relação aos conflitos internacionais.
Referência: Rota de aprendizagem da aula 2. Análise da Política Externa com a profa. Prof.ª Bruna Leal Barcellos. Tema 3: APE e o Liberalismo.
B	Diferentemente do realismo, as teorias liberais defendem que as empresas transnacionais são os atores mais importantes nas relações internacionais, de modo que a atuação dos Estado está inteiramente pautada nos interesses dessas empresas.
C	Contrariamente às teorias realistas, para as teorias liberais as Organizações Internacionais adquirem maior capacidade decisória do que os Estados Nacionais na política internacional e, por conseguinte, são mais relevantes do que esses últimos.
D	Diferente da teoria realista, as análises do internacional propostas pelas teorias liberais privilegiam a observação das ideias e das identidades frente às relações econômicas e as correlações de força entre os Estados na política internacional.
E	Diferentemente do realismo, as teorias liberais se concentram em analisar o caráter hierárquico do sistema internacional, entendendo que os Estados se organizam de acordo com o sistema econômico.
Questão 9/10 - Análise de Política Externa
Leia o texto a seguir:
“A abordagem das políticas públicas por meio da elaboração de tipologias se inscreve na tradição weberiana de considerar “tipos ideais”. Nesta perspectiva, Lowi (1966, 1972) escreveu seus textos sobre políticas públicas nos Estados Unidos, em contexto institucional muito diverso do contexto brasileiro. A análise proposta por Lowi é relevante na medida em que apresenta uma tipologia de políticas públicas e permite observar os atores, os estilos, bem como as arenas em que transcorrem os processos de negociação tanto para a formulação quanto para a implementação de políticas públicas”.
Fonte: LIMONTI, R. M.; PERES, U. D.; CALDAS, E. L. Política de fundos na educação e desigualdades municipais no Estado de São Paulo: uma análise a partir das arenas políticas de Lowi. Revista de Administração Pública, v. 48, n. 2, p. 389-409,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.