Buscar

ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES DISCURSIVA

Prévia do material em texto

1.
	Para verificar o andamento da empresa, os gestores podem se utilizar da análise de diversos índices, calculados com base nas informações retiradas de suas demonstrações contábeis. Um desses itens visa demonstrar os dias que a empresa demora, em média, para pagar suas compras. O índice do Prazo Médio de Pagamento das Compras - PMPC - é do tipo "quanto maior, melhor", mantidos constantes os demais fatores, porém desde que o seu volume de fornecedores não seja alto por atraso nos pagamentos. No entanto, há limitações na utilização desse índice. Disserte sobre essas limitações do PMPC.
	Resposta Esperada:
Podem ser citados como limitações aspectos como sazonalidade, questões de atraso nos pagamentos aos fornecedores, ou até mesmo fornecedores que possuem créditos não registrados. Além disso, as épocas de encerramento das demonstrações contábeis também podem causar distorção no índice.
	2.
	A Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC -, antes da Lei nº 11.638/07, não era obrigatória no Brasil, exceto para alguns casos específicos, por exemplo, para as empresas de energia elétrica. Com o advento da Lei nº 11.638, em dezembro de 2007, a elaboração da DFC passou a ser obrigatória. Disserte sobre o objetivo da DFC.
	Resposta Esperada:
A DFC tem como objetivo trazer informações sobre as movimentações efetuadas em dinheiro (pagamentos e recebimentos) ocorridos em um determinado período (geralmente de 1 ano). Esta demonstração fornece informações relevantes para a análise da solvência da organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes