Buscar

EXERCÍCIOS TEC FARM 2 BRUNO VIEIRA - PRONTO

Prévia do material em texto

Faculdade Anhanguera
Tecnologia Farmacêutica II
20.1
BRUNO VIEIRA 7 fase noturno
Vamos trabalhar juntos:
1. Definam utilizando termos farmacotécnicos as seguintes formas farmacêuticas líquidas:
a) SOLUÇÕES: 
É a forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis
b) XAROPE 
São preparações farmacêuticas aquosas ,límpidas que contém um açúcar como a sacarose em concentrações próxima a saturação 
c) ELIXIR 
São preparações líquidas, límpidas hidroalcoólicas, apresentando teor alcoólico na faixa de 20% a 50% edulcorado indicados para o uso oral e normalmente flavorizadas para melhorar a palatabilidade.
d) EDULITO 
São formas farmacêuticas para uso oral edulcorada isenta de sacarose podendo ser soluções ou dispersões farmacêuticas
e) EMULSÕES 
É uma dispersão em que a fase dispersa é composta de pequenos glóbulos de líquido que se encontram distribuídos em um veículo no qual é imiscível
f) COLUTÓRIO 
Forma farmacêutica líquida viscosa que destina a aplicação tópica sobre as gengivas e partes internas da boca devem apresentar além de estabilidade adequada sabor agradável
2. Defina solubilidade e descreva os fatores que podem aumentar ou diminuir a solubilidade de um soluto em determinados solventes.
R: É uma propriedade físico química importante especialmente a solubilidade em sistemas aquosos.
3. O que é efeito Tyndall e como ele explica a diferença entre soluções e dispersões coloidais.
R: É um efeito óptico de espalhamento ou dispersão de luz provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal ele difere das soluções com relação ao tamanho das partículas pois em dispersões coloidais são maiores e com isso a luz atravessa esse sistema.
4. Explique a diferença de solubilizar e dispersar
R: Não há diferença, pois o soluto é chamado de disperso e o solvente de dispersante. É o mesmo processo. Com função de tornar uma mistura homogênea.
5. Descreva indicações comuns de soluções orais e como essas formulações líquidas melhoram a adesão do paciente ao tratamento.
As indicações mais comuns são para crianças, pacientes com dificuldade de deglutição e idosos. São melhores para a adesão, pois há adição de coloração, aromas e sabores variados, oque facilita e muito a adesão dos pacientes mais complexos.
6. líquidos não-newtonianos. Apresente exemplos para eles.
R: O fluxo newtoniano é caracterizado por apresentar viscosidade constante,
independentemente da força aplicada 
Ex: Água, leite e óleos vegetais. 
O fluxo não newtoniano é caracterizado pela alteração da viscosidade com o aumento da força de cisalhamento aplicada, portanto não possuem uma viscosidade bem definida o fluxo não newtoniano inclui o fluxo plástico, pseudoplástico e dilatante.
7. O que é reologia? E o que ela estuda??
R: Avalia a capacidade dos líquidos fluir de escoar ( avaliar a viscosidade) o estudo do fluxo, refere-se às características reológicas de materiais sólidos, líquidos e semissólidos. Os materiais são divididos em duas categorias, newtonianos e não newtonianos, dependendo de suas propriedades de fluxo.
8. (ENADE) A reologia consiste no estudo do escoamento ou deformação de um material quando submetido a uma tensão. Estudos reológicos são importantes na pesquisa, no desenvolvimento, na seleção, na produção e no controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Nesse sentido, considere os dois reogramas a seguir:
Em relação ao comportamento de fluxo, é correto interpretar que o material representado, no primeiro reograma, pela:
 
(A) curva A tem comportamento de fluxo pseudoplástico,desejável em preparações injetáveis, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 3 do segundo reograma. ALTERNATIVA CORRETA.
(B) curva B tem comportamento de fluxo dilatante, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 1 do segundo reograma. 
(C) curva B tem comportamento de fluxo dilatante, importante em xampus e condicionadores, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 1 do segundo reograma. 
(D) curva C tem comportamento de fluxo pseudoplástico, característico em suspensões farmacêuticas, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 2 do segundo reograma. 
(E) curva C tem comportamento de fluxo dilatante, desejável em pomadas, estando relacionado com a viscosidade representada pela curva 3 do segundo reograma.

Outros materiais