Buscar

analise do filme divertida mente - Terapia Cognitivo Comportamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 2- A partir das aulas expositivas e interpretação da questão número 1, relacione seu entendimento com a mensagem transmitida no filme DIVERTIDA MENTE.
De acordo com a TCC, Não é um determinado acontecimento por si só que faz com que o indivíduo defina o que está sentindo, mas antes disso, a maneira como ele interpreta o acontecimento. O longa mostra isso de forma lúdica, como os personagens que caracterizam cada emoção (Raiva, Tristeza, Alegria, Nojinho e Medo) interpretam os acontecimentos, e o modo como eles se sentiam em determinada situação e emitiam um comportamento. 
Os personagens das emoções surjem a partir das experiencias cognitivas, acrescentando mais recursos na sala de controle. Cada um desempenha um papel importante para a criação de memorias a longo prazo, e também das memorias bases que são responsáveis pela estruturação das ilhas de personalidades do indivíduo. 
Todas as emoções possuem funções estruturantes da nossa personalidade e ao mante-las em equilibrio ampliamos nossa capacidade de realização e satifasfação pessoal. Como é mostrado no longa, todas tem um lado positivo e negativo. a Alegria pode representar bem-estar e positividade, mas também negação e onipotência. O Medo que auxilia na proteção e segurança, também pode levar a ansiedade e constrangimento. A Nojinho é responsável pela aceitação – de comida, experiências sociais – ou rejeição – evita que a Riley se envenene física e socialmente. O Raiva denota limite e força diante de possíveis injustiças ou invasões de limites físico e emocionais. Em seu polo oposto pode conter impulsividade, revolta, agressividade dirigida (contra o outro ou contra si) diante de situações frustrantes. Por fim, a Tristeza, que quando acolhida e compreendida, auxilia na introspeção, na elaboração simbólica e integração das experiências, através da introversão. Porém, quando não elaborada, é caracterizada pelo negativismo, culpa, passividade e impotência.
Por isso se faz necessário compreender a importância e o significado de cada emoção, e assim também, identificar e ressignificar quando alguma delas encontram-se disfuncionais, sendo este o papel da TCC.

Continue navegando