Buscar

AP1 APRENDIZAGEM E CONTRELE MOTOR

Prévia do material em texto

Iniciado em
	Thursday, 8 Oct 2020, 15:54
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Thursday, 8 Oct 2020, 16:23
	Tempo empregado
	29 minutos 6 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Vale ressaltar que a aquisição de uma habilidade não depende da instrução ou iniciação precoce, mas correlaciona-se com a prática e aprendizagem no momento oportuno (período crítico). O conceito de período crítico em aprendizagem baseia-se na noção de que:
Escolha uma:
a. Qualquer período, durante o crescimento e desenvolvimento, são ótimos para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, visto que este é determinado pela idade cronológica e ainda pelo estado maturacional do sistema nervoso central.
b. Todos os períodos, durante o crescimento e desenvolvimento, são ótimos para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, visto que este é determinado, independente da idade cronológica e do estado maturacional do sistema nervoso central.
c. Durante o crescimento e desenvolvimento, somente um período é caracterizado como ótimo para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, visto que este é determinado pela idade cronológica e ainda pelo estado maturacional do sistema nervoso central.
d. Certos períodos, durante o crescimento e desenvolvimento, são ótimos para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, visto que este é determinado pela idade cronológica e ainda pelo estado maturacional do sistema nervoso central. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Considerando o material estudado, assinale o item que aborda corretamente Controle Motor:
Escolha uma:
a. Trata-se da capacidade de deslocamento e/ou comportamento de um membro específico ou de uma combinação de membros. São partes que compõem as habilidades. (Ex.: deslocar-se em diferentes direções e superfícies).
b. Reporta-se sobre como os movimentos são produzidos e controlados, dando ênfase na relação entre o Sistema Nervoso Central e a coordenação de músculos e articulações, facilitando os movimentos e proporcionando informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo, que são utilizadas na coordenação e controle dos mesmos. 
c. Trata-se da capacidade de deslocamento de um membro específico ou de uma combinação de membros, proporcionando informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo, que são utilizadas na aprendizagem cognitiva.
d. Relaciona-se sobre como os movimentos são elaborados, dando ênfase na relação entre o Sistema Nervoso Central e a coordenação de músculos e articulações, facilitando os movimentos e proporcionando informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo, que são utilizadas na aprendizagem cognitiva.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Em relação à Aprendizagem Motora, especificamente sobre o estágio inexperiente, intermediário e avançado, analise os itens a seguir: 
I) No estágio Inexperiente, são realizados movimentos descoordenados, sem muita eficiência e sem fluência. 
II) No estágio Intermediário, o nível do padrão motor se torna mais estabilizado, e as ações relacionadas ao movimento, mais coordenadas.
III) No estágio Inexperiente, o nível do padrão motor se torna mais estabilizado, e as ações relacionadas ao movimento, mais coordenadas.
IV) No estágio avançado, os movimentos são realizados tornam-se cada vez mais eficientes, minimizando o gasto energético, e o indivíduo que executa o movimento tem a noção clara de como alcançar o objetivo da atividade proposta.
 V) No estágio avançado, o educando executa os movimentos de maneira automática, de forma simples e em menos tempo, sem ser necessário prestar muita atenção as mesmos.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I, II, IV e V. 
c. II e III.
d. I, II, III e V.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Estudos realizados por MAGILL (2000. afirmam que uma habilidade pode ser classificada de acordo com a semelhança das suas especificidades, sem necessariamente exigir que a característica se enquadre exclusivamente em uma categoria, facilitando assim, o entendimento de que as habilidades motoras podem ser consideradas conforme as dimensões da musculatura envolvida. Portanto, de acordo com o contexto, as habilidades motoras são classificadas em:
Escolha uma:
a. Motoras Grossas e Motoras Finas. 
b. Motoras Específicas e Globais.
c. Motoras Simples e Motoras Complexas.
d. Motoras Grossas e Complexas.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Uma das fases do desenvolvimento motor, pode ser caracterizada pelo surgimento de muitos padrões fundamentais de movimento (correr, saltar, arremessar, chutar, receber, dentre outros) já nesta fase as crianças se encontram bastante ativas e envolvidas na busca pelas respostas sobre a sua capacidade de movimentar-se. Essa descrição refere-se à fase:
Escolha uma:
a. Dos movimentos especializados.
b. Dos movimentos fundamentais e básicos. 
c. Motora reflexiva.
d. Motora rudimentar.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Na Fase motora rudimentar, as primeiras formas de movimentos voluntários são rudimentares, fator percebido ao se observar os bebês, desde o momento do nascimento até, por volta dos 2 anos de idade. Sendo que o "aparecimento" destes movimentos pode mudar de criança para criança, além de depender de fatores, tais como:
Escolha uma:
a. Os biológicos, ambientais e da tarefa executada. 
b. Raciais e biológicos.
c. O tipo de movimento.
d. Raciais.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
No Estágio transitório (7-10 anos) da fase dos movimentos especializados, o indivíduo consegue associar, combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas no esporte. Essa associação de movimentos é planejada em uma área específica do Sistema Nervoso Central, tornando-se cada vez mais refinada pela prática e amadurecimento desta área, processo que possibilita uma aprendizagem motora mais eficiente. Assinale a alternativa correta referente à área do Sistema Nervoso Central onde ocorrem tais acontecimentos:
Escolha uma:
a. Bulbo.
b. Córtex pré-frontal. 
c. Cérebelo.
d. Ponte.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Estudos realizados por Gallahue, demonstraram que o desenvolvimento motor se divide em quatro fases que seguem uma sequência, tendo como referência o avanço da idade cronológica. Assim, as fases do desenvolvimento motor dividem-se corretamente em:
Escolha uma:
a. Fase Motora Complexa, Fase Motora Rudimentar, Fase dos Movimentos Fundamentais/ Básicos e Fase dos Movimentos Especializados.
b. Fase dos Movimentos Iniciais ou Rudimentares, Fase Motora Reflexiva, Fase Motora Rudimentar, Fase dos Movimentos Fundamentais/Básicos.
c. Fase Motora Reflexiva, Fase Motora Rudimentar, Fase dos Movimentos Fundamentais/ Básicos e Fase dos Movimentos Iniciais.
d. Fase Motora Reflexiva, Fase Motora Rudimentar, Fase dos Movimentos Fundamentais/ Básicos e Fase dos Movimentos Especializados. 
e. Fase Motora Simples, Fase Motora Rudimentar, Fase dos Movimentos Fundamentais/ Básicos e Fase dos Movimentos Especializados.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
A fase dos Movimentos Fundamentais e Básicos se subdivide em estágios. Assinale a alternativa que descreve corretamente, em ordem cronológica os três estágios:
Escolha uma:
a. Estágio inicial(2-3 anos), Estágio elementar(4-5 anos) e Estágio maduro (6 – 7 anos). 
b. Estágio inicial (2-3 anos), Estágio maduro (4-5 anos) e Estágio maduro (6-7 anos).
c. Estágio inicial (1-2 anos), Estágio maduro (3-4 anos) e Estágio maduro (5-6 anos).
d. Estágio inicial (2-3 anos), Estagio Intermediário (4-5 anos) Estágio elementar (6-7 anos) e Estágio maduro (7-8 anos).
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Remover rótulo
Texto da questão
Uma dasfases do desenvolvimento motor inicia-se ainda no útero, aproximadamente, na décima oitava semana de gestação e encerra-se até o décimo segundo mês de idade. Os movimentos reflexos são involuntários, preparando o indivíduo para as fases seguintes do desenvolvimento motor. O contexto faz referência à fase:
Escolha uma:
a. Motora Rudimentar.
b. Motora reflexiva. 
c. Dos Movimentos Iniciais.
d. Dos Movimentos Fundamentais.

Continue navegando