Buscar

PROVA ELETRONICA PSICOLOGIA UNIDOMBOSCO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
3 / 3 pts
(ENADE 2017 – PEDAGOGIA)
Lev Semenovitch Vygotsky, psicólogo russo, elaborou sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Esse pressuposto teórico, conhecido como teoria Histórico-Cultural, apresenta como questão central a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com o contexto social.
Considerando os pressupostos da teoria vygotskiana, avalie as afirmações a seguir:
I - O desenvolvimento cognitivo é produzido no processo de internalização da interação social com a cultura.
II - Ao acessar a língua escrita, o indivíduo se apropria das técnicas inerentes a este instrumento cultural, modificando suas funções mentais superiores.
III- A apropriação da linguagem específica do meio sociocultural transforma os rumos do desenvolvimento individual.
IV - O desenvolvimento das funções psíquicas superiores decorre de funções existentes no indivíduo.
VI - A educação sistemática e organizada pode contribuir com o processo de aquisição dos sistemas de conceitos científicos, o que modifica a estrutura do pensamento do indivíduo.
É correto apenas o que se afirma em: I, II, III e V 
 
 
Pergunta 2
3 / 3 pts
A respeito das Concepções de Aprendizagem estudadas, analise as sentenças a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( V ) A teoria Inatista ou Apriorista defende que as possibilidades para a obtenção do conhecimento são inatas a todos os homens, isto é, hereditárias e predeterminadas.
( V ) Os empiristas consideram a mente como uma lousa vazia, em que, os conhecimentos trazidos pelos sentidos vão sendo decalcados e escritos.
( V ) A perspectiva interacionista defende que o processo de conhecimento é dinâmico e busca a interação entre sujeito e objeto, a fim de estabelecer relações recíprocas entre eles. 
Pergunta 3
 3 pts
Para Vygotsky, os conceitos são construções culturais internalizadas pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento.
Considerando o posicionamento de Vygotsky acerca dos conceitos, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( F ) As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
( V ) A escola desempenha um papel muito importante na formação de conceitos de um modo geral, e dos científicos em particular.
( V ) A instituição escolar, proporciona ao aluno um conhecimento sistemático sobre aspectos que não estão associados ao seu campo de visão ou vivência direta, possibilitando que o indivíduo tenha acesso ao conhecimento construído e acumulado pela humanidade.
( V ) O aprendizado escolar exerce significativa influência no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, justamente na fase em que elas estão em amadurecimento.
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
Para Vygotsky, a aprendizagem é considerada um aspecto necessário e fundamental no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
I - O desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que realiza num determinado grupo cultural, a partir da interação com outros indivíduos.
II - Ênfase na natureza social do processo de aprendizagem.
III - Aprendizagem cognitiva: ênfase nos elementos anteriores: a natureza social do processo e a Zona de Desenvolvimento Proximal.
É correto o que se afirma em: I, II e III . 
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
Vygotsky tinha como objetivo, uma nova Psicologia, que ultrapassasse as limitações das visões mecanicistas e idealistas da época.
A seguir, com base no extrato de texto acima, classifique as sentenças que se relacionam com as tendências mecanicistas e idealistas da época. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), para cada uma das alternativas abaixo:
( V ) baseada na filosofia empirista - concebia a Psicologia como uma ciência natural que deveria se deter na descrição das formas exteriores de comportamento.
( V ) baseada na filosofia idealista, entendia a Psicologia como ciência mental, acreditando que a vida psíquica humana não poderia ser objeto de estudo da ciência objetiva, já que era manifestação do espírito.
( V ) a análise dos processos mais elementares, ignorando os fenômenos complexos da atividade consciente, especificamente humana.
( F ) a concepção baseada na filosofia idealista ignorava as funções mais complexas do ser humano e detinha-se na descrição objetiva de tais fenômenos.
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
“Vygotsky trabalha com teses dentro de suas obras nas quais são possíveis descrever como a relação indivíduo/ sociedade em que afirma que as características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem são simplesmente resultados das pressões do meio externo. Elas são resultados das relações homem e sociedade, pois quando o homem transforma o meio, na busca de atender suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo” (COELHO&PISONI, 2012, p.149).
 Leia as assertivas abaixo e identifique aquelas que têm relação com o pensamento do autor, acerca das características humanas.
I. A criança nasce apenas com as funções psicológicas elementares.
II. As funções psicológicas elementares transformam-se em funções psicológicas superiores, sendo estas o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presente.
III. O desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro que indica, delimita e atribui significados à realidade.
Assinale a alternativa que corresponde à sua análise:V V V
Pergunta 7
3 / 3 pts
Com relação à concepção Apriorista, os representantes dessa corrente concebem o homem como produto de sua própria biologia, com pouca ou nenhuma influência do ambiente.
Leia as assertivas abaixo e analise-as sob o ponto de vista da concepção Apriorista de aprendizagem.
( V ) Sendo a escola parte do ambiente, ela teria pouca influência sobre o desenvolvimento humano.
( V ) A ideia que a inteligência é inata levou psicólogos a desenvolverem testes para avaliar a capacidade mental das crianças.
( V ) Para os psicólogos que investigaram a relação dos genes com o comportamento humano, a maturação biológica das capacidades e habilidades intelectuais, seguiria uma sequência geneticamente predefinida.
 
Pergunta 8
0 / 3 pts
Sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvido por Vygotsky, é correto o que se afirma em:
I - É a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.
II- É onde são executadas tarefas como projetos cooperativos, nos quais trabalham crianças com diferentes níveis cognitivos.
III - Refere-se às conquistas já consolidadas, ou seja, aquilo que a criança faz sozinha.
IV - Diz respeito aquilo que a criança é capaz de fazer com ajuda de outro.
É correto o que se afirma em:I II E VI 
 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
A vida e obra de Vygotsky desvelam a congruência existente entre aquilo que foi produzido e as experiências de vida do próprio autor que viveu em um momento histórico e social bastante conturbado.
I - O contexto em que o autor viveu contribui para entender os rumos do seu trabalho, considerando que suas ideias e principais teorias foram desenvolvidas na União Soviética, na ocasião da Revolução Russa de 1917.
II – As premissas de sua obra revelam a intenção em produzir conhecimento sobre a Psicologia, a partir da perspectiva do materialismo histórico dialético.
III – Para compreender o contexto e as razões do direcionamento da obra de Vygotsky, suas ideias centrais e contribuições, será útil ao leitor saber um pouco da sua biografia, do percurso intelectual e das condições da sociedade e da psicologia na época.
IV – As ocorrências históricas e sociais, na Rússia pós-revolucionária, pouco
influenciaram as produções de Vygotsky naquele período.
Estão corretas apenas as sentenças:I II III
 
Pergunta 10
3 / 3 pts
Na concepção de Piaget, é necessário definir a inteligência como função e como estrutura.
I – Enquanto função, a inteligência deve ser vista como adaptação, ou seja, os processos da inteligência têm como finalidade a sobrevivência do sujeito no meio em que está inserido, modificando-o se necessário for ou se modificando para melhor se adaptar a esse meio.
II – Do ponto de vista estrutural, a inteligência é uma organização, ou melhor, ela é uma organização de processos que está associada a níveis de conhecimento.
III – A inteligência é entendida como uma organização em que o seu desenvolvimento se dá por acúmulos de informação.
Estão corretas apenas as sentenças:I E II
OUTRA PROVA ELETRONICA 2
IGUAL 
Pergunta 2
3 / 3 pts
Vygotsky concebe que o desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética.
Sobre a concepção de desenvolvimento e aprendizagem para Vygotsky, classifique as sentenças a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( V ) A aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
( V ) A aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança características humanas não-naturais, mas formadas historicamente.
( V ) A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança.
Pergunta 3
 / 3 pts
A concepção interacionista defende que o processo de conhecimento é dinâmico e busca a interação entre sujeito e objeto, a fim de estabelecer relações recíprocas entre elas. Essas relações provocam mudanças tanto no sujeito quanto no objeto a ser conhecido.
Leia as assertivas abaixo e analise-as sob o ponto de vista da perspectiva interacionista.
I. Para os interacionistas não existe conhecimento anterior à ação do sujeito sobre os objetos, as coisas e o mundo.
II. É necessário a inter-relação entre indivíduos e o meio em que vivem para o desenvolvimento das atividades, a fim de despontar as ideias.
III. O ambiente que nos cerca contribui fortemente para que se forme nossa personalidade, nosso jeito de ser e nossa inteligência.
É correto o que se afirma em:I II III
 
Pergunta 4
3 / 3 pts
A Psicologia do Desenvolvimento é uma área da Psicologia, interessada em investigar as principais características do desenvolvimento humano, procurando entender quais são os aspectos que mais se evidenciam em cada um dos períodos do desenvolvimento e “procurando descrever e explicar as mudanças que ocorrem nos modos de pensar, sentir e agir ao longo da vida” (Cória-Sabini, 1997, p.10). De acordo com essa mesma autora, os campos de estudos da Psicologia do Desenvolvimento se dividem da seguinte maneira:
I – Consiste na descrição da gênese das condutas psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais, e do processo de mudança dessas condutas ao longo da vida.
II – Refere-se à descoberta dos fatores, mecanismos e processos responsáveis pelo aparecimento das condutas e das mudanças.
III – Diz respeito ao estabelecimento de períodos críticos no processo de desenvolvimento.
Estão corretas apenas as sentenças:I II III
 
Pergunta 5
3 / 3 pts
De acordo com Giusta (2013), Piaget estava interessado em fornecer um quadro de referência para a compreensão do sujeito epistêmico, entendido como possibilidade humana de conhecer, possibilidade que é assim, humano-genética.
Considerando as informações apresentadas, bem como, as colocações de Câmara (2015) sobre os estágios do desenvolvimento segundo Piaget, avalie as afirmações a seguir:
 I - Para o psicólogo interacionista suíço, o desenvolvimento cognitivo se divide em quatro estágios, que denominou fases de transição.
II - Em cada estágio desenvolvem-se estruturas cognitivas características.
III - Cada estágio vivido representa um acúmulo de informações para o que virá depois.
IV -Partindo das estruturas que construíram em estágios anteriores, as crianças avançam para a etapa seguinte.
É correto apenas o que se afirma em:I II IV
 
Pergunta 6
3 / 3 pts
Piaget identificou 4 estágios de desenvolvimento. “Os quatro estágios foram denominados de:
Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal. Por sua vez, para um estudo mais detalhado, os estágios foram subdivididos em níveis”. [...] “Os estágios significam, ainda, que existe uma sequência e uma sucessão no desenvolvimento da inteligência e que esse desenvolvimento passa, necessariamente, por cada um destes estágios”. (PÁDUA, 2009, p.28)
Sobre o Período Sensório-Motor, analise as assertivas abaixo:
I. É o período da "inteligência prática" porque é uma fase do desenvolvimento cognitivo onde a criança não usa a linguagem.
II. É o período em que a criança emprega apenas as suas ações e percepções.
III. Nesse período ocorrem construções cognitivas importantes deste estágio, são as noções de causalidade e a diferenciação entre meios e fins.
É correto apenas o que se afirma em:I II III
 
Pergunta 7
3 / 3 pts
Com relação ao Estágio Sensório-Motor e Projetivo é correto o que se afirma em:
 I. Estabelecimento das ligações necessárias entre sensações e movimentos, marcha (espaço locomotor).
II. Exploração sensório-motora do mundo físico; exploração e coordenação de espaços.
III. Linguagem: no início subjetiva, optativa, mas também realista; possibilidade de objetivação dos desejos.
IV. O ato mental projeta-se em atos motores (“projetivo”), o pensamento precisa dos gestos.
V. Inaptidão para agir diretamente sobre a realidade exterior.
É correto apenas o que se afirma em:I II III
 
 
Pergunta 8
0 / 3 pts
Wallon descreve sobre os Estágios do desenvolvimento humano, detalhando características inerentes a cada um deles. Sobre o Estágio do Personalismo, que ocorre aproximadamente entre os 3 aos 6 anos de idade, analise as assertivas abaixo:
I. Avanços no plano da inteligência (devidos à consolidação da função simbólica e à diferenciação da personalidade).
II. Construção da consciência de si por meio das interações sociais.
III. Interesse pelas pessoas.
IV. Retorno da predominância das relações afetivas.
V. Crise de personalidade: a criança torna-se voluntarista e negativista; movimento de alternância; por necessidade de autoafirmação, idade negativista do “não”, do “eu”, do “meu”.
É correto apenas o que se afirma em: II, III , IV e V 
 
Pergunta 9
3 / 3 pts
Vygotsky valoriza o papel da escola, reconhecendo que a “escola se torna importante a partir do momento que dentro dela o ensino é sistematizado, sendo atividades diferenciadas das extraescolares e lá a criança aprende a ler, escrever, obtém domínio de cálculos, entre outras, assim expande seus conhecimentos”. (COELHO&PISONI, 2012, P.149). Embora reconheça a importância do papel da escola, Vygotsky também chama a atenção sobre que escola é essa e a sua responsabilidade no sentido de possibilitar o acesso da criança ao saber mais elaborado. Neste sentido, analise as assertivas abaixo:
I. O fato do aluno ficar ouvindo e memorizando conteúdos, não basta para se dizer que o aprendizado ocorreu de fato, o aprendizado exige muito mais do que isso.
II. O trabalho pedagógico deve estar associado à capacidade de avanços no desenvolvimento da criança, valorizando o desenvolvimento potencial e a Zona de Desenvolvimento Proximal.
III. A escola deve estar atenta ao aluno, valorizar seus conhecimentos prévios, trabalhar a partir deles, estimular as potencialidades dando a possibilidade deste aluno superar suas capacidades e ir além ao seu desenvolvimento e aprendizado.
É correto o que se afirma em:I II III
 Pergunta 10
3 / 3 pts
Conhecer as fases de transição e/ou os estágios de desenvolvimento pelas quais a criança vive, segundo Piaget, contribui para:
I – A compreensão da gênese da capacidade cognitiva entendendo-a como um processo de estruturação e reestruturações
progressivas da ação.
II – Aproxima-nos da linha de pensamento de Jean Piaget.
III – A compreensão de que a “sequência” dos estágios de desenvolvimento é válida para todas as crianças.
É correto apenas o que se afirma em:I II III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais