Buscar

Apol 2 Fundamentos de Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O estruturalismo é um leque de propostas que que confluem todas no protesto comum contra a centralidade ética, política e religiosa do eu. O estruturalismo pretende explicar o homem; e, ‘explicando-o’, proclama sua morte. As ciências humanas o teriam matado: elas seriam ciências apenas deixando de ser humanas” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. VII. São Paulo: Paulus, 2005, p. 81). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir sobre o estruturalismo, assinalando incorreta.
	
	A
	Segundo o estruturalismo, o sujeito está determinado pelas leis da estrutura social ao qual o mesmo pertence e, dessa forma, ele não é livre.
	
	B
	O estruturalismo questiona o subjetivismo do existencialismo que imagina que o ser uma é livre para ser o que quiser ser.
	
	C
	O estruturalismo não se constitui, como os próprios pensadores assim classificados, numa corrente ou doutrina filosófica, mas, sim, numa atitude epistemológica diante do mundo.
	
	D
	Segundo o estruturalismo, apesar de estar preso a uma estrutura social, o ser humano é capaz de construir sua história.
Questão 2/10 - Fundamentos de Filosofia
Sobre o conceito de ideologia é correto afirmar:
	
	A
	Para o filósofo e político francês Destutt de Tracy, a ideologia seria a ciência que estuda as ideias: ideo + logia.
	
	B
	Para Marx, o operário deixa nas mercadorias que produz, parte de sua existência, não somente em sentido temporal, mas, até mesmo, ontológico; por isso, no sistema capitalista, as mesmas lhe pertencem.
	
	C
	A ideologia, em seu sentido positivo, é um instrumento de dominação de uma classe sobre outra.
	
	D
	Segundo Marx, na sociedade capitalista, para a ideologia manter essa coesão social, faz uso de violência física para manter tal condição.
Questão 3/10 - Fundamentos de Filosofia
Sobre o nascimento da burguesia é correto afirmar:
	
	A
	A sociedade medieval se caracteriza pela centralização de espaços e de poderes nas mãos dos reis e, os senhores feudais, lhes deviam obediência irrestrita.
	
	B
	O clero, a partir do momento em que o catolicismo foi elevado à condição de religião oficial do Império Romano, possuía tanto o poder espiritual sobre os medievos, quanto, posteriormente, político e econômico.
	
	C
	Durante o período medieval, toda e qualquer atividade que estimulasse o acúmulo de riquezas ou preocupação com as questões materiais era encorajado e não era considerado como pecado.
	
	D
	A união dos reis com a burguesia não será mais forte do que a união com a nobreza, já que, enquanto essa vai adquirindo riqueza, ao mesmo tempo em que aquela também vai acumulando a partir de suas atividades econômicas.
Questão 4/10 - Fundamentos de Filosofia
Sobre a relação entre capital e trabalho não é correto afirmar:
	
	A
	Em sentido econômico, capital, juntamente com terra e trabalho, é um fator de produção
	
	B
	Em sentido ontológico, trabalho é uma ação humana, intencional e sobre a natureza ou realidade, dispendendo energia física e intelectual, para extrair dessa mesma realidade ou natureza, aqueles bens materiais e imateriais necessários à sua reprodução também material e imaterial.
	
	C
	No sentido material, trabalho é o tipo de ação onde a energia física – desgaste de músculos e nervos – é muito maior do que o dispêndio de energia mental – conhecimento, intelecto, animus.
	
	D
	O trabalho imaterial é aquele onde a energia mental é menos utilizada do que a física.
Questão 5/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “A relação entre voces e res, entre linguagem e realidade, que está no centro dos estudos gramaticais e da dialética, constitui o elemento essencial da questão dos universais, vivamente debatida no século XII por suas implicações linguísticas, gnosiológicas e teológicas. O problema dos universais, com efeito, diz respeito à determinação do fundamento e do valor dos conceitos e termos universais – por exemplo, ‘animal’, ‘homem’ – aplicáveis a uma multiplicidade de indivíduos” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. I. São Paulo: Paulus. 2005, p. 188). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa incorreta.
	
	A
	Os filósofos medievais não trouxeram problemas novos à Filosofia. Apenas trataram de maneira teológica as questões tratadas pela filosofia grega.
	
	B
	Grande parte dos debates filosóficos do período medieval diz respeito ao problema dos universais, isto é, se os conceitos existem realmente ou se são meras palavras utilizadas para explicar algo.
	
	C
	Para os filósofos medievais, a origem de todo o conhecimento é Deus, que o revela aos padres doutores por meio do Espírito Santo.
	
	D
	Segundo os padres doutores da Igreja Católica medieval, a Bíblia é a verdadeira fonte de conhecimento, que deve ser interpretada à luz da fé e não a razão
Questão 6/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O pragmatismo nasceu nos Estados Unidos nas últimas décadas do século passado [XIX], e sua força de expressão, tanto na América quanto na Europa, chegou a seu ponto máximo nos primeiros quinze anos de nosso século. Do ponto de vista sociológico, o pragmatismo representa a filosofia de uma nação voltada com confiança para o futuro, enquanto do ponto de vista da história das idéias ele se configura como a contribuição mais significativa dos Estados Unidos à filosofia ocidental” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. VI. São Paulo: Paulus, 2005, p. 80). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
1. (  ) O pragmatismo é uma corrente filosófica que adota pelos menos dois critérios como validação da verdade de algo: a experiência e a utilidade.
2. (  ) O pragmatismo filosófico parte de um fundamento racionalista metafísico da realidade para justificar-se na experiência.
3. (  ) Segundo o filósofo e psicólogo William James, uma ideia é verdadeira quando nos apresenta um resultado prático, útil e imediato.
4. (  ) Segundo os filósofos pragmatistas, as verdades científicas são eternas pois que passaram pelo crivo da experiência.
5. (  ) Segundo o educador e filósofo John Dewey, a validade de uma ideia está condicionada à sua capacidade de solucionar problemas do cotidiano.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, F, F
	
	B
	F, V, F, V, F
	
	C
	F, V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F, V
Questão 7/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O positivismo é o movimento de pensamento que dominou parte da cultura europeia em suas expressões não só filosóficas, mas também políticas, pedagógicas e literárias (é este o período do verismo e do naturalismo) desde cerca de 1840 até os inícios da primeira guerra mundial. Os traços de fundo do ambiente sociocultural que o positivismo interpreta, exalta e favorece são: uma substancial estabilidade política, o processo de industrialização e desenvolvimentos por vezes portentosos da ciência e da tecnologia” (REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. V. São Paulo: Paulus, 2005, p. 287). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
	
	A
	A revolução industrial europeia aconteceu graças ao progresso científico e tecnológico desenvolvido a partir da filosofia positivista.
	
	B
	O Terceiro Estado – Positivo – é uma superação dos anteriores – Teológico e Metafísico. Nele, a ciência terá um papel supremo, na medida em que a mesma será a responsável pela explicação das leis da natureza.
	
	C
	A influência do Positivismo foi tamanha que, as ciências físicas, químicas e biológicas adotaram os métodos da Sociologia, para explicar os fenômenos naturais.
	
	D
	Segundo a teoria frenológica do médico alemão Franz Joseph Gall, faculdades mentais determinariam a constituição orgânicado cérebro.
Questão 8/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “O existencialismo ou filosofia da existência é a vasta corrente filosófica contemporânea que se afirma na Europa logo depois da Primeira Guerra Mundial, impõe-se no período entre as duas guerras e se desenvolve ainda mais e se expande até tornar-se moda principalmente nas duas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial. Assim, se consideramos o tempo de seu nascimento e de seu crescimento, é fácil perceber que o existencialismo expressa e leva à conscientização a situação histórica de uma Europa dilacerada física e moralmente por duas guerras; de uma humanidade europeia que, entre as duas guerras, experimenta em muitas de suas populações a perda da liberdade, com regimes totalitários” ((REALE, Giovanni. História da Filosofia. Vol. VI. São Paulo: Paulus, 2005, p. 215). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir sobre o existencialismo, assinalando a correta.
	
	A
	Quando ainda no século XIX, Soren Kierkegaard afirma que o ser humano é um ser singular, ele lança as bases do existencialismo.
	
	B
	Segundo o existencialismo, a essência precede a existência, que é determinada pelas condições históricas do sujeito.
	
	C
	Segundo o existencialismo, o indivíduo é responsável somente por sua existência e não pela dos demais seres.
	
	D
	Segundo o existencialismo, como Deus existe, nada é permitido.
Questão 9/10 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “Ao idealismo da primeira metade do século XIX se segue o positivismo, que ocupa, mais ou menos, a segunda metade do mesmo século, espalhado em todo o mundo civilizado. O positivismo representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo âmbito imanentista do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenômeno. ‘O fato é divino’, dizia Ardigò. A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo” (O Positivismo – Auguste Comte. Disponível em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/comte.htm>. Acesso em 21 de julho de 2016. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando a afirmativa correta.
	
	A
	Apesar de sofrer forte influência do empirismo, segundo o Positivismo, o verdadeiro conhecimento tem origem na razão, que determina como o real deve funcionar, a partir do momento em que determina suas leis.
	
	B
	Por seu caráter abstrato e metafísico, a Filosofia tem papel supremo e preponderante no pensamento Positivista.
	
	C
	A partir de suas explicações científicas da realidade, em que a ordem e o progresso são bens supremos, o hedonismo e o utilitarismo são condenados pelo Positivismo.
	
	D
	Para o Positivismo, a Filosofia, a partir da influência das ciências empíricas, poderá tornar-se em transformadora do mundo.
Questão 10/10 - Fundamentos de Filosofia
Sobre o nascimento da modernidade não é correto afirmar:
	
	A
	Durante a Idade Médio, a diversidade de pesos e medidas, bem como a fragmentação do poder dificultava a realização de atividades comerciais.
	
	B
	Durante a Idade Média, a razão humana era compreendida como uma extensão do poder divino.
	
	C
	Com o renascimento cultural e o humanismo, a razão adquire autonomia e torna-se subjetiva, isto é, é o sujeito mesmo que conhece, e não o conhecimento que lhe é revelado.
	
	D
	A Reforma Protestante iniciada no século XVI reafirma os valores medievais e defende a cobrança de indulgências, bem como torna mais rigorosa a ação da Inquisição.

Outros materiais