Buscar

(Sistema urinário)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 8
(Sistema urinário)
1) Conceitue o sistema urinário em função do metabolismo.
R: Todas as células do corpo humano, em suas atividades metabólicas, produzem detritos, excretas, a sobra desse metabolismo é eliminada pelo sistema urinário. A excreção é o processo de eliminação das substâncias produzidas pela atividade celular, ou seja, dos resíduos do metabolismo. Em excesso, essas substâncias podem ser prejudiciais ao organismo. O sistema urinário também participa da regulação do volume de água no corpo, da reabsorção de potássio e de outras substâncias importantes, como água, aminoácidos e glicose.
2) Cite os órgãos que constituem o sistema urinário.
R: Rim é responsável pela produção e emissão da urina e funcionam também como glândulas endócrinas, pois produzem a renina que controla a secreção de aldosteron, sendo a principal fonte de produção de eritropoietina em adultos, que atua sobre as células da medula óssea para estimular a produção de hemácias. Nefrônios são as unidades estruturais e funcionais desse órgão.
- Ureter é definido como um tudo muscular que une o rim à bexiga, com um comprimento aproximado de 25 cm. Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, acola-se à parede posterior de abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio ureteral. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se três partes do ureter: abdominal, pélvica e intramural.
- Bexiga é uma bolsa situada posteriormente à síntese pública e que funciona como reservatório da urina. O fluxo contínuo de urina que chega pelos ureteres é transformado, graças a ela, em emissão intermitente. A bexiga possui um corpo, um fundo, e colo, e um ápice.
- Uretra constitui segmento das vias urinárias e será descrita junto com o sistema genital. Aqui vale lembrar que ela difere nos dois sexos, mas em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. No homem é uma via comum para a micção e a ejaculação, ao passo que na mulher serve apenas à excreção da urina.
3) Descreva a localização topográfica dos rins no homem.
R: Estão localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome, situando-se de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar.
4) Cite as faces, bordas e extremidades do rim.
R: Apresenta duas faces: anterior e posterior
Duas bordas: medial e lateral
Suas extremidades: superior e inferior, são comumente denominadas polos.
5) Cite os envoltórios do rim.
R: A cápsula adiposa (gordura perirrenal) circunda os rins e seus vasos enquanto se estende até suas cavidades centrais, os seios renais. Os rins, as glândulas suprarrenais e a gordura que os circunda estão encerrados (exceto inferiormente) por uma camada membranácea e condensada de fáscia renal. Que continua medialmente e envolve os vasos renais, fundindo-se com as bainhas vasculares desses últimos. Inferomedialmente uma extensão delicada da fáscia renal prolonga-se ao longo do ureter como a fáscia periureteral. Externamente a fáscia renal esta o corpo adiposo pararrenal (gordura pararrenal), a gordura extraperitoneal da região lombar, que é mais visível posteriormente ao rim. A fáscia renal envia feixes colágenos através do corpo adiposo pararrenal. Os envoltórios são: Gordura perirrenal, Fáscia renal (De Gerota) e gordura pararrenal.
6) Defina hilo, pedículo, seio e pelve renais.
R: hilo - Fenda vertical, na margem medial côncava de cada rim. Componentes: Artéria renal, Veia renal e Pelve renal.
pedículo - Na borda medial dos rins existe uma fissura vertical, denominada hilo renal, por onde passam estruturas como, ureter, artéria e veia renais, vasos linfáticos e nervos. Estes elementos constituem em conjunto, o pedículo renal.
seio - Espaço dentro do rim, por onde entra o hilo renal. Componentes: pelve renal, cálices maiores e menores, vasos e nervos, além de gordura.
pelve renais - (ou bacinete) é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil. É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais. Cada papila renal é cercada por um ramo da pelve renal chamada cálice. A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.
7) Considerando um corte macroscópico frontal do rim, descreva sua estrutura interna.
R: O rim pode ser estudado em um corte macroscópico frontal que o divide em duas metades, anterior e posterior. Examinando uma das metades é fácil reconhecer ao longo da periferia do órgão uma porção mais pálida, o córtex renal, que se projeta numa segunda porção, mais escura, a medula renal. Estas projeções do córtex têm a forma de colunas, as colunas renais, e separam porções cônicas da medula denominadas pirâmides renais. As pirâmides têm os ápices voltados para a pelve renal, enquanto suas bases olham para a superfície do órgão. A pelve renal, por sua vez, está dividida em 2 ou 3 tubos curtos e largos, os cálices renais maiores que se subdividem em um número variável de cálices renais menores. Cada um destes últimos oferece um encaixe, em forma de taça, para receber o ápice das pirâmides renais. Este ápice denomina-se papila renal. Um exame cuidadoso da medula renal mostra a presença de estriações, os raios medulares.
8) Defina e cite as partes e trajeto do ureter.
R: é definido como um tubo muscular que une o rim à bexiga, com um comprimento aproximado de 25 cm. Partindo da pelve renal, que constitui sua extremidade superior dilatada, o ureter, com trajeto descendente, acola-se à parede posterior de abdome e penetra na pelve para terminar na bexiga, desembocando neste órgão pelo óstio ureteral. Em virtude do seu trajeto, distinguem-se três partes do ureter: abdominal, pélvica e intramural.
9) Defina morfológica e funcionalmente a bexiga.
R: É uma bolsa situada posteriormente à sínfise púbica e que funciona como reservatório da urina. O fluxo contínuo de urina que chega pelos ureteres é transformado, graças a ela, em emissão periódica (micção). 
	10) Cite os fatores que influenciam a forma, volume, situação topográfica e relações da bexiga.
R: A forma, o tamanho, a situação e as relações da bexiga com órgãos vizinhos variam com as suas fases de vacuidade, plenitude ou intermediárias, com as mesmas fases em que se encontram os órgãos vizinhos e ainda com a idade e o sexo. No adulto, vazia, ela se achata contra a sínfise púbica; cheia, toma a forma de um ovóide e faz saliência na cavidade abdominal. 
11) Cite a localização da bexiga no feto, recém-nascido e na puberdade.
R: No feto e recém-nascido ocupa posição abdominal, atingindo a pelve na época da puberdade. No sexo masculino, o reto coloca-se posteriormente a ela; no sexo feminino, entre o reto e a bexiga, situa-se o útero.
12) Defina a uretra.
R: Constitui o último segmento das vias urinárias e será descrita junto com o sistema genital. Aqui é bastante lembrar que ela difere nos dois sexos, mas em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior. 
13) Cite a diferença entre a uretra masculina e feminina sob o ponto de vista funcional.
R: No homem é uma via comum para a micção e ejaculação, enquanto na mulher, serve apenas à excreção da urina.

Outros materiais