Buscar

Falsidade documental

Prévia do material em texto

falsidade documental (297 CP)
- Exemplo do atestado médico 
Dois tipos de falsidade documental: 
I- Falsidade Material: aquela falsidade que diz respeito à forma do documento (aspectos exterior/extrínsecos dos documentos)
II- Falsidade Ideológica: também chamada de falsidade ideal ou intelectual, é aquela que diz respeito ao conteúdo dos docs. (pois a forma é verdade) (o que é falso é seu conteúdo e não sua forma).
Conceito de documentos para fins penais:
- Todo escrito, salvo, na hipótese de troca de fotografias (ex: cnh, rg - a não ser que o use com má-fé e sua manipulação, principalmente para induzir pessoas à erro). Todo escrito atribuído autor determinado, é preciso conhecer de onde o documento emana para aferir sua autenticidade. Essa autoria corresponde de onde o documento provém e não ao autor do crime.
- Documento é todo escrito atribuído a um autor determinado, dotado de relevância jurídica (o documento tem que trazer um fato juridicamente relevante) e que possua valor probatório (produzir efeitos no mundo jurídico por si só).
- Nem sempre o fato de um documento ser oriundo de um órgão federal irá atrair a competência da Justiça Federal.
A competência ocorrerá quando a infração atingir bens, serviços ou interesses da união
Súmula 546 do STJ - a competência para processar e julgar o crime de uso de documento falso é firmada em razão da entidade ou órgão ao qual foi apresentado o documento público, não importando a qualificação do órgão expedidor. (súmula 546, terceira seção, julgado em 14/10/2015, DIE 19/10/2015)
(Justiça Comum é de natureza residual).
Art. 297 - o objeto material do art. 297 do cp é o documento público, sendo este aquele elaborado por funcionário público no exercício da função. (Documento público é todo o qual emana de ser elaborado por funcionário público no exercício da função – definido esse funcionário no art.327). O 297 é crime comum, pode ser praticado por qualquer pessoa).
Art. 327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.
CUIDADO: Existem também os denominados docs. públicos por equiparação (art. 297, § 2º). Um exemplo desse parágrafo 2, são os de endosso, como os cheques , notas promissórias e duplicatas mercantis, e as ações de sociedade comercial e livros mercantis, são de efeitos contáveis e o testamento particular pois envolve sucessão e transmissão;
São documentos particulares que, por conta da sua importância para a sociedade, o legislador resolveu atribuir a natureza jurídico de documento público.
O rol previsto no art. 297, § 2º, é taxativo (não comporta ampliação, sob pena de ocorrer em analogia in malam partem).
Objeto material do art. 297 abrange tanto documentos formalmente e substancialmente públicos, como também documentos formalmente públicos, mas de interesse privado.
Basicamente, o art. 297 pune três condutas:
I - falsificação total: é aquela que o documento nasce integralmente como obra/produto do falsário. (ex: tudo criado integralmente um atestado médico, com obra de atuação desse indivíduo)
II - falsificação parcial: é aquela em que o falsário, partindo elementos verdadeiros, cria também um documento falso 
III - alteração, a qual ocorre quando o falsário se vale de um documento verdadeiro preexistente e o altera para transformá-lo em algo diverso do original (se aproveita de documento verdade que se encontra produzindo efeitos no mundo jurídico e altera o documento para que ele retrate alto diferente da realidade; ex: mudar a foto da rg).
O art. 299 do cp (falsidade ideológica) - pressupõe alguém que tenha legitimidade para inserir conteúdo (não havendo legitimidade, haverá falsidade material).
O art. 299 do cp (falsidade ideológica) pressupõe alguém que tenha legitimidade para inserir conteúdo e o faz inserindo conteúdo falso (falsidade material, por ser mais grave, absorve falsidade ideológica)
O 297 goza de autonomia, ou seja, não é absorvido por demais crimes anteriores ao crime.
Exemplo do caso de criar caso de legitimidade, como o roubo do carro e a tentativa de torna-lo legitimo, com documentos muitas vezes reais, ocorre o concurso de crimes (nessa hipótese, o que vai acontecer o concurso material de crimes).
Art. 311 do cp - adulteração de chassi
Quaisquer sinais identificadores de veículo que sejam adulterados pode configurar o art. 311 (numeração da placa, cor do veículo, número de chassi ou do motor)
No art. 311, o objeto material é o veículo adulterado nos seus elementos identificadores, todavia, se houver também no documento do veículo, haverá ainda o art. 297

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes