Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL- ANDREZA PASSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 6
Andreza Ferreira dos Passos
28278191
Gestão em Logística
O que podemos acompanhar de perto em nossa cidade e nas cidades vizinhas é o desmatamento para construção de novos condomínios e novas fábricas, ocasionando o aquecimento global devido desmatamento, poluentes que são lançados na atmosfera advindos das fábricas e do aumento da circulação de carros no local. As chuvas fortes e repentinas, ondas de frio e calor, foram previstas conforme uma matéria do Greenpeace (Greenpeace, 2020). Em 2009, através do documento Política Estadual de Mudanças Climáticas, foram dadas diretrizes para o Estado de São Paulo para que pudessem aplicá-las para diminuir os efeitos e impactos das mudanças climáticas. É uma ação que deveria ser tratada de forma urgente e imediata, para que o quanto antes se possa reverter os impactos ambientais, seja para a nossa geração ou para as próximas.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem criado políticas públicas que visam promover a produção sustentável e o consumo sustentável (Ministério do Meio Ambiente, 2020), mas precisam aplicar leis rigorosas contra o desmatamento, fiscalização das áreas afetadas e promover nas empresas metodologias que sejam aplicáveis para uso e reuso de matérias primas. Trazer a conscientização do empresário até o consumidor final sobre os processos reversos das embalagens, orientando-os a fazer uso dessas atividades, mas de forma que fique claro aos consumidores como deve-se proceder com o retorno ou reuso dos itens, seja através de novas embalagens sustentáveis e orientações diretas. Utilizar um marketing educativo que chegue até a população através dos meios de comunicações existentes. Promover nas cidades a criação de cooperativas onde ocorra o recolhimento das matérias para um descarte correto e dentro da legalidade. Conscientizar desde a escola o respeito pela natureza e por quem depende dela para sobreviver, pois a sociedade está cada vez mais consumista e precisamos reverter essa ideologia.
Ideias e sugestão não faltam, o que falta é a aplicabilidade de atitudes sustentáveis, seja por parte dos empresários, seja por parte da população ou por parte dos políticos que são eles que podem dar o start para essas mudanças sociais com reformas tributárias.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Greenpeace. (24 de 10 de 2020). Fonte: www.greenpeace.org: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/sao-paulo-em-emergencia-climatica/
Ministério do Meio Ambiente. (24 de 10 de 2020). Fonte: www.mma.gov.br: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental.html

Outros materiais