A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Ação Supervisora

Pré-visualização | Página 1 de 1

niciado em
	domingo, 25 Out 2020, 17:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 25 Out 2020, 17:40
	Tempo empregado
	20 minutos 41 segundos
	Avaliar
	4,67 de um máximo de 10,00(47%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Dermeval Saviani:
(    ) O autor critica a Escola Tradicional, afirmando que ela surgiu com o objetivo de superar o Antigo Regime, baseando-se nas conquistas da Revolução Francesa. Esta propunha a universalização do ensino para transformar os súditos em cidadãos esclarecidos: a escola seria o remédio para esse problema ao difundir um ensino centrado e organizado em torno da figura do professor, e ao minimizar o déficit intelectual causado pela falta de instrução.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
(   ) Tendência Liberal Tradicional - Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Tradicional possui duas versões: a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais.
(    ) Tendência Liberal Renovada - Na concepção renovada progressista, a escola deve ajustar-se às necessidades do indivíduo e ao meio social em que ele está inserido, tornando-se mais próxima da vida. Essa tendência é também conhecida como Pedagogia Nova, Escola Nova ou ainda Escolanovismo. A concepção renovada não diretiva atribui à escola o papel de formar atitudes e, para isso, está mais preocupada com os aspectos psicológicos que com os aspectos pedagógicos ou sociais (SCHRAMM, 2007).
(    ) Tendência Liberal Tecnicista - A tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos institucionais para conseguir o comportamento adequado pelo controle do ensino por meio da tecnologia educacional – o professor é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.
Escolha uma:
a. V, F, F.
b. F, V, V. 
c. V, F, V.
d. V, V, V.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas conseqüências perversas, a saber:
Escolha uma:
a. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.
b. todas as alternativas corretas.
c. A sociedade passou a atribuir a escola e a sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.
d. Incutiu a idéia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas. 
e. Cada atividade didática passou a ter momento e local próprios para ser realizada, dentre outras.
Questão 4
Parcialmente correto
Atingiu 0,67 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Dermeval Saviani (2001) fala de dois grandes grupos de tendências pedagógicas, e propõe ainda uma terceira. Associe as alternativas:
	Proposta por Saviani, ressalta que os dois primeiros grupos explicam a marginalização pela forma de relação entre Educação e sociedade.
	Resposta 1 
	Incluem a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista, que consideram a Educação como uma panaceia milagrosa, capaz de erradicar a marginalidade da sociedade
	Resposta 2 
	Incluem a Teoria do Sistema como Violência Simbólica (proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu), a Teoria da Escola como Aparelho Ideológico do Estado – AIE (enunciada por Antonio Gramsci e Louis Althusser) e a Teoria da Escola Dualista (originada das pesquisas de C. Baudelot e R. Establet sobre a escola na França), nas quais a Educação aparece como fator agravante, responsável pela marginalidade por meio da discriminação
	Resposta 3 
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao falar dessa tendência pedagógica, Libâneo (1985, p. 70) afirma que:
(     ) A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos toma o partido dos interesses majoritários da sociedade, atribuindo à instrução e ao ensino o papel de proporcionar aos alunos o domínio de conteúdos científicos, os métodos de estudo e habilidades e hábitos de raciocínio científico, de modo a irem formando a consciência crítica face às realidades sociais e capacitando-se a assumir no conjunto das lutas sociais a sua condição de agentes [...] de transformação da sociedade e de si próprios.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Parte inferior do formulário
Teoria crítica da Educação
Teorias não críticas
Teorias crítico-reprodutivistas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.