A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Suporte Basico A vida - Questionario 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Correta	O trauma é a terceira causa mais comum de morte, sendo entendido como uma doença de caráter endêmico na sociedade moderna. Sendo doença, foram estabelecidas estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação com o intuito de reduzir morbimortalidade. Pelo mesmo motivo, foram estabelecidos os picos temporais de morte, descrevendo três picos. Aponte a alternativa que descreve os três picos temporais:
Resposta Selecionada:	
e. Morte imediata, morte prematura e morte tardia.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Correta	O traumatismo cranioencefálico (TCE) representa uma alta prevalência nas situações de emergência seja em decorrência de acidentes automobilísticos ou sequelas físicas permanentes a outros tipos de acidentes. Desta forma, o conhecimento dos diversos traumas encefálicos e a melhor abordagem de tratamento, são fatores essenciais para o sucesso no primeiro atendimento. Assim, avalie as alternativas e escolha a que apresenta todos estes tipos de traumas:
Resposta Selecionada:	
e. Concussão, contusão, hematoma cerebral (epidural e subdural), subaracnóideo e intraparenquimatoso.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Durante o primeiro atendimento da vítima de trauma cervical, o socorrista deverá ficar atento a sinais como:
Resposta Selecionada:	
c. Alteração do nível de consciência, dor ou sensibilidade na região cervical e alterações motoras e sensitivas.
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Correta	As fraturas podem ser classificadas como fechadas (há lesão do tecido ósseo, mas sem lesão do tecido tegumentar) e expostas (há lesão tegumentar com aparecimento de tecido ósseo). Os sinais e sintomas vão variar entre estes dois tipos de fraturas, apresentando alguns componentes diferenciais como tipo de dor e possibilidade de infecção. Caberá ao socorrista, realizar a triagem e conduzir o atendimento conforme protocolo já estabelecido, diferenciando a abordagem no tipo de fratura fechada e aberta. Aponte a alternativa que estabelece corretamente as duas abordagens:
Resposta Selecionada:	
b. Fratura fechada: compressas de gelo e fratura exposta: cobrir com compressas.
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Leia atentamente o texto:
“O coração é um órgão oco, que possui a função de bombear o sangue pelo corpo. Este órgão possui quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos. O sangue chega da grande circulação pela veia cava no átrio direito.”
Baseado no texto acima escolha a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
a. Quando o sangue chega ao átrio direito, significa que ele está carregado de CO2 e que esta etapa faz parte da circulação sistêmica.
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Correta	“A pressão arterial é a força que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos e é regida por três fatores: a força do coração, o diâmetro do vaso e o volume de sangue circulante. Quaisquer alterações em um destes fatores, poderá alterar o valor da pressão arterial” (GUYTON, 2011).
Baseado no texto e no seu conhecimento sobre o choque podemos concluir que:
Resposta Selecionada:	
d. No choque hipovolêmico, a tendência é que a pressão arterial diminua devido ao volume circulante ter um comprometimento no choque.
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
Correta	“A angina é uma dor característica, em aperto ou como um peso na região retroesternal, que se irradia para pescoço, membros superiores e tórax anterior. Pode ser acompanhada de sudorese, palidez, falta de ar e sensação de morte iminente. A dor que não cessa após 15 minutos (apesar do uso de medicamentos) pode ser indicativa de lesão miocárdica”.
Analise a situação clínica acima e escolha a opção que descreve corretamente como deveriam ser os “primeiros socorros” a um paciente que apresentasse os sinais e sintomas descritos no texto:
Resposta Selecionada:	
e. Acionar o sistema APH, realizar CAB inicial, questionar a vítima sobre episódios anteriores e orientar mastigar duas aspirinas, aguardar socorro, se houver rebaixamento do nível de consciência, iniciar manobras de RCP.
Pergunta 8
0 em 0,5 pontos
Incorreta	Em caso de acidentes com escorpiões, o procedimento correto é:
Resposta Selecionada:	
b. Elevar o membro afetado e lavar o local afetado com água e sabão.
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
Correta	Os acidentes causados por queimaduras são os que acometem a pele e causam as lesões mais devastadoras que o corpo humano pode sofrer. Neste tipo de acidente, o corpo libera mediadores celulares e humorais que determinam a alteração da permeabilidade capilar, metabólica e imunológica, levando a distúrbios hidroeletrolítico, desnutrição e infecção. (COSTA et. al., 1999, p. 181).
O atendimento à vítima de queimadura vai ter o protocolo modificado a depender do tipo de acidente. Escolha a alternativa que informa todos os tipos de acidentes causados por queimadura:
Resposta Selecionada:	
e. Podem ser de primeiro, segundo e terceiro grau, por inalação, queimaduras químicas, térmicas e elétricas.
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
Correta	O afogamento caracteriza um acidente em que a vítima corre risco de morte por sufocação atribuída à asfixia causada pela aspiração de líquidos. Quanto à segurança do socorrista neste tipo de acidente, é sabido que ele não poderá intervir se:
Resposta Selecionada:	
c. Se o socorrista não souber nadar ou não estiver seguro da estrutura geográfica do espaço aquático.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.