Buscar

ESTUDO DIRIGIDO enterobacterias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
1) Todos os membros da família Enterobacteriaceae:
a) Oxidam glicose.
b) Fermentam lactose.
c) Fermentam glicose.
d) Fermentam sacarose.
2) Patógenos entéricos como a Shigella e Salmonella são facilmente diferenciados dos gram negativos da microbiota normal intestinal por falharem na:
a) Fermentação da glicose.
b) Produção de gás sulfídrico.
c) Fermentação da lactose.
d) Produção de urease.
3) (Prefeitura de Itaituba/PA – Farmacêutico – 2006) Sabe-se que algumas enterobactérias são responsáveis por infecções relacionadas ao trato gastrointestinal humano. Para o diagnóstico dessas bactérias, é correto afirmar que:
a) são bacilos Gram-negativos, não esporulados, oxidase positivos, não fermentam glicose e não crescem em meios básicos, como a caldo peptona.
b) por serem bacilos Gram-positivos, crescem em Àgar Mac Conkey e Salmonella-Shigella.
c) são bactérias anaeróbias restritas (crescem somente em anaerobiose), podendo crescer em meios seletivos, como Mac Conkey e EMB..
d) as enterobactérias caracterizam-se por bacilos Gram-negativos, não esporulados, fermentadores de glicose, que podem crescer em meios como Ágar Sangue e Ágar Chocolate..
4) (Médico – Patologia clínica/ HCFMUSP/2015) Foi isolado de uma hemocultura um bacilo Gram-negativo, fermentador de glicose, com as seguintes características bioquímicas: Lactose (+), Indol (+), H2S (–), Ureia (–), Citrato (–), Gás de glicose (+). Esse patógeno pode ser responsável por infecções intestinais, extraintestinais e septicemias. Assinale a alternativa que corresponde ao agente isolado.
a) Escherichia coli.
b) Klebsiella oxytoca.
c) Aeromonas hydrophilia.
d) Proteus mirabilis
5) Um homem de 43 anos de idade, diabético, teve uma úlcera aberta de 4 cm no pé. Na cultura de material da úlcera cresceram Staphylococcus aureus, Bacteroides fragilis e um bacilo gram-negativo, o qual formou um véu que cobriu a superfície da placa de ágar após 36 h. O bacilo gram-negativo é um membro do gênero: 
a) Escherichia 
a) Enterobacter
C) Serratia 
D) Salmonella 
E) Proteus
6) Um estudante de 18 anos de idade teve cólicas abdominais e diarreia. Foi inoculada uma placa de ágar de MacConkey onde cresceram bacilos gram-negativos. O ágar de ferro tríplice (TSI) é usado para triar os isolados para salmonelas e Shigelas. Um resultado sugestivo de um destes dois patógenos pode ser: 
A)	Produção de urease 
B)	Motilidade no meio 
C)	Incapacidade de fermentar lactose e sacarose 
D)	Fermentação da glicose 
E)	Produção de gás no meio
7) Um homem de 55 anos de idade, sem teto e alcoolista, apresenta uma pneumonia multilobar grave, com necessidade de intuba- ção e ventilação mecânica. A coloração pelo método de Gram de seu escarro revelou inúmeros leucócitos polimorfonucleares e bastonetes gram-negativos que parecem possuir cápsula. O organismo é fermentador de lactose em ágar de MacConkey e é muito mucoide. É imóvel e lisina-descarboxilase-positivo. Qual é o mais provável agente causador da doença neste homem?
A)	Serratia marcescens 
B)	Enterobacter aerogenes 
C)	Proteus mirabilis 
D)	Klebsiella pneumoniae 
E)	Morganella morganii

Continue navegando