A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Simulado AV1 Introducao antigo testamento

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disc.: INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO   
	Aluno(a): BARBARA FERREIRA FIGUEIRO DOS SANTOS
	202001116001
	Acertos: 8,0 de 10,0
	25/10/2020
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	As obras Fílon de Alexandria permitem conhecer mais do contexto filosófico e religioso do período em que o Novo Testamento foi escrito. Sobre ele  é correto dizer que:
I. Foi um pensador, nascido na Alexandria, que mesmo judeu teve excelente educação grega.
II. Foi influenciado por correntes de pensamento helênicas, como o Platonismo e o Aristotelismo.
III. Suas Reflexões abarcaram temas como o Lógos, para o qual era um demiurgo.
IV. O estudo sobre sua obra é importante para a pesquisa neotestamentária.
		
	
	Estão corretas somente III e IV
	
	Estão corretas somente II e IV
	
	Estão corretas somente II, III
	
	Estão corretas somente I,II e III
	 
	Todas estão corretas
	Respondido em 25/10/2020 17:55:19
	
	Explicação:
Fílon escreveu sobre Teologia e Cosmologia utilizando conceitos gregos e judaicos. É muito conhecido por suas reflexões acerca do Lógos, Sophia e da natureza de Deus.  
 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca do Cânon do Novo Testamento, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Na crítica Textual, o critério decisivo para a confiabilidade de uma variante é sua antiguidade.
	
	Devido aos paralelos com a tradição sinótica, alguns estudiosos defendem a tese de que o Evangelho de Tomé foi escrito antes dos Evangelhos canônicos.
	
	A autoria paulina de Efésios é contestada até os dias atuais.
	
	O Método Genealógico baseado na coerência objetiva gerar através de um programa de computador estatísticas para formular um fluxograma dos testeμnhosancestrais¿edostesteμnhosancestrais¿edostestemunhos descendentes¿, de modo a compor uma árvore genealógica dos manuscritos.
	
	Os manuscritos mais antigos foram escritos em Papiros, uma espécie de papel feitas a partir das folhas de um tipo de junco do pântano.
	Respondido em 25/10/2020 17:56:45
	
	Explicação:
A Carta aos Efésios, teve sua autoria muito questionada. A tradição atribuiu a Paulo a escrita dessa carta, mas desde o século XVI, isso é objeto de muita discussão, sendo que atualmente a maioria dos estudiosos acreditam tratar-se de uma carta não-paulina. Destaca-se pela avançada Eclesiologia. já apresentando características de um catolicismo primitivo.
 A antiguidade do manuscrito não é o principal critério para a Crítica Textual, mas a qualidade em detrimento da quantidade e a genealogia dos manuscritos, as citações indiretas do texto e avaliar as influências externas. 
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca da formação do Cânon do Novo testamento, marque a alternativa correta
		
	 
	Entre os critérios utilizados para definir a canonicidade de um livro estavam os da Apostolicidade, da ortodoxia e da leitura na liturgia das comunidades
	
	O Catalisador para a formação de um cânon foi Eusébio, que rejeitava o Antigo testamento e fez uma lista que incluía o Evangelho de Lucas, Atos dos Apóstolos e as cartas paulinas.
	
	Marcião defendia a canonicidade do Evangelhos Sinóticos e de João.
	
	A Tese de Bauer afirma que nem sempre o Cristianismo foi diversificado, mas que o fenômeno das Heresias só surgiu a partir do século II.
	
	O Cânon de Muratori é a mais antiga lista a conter os 27 livros considerados canônicos atualmente
	Respondido em 25/10/2020 18:05:55
	
	Explicação:
Marcião, que rejeitava o Antigo Testamento, elaborou uma lista que incluía o Evangelho de Lucas, Atos dos Apóstolos e as cartas paulinas. Foi combatido principalmente por Justino Mártir. E a partir daí a Igreja viu a necessidade de elaborar uma lista canônica oficial.
O Cânon Muratoriano é uma harmonização dos quatro evangelhos canônicos feita por Taciano, no século II.
Walter Bauer afirmava que o Cristianismo sempre foi diverso, desde suas origens, e que o conceito de Ortodoxia é posterior às chamadas heresias.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Há quatro evangelhos no cânon usados pelas Igrejas cristãs até hoje. Três deles contêm muitos paralelos entre si. Por isso, é quase unanimidade entre os estudiosos que esses evangelhos usaram as mesmas fontes e convencionou-se chamá-los de evangelhos sinóticos. Assinale a alternativa que apresente corretamente esses evangelhos.
		
	 
	Mateus, Marcos e Lucas.
	
	Paulo, Marcos e Lucas.
	
	Mateus, Pedro e Lucas.
	
	Mateus, João e Lucas.
	
	Mateus, Marcos e João.
	Respondido em 25/10/2020 18:09:36
	
	Explicação:
Mateus, Marcos e Lucas são considerados evangelhos sinóticos, uma vez que eles contêm muitos paralelos entre si.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A respeito dos Escritos Joaninos, Brown, em seu livro "A Comunidade do Discípulo Amado", reconstituiu a história da comunidade joanina em quatro fases. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dessas fases:
- O Evangelho foi redigido, por volta de 90 d.C. A comunidade se muda da Palestina para, provavelmente, Éfeso. No contexto helenístico, passaram a ter uma postura mais universalista e também a se diferenciar dos outros cristãos. Foi nesse período que se desenvolveu a Alta Cristologia, Jesus como o "Eu Sou" e como Deus.
- A comunidade é absorvida pela Igreja Apostólica no início do Século II. Foi provavelmente nesse período que o capítulo 21 foi escrito.
- Aceitavam Jesus como o Messias da linhagem de Davi, e a esse grupo acrescentaram-se samaritanos, com uma teologia anti-Templo de Jerusalém e identificando Jesus como o novo "Moisés". Foram expulsos da sinagoga pelos líderes judeus.
- Momento em que as epístolas foram escritas, a comunidade enfrenta uma divisão. Muitos não aceitam a divindade ou a humanidade de Cristo e saem da comunidade. Esses são chamados de "anticristos" nas cartas.
		
	
	Primeira Fase, Quarta Fase, Terceira Fase, Segunda Fase.
	 
	Terceira Fase, Primeira Fase, Quarta Fase, Segunda Fase.
 
	
	Terceira Fase, Quarta Fase, Primeira Fase, Segunda Fase.
 
	
	Segunda Fase, Primeira Fase, Quarta Fase, Terceira Fase.
 
	 
	Segunda Fase, Quarta Fase, Terceira Fase, Primeira Fase.
 
	Respondido em 25/10/2020 18:55:14
	
	Explicação:
Segunda Fase, Quarta Fase, Terceira Fase, Primeira Fase. Essa é a sequência correta das fases mencionadas no enunciado.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Trata-se de um recurso bastante utilizado no Evangelho de Lucas, é um recurso no qual se empregam termos que podem gerar diferentes interpretações. A partir da afirmação feita, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Ambiguidade.
	
	Aliteração.
	
	Ironia.
	
	Pleonasmo.
	
	Metáfora.
	Respondido em 25/10/2020 18:35:48
	
	Explicação:
A ambiguidade foi um recurso bastante utilizado no Evangelho de Lucas, é um recurso no qual se empregam termos que podem gerar diferentes interpretações.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A respeito das Cartas de Paulo enviadas aos Coríntios, analise as afirmações a seguir:
I - As primeiras conversões ao Cristianismo em Corinto provavelmente foram as da família de Estéfanas, chamadas por Paulo de "Primícias da Acaia" (1 Co 16,15). Eles eram da classe alta, comerciantes.
II - Paulo também cita Crispo (1 Co 1,14), o qual Atos 18,8 identifica como principal da sinagoga, título de honra concedido em gratidão por algum feito ou presente, então certamente também era abastado.
III - Em 1 Coríntios 1,26, Paulo afirma que não havia na comunidade muitos sábios aos olhos dos homens, nem muitos poderosos. Não havia muitos da elite, mas também não muitos da classe baixa.
IV - A Igreja em Corinto era composta por uma maioria de origem pagã, de vários estratos sociais, mas sem grandes magnatas nem escravos do campo, que constituíam os extremos da pirâmide social da época.
Estão corretas somente as afirmações:
		
	
	II e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	Respondido em 25/10/2020 18:55:09
	
	Explicação: