Buscar

ADULTO 2020 1 PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PARCIAL Pratica Clinica do Adulto
Rafael Lopes dos Santos
Sala 6 Noite 2
UP18121205
AVALIAÇÃO
1- O Diagnóstico de enfermagem pode ser de quatro tipos. Relacione o tipo de diagnóstico com o caso apresentado:
I- Diagnóstico de Enfermagem atual
II- Diagnóstico de Enfermagem de risco
III-Diagnóstico de Enfermagem de promoção da saúde
IV-Diagnóstico de Enfermagem de bem-estar
( I ) Paciente, do sexo masculino, 60 anos, internado há 3 semanas, devido à pneumonia, será submetido a uma implantação de Cateter Venoso Central.
( II )Paciente, do sexo feminino, 78 anos, apresenta dor com intensidade avaliada entre 8 e 9 em uma escala de 10.
(III) Paciente, do sexo masculino, 30 anos, expressou força de vontade para continuar o acompanhamento de um câncer no pulmão com tratamento bem-sucedido.
( IV ) Paciente, do sexo feminino, 40 anos, em tratamento para depressão, expressou vontade de voltar a realizar higiene pessoal e praticar atividade física.
A sequência correta é 
A- I, IV, III, II. 
(X) B- I, II, III e IV
C- IV, III, II, I.
D- III, II, I, IV. 
E-II, I, IV, III.
2. A validação dos dados coletados do histórico de enfermagem tem vários objetivos, dentre as alternativas, assinale a única alternativa INCORRETA:
 A- Não deixar de coletar dados importantes.
 (X) B-Não fazer presunções.
 C-Verificar se a informação coletada está completa.
 D-Planejar os cuidados de enfermagem.
 E- Evitar erros de identificação dos problemas.
OBS.: JUSTIFIQUE A RESPOSTA ASSINALADA
R.:A presunção faz parte do diagnóstico de enfermagem pois ela se trata de um julgamento baseado em indícios. Logo com o a coleta de dados é a base da presunção.____________________________________________________________________
3. A Resolução nº 358/2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Brasil e, descreve em seu artigo 1º a seguinte frase: O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado de Enfermagem. De acordo com o artigo citado, o que se entendesse sobre a frase citada?
A- A SAE é divido em cinco etapas: Histórico de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Planejamento de enfermagem; Implementação e Avaliação de enfermagem. 
B- A SAE é considerada uma atividade privativa do enfermeiro.
C- As etapas da SAE se apresenta inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes.
D- A SAE corresponde usualmente de Consulta de enfermagem.
(X) E- Os ambientes tratados no artigo se refere a instituições prestadoras de serviço de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.
OBS.: JUSTIFIQUE A RESPOSTA ASSINALADA
R.: Esses ambientes citados na alternativa é são onde a equipe de enfermagem prestam serviço e o atendimento deve ser padronizado e sistematizado para evitar erros de diagnósticos e que todos estejam alinhadas no processo de cura e promoção à saúde.__________________________
QUESTÕES DISCURSIVAS:
4- Paciente AML, 25 anos, sexo feminino, chega a uma unidade de internação com SD de HAS. Apresentando T de 38,5°C, P de 40 bpm/mim, R de 27 inc/mim e PA de 190x120 mmHg. Diz ter ICC, etilismo e tabagismo, náuseas, anemia, vômito, dor de cabeça e na boca do estômago, dificuldade de respirar, mucosas oculares vermelhas, fezes ausentes há 15 dias, pouca urina e com sangue, parte branca dos olhos estão amareladas e os membros superiores roxos. Faz uso de SVD urina com 350 ml de diurese com sangue, SF a 0,9% em MSE. Não ingere muito líquido por não gostar, não pratica atividade física. Sono regular de 2 horas por noite. Tosse constante e com catarro. (VALOR 2,5)
1-Utilize as terminologias necessárias
Hipertermia, Hipertensão, Bradicardia, Taquipneia, Cefaleia, Gastralgia, Êmese, Dispneia, Hematúria, Constipação, Icterícia, Hematomas em MMSS.
2-Qual ou quais as finalidades do prontuário
Documentar estado inicial e toda a evolução do paciente, registrar todos os procedimentos realizados no paciente, servir de garantia legal para qualquer necessidade, servir como base e consulta para outros atendimentos e procedimentos do paciente nesta instituição.
3- Cite as necessidades básicas humanas afetadas deste paciente (15)
Evacuação, Sono, Alimentação, vida social, banho, sexo, locomoção, urina, hidratação, lazer, cultura, autocuidado, segurança, autonomia, controle financeiro.
 
5- Trata-se de M.T.S, do sexo feminino, 70 anos e aposentada. A mesma deu entrada na UTI em Pós-operatório imediato (POI) de troca de valva aórtica e plastia de valva mitral trazida pelo esposo. Histórico de acuidade visual e auditiva diminuídas pelo envelhecimento, sedentária, hipertensa, obesa, tabagista há 47 anos. Portadora de DPOC. Há 20 anos foi submetida a uma troca de valva aórtica, com implante de prótese mecânica. Vem apresentando episódios recorrentes de infecção de garganta e pulmonar nos últimos 5 anos. Na admissão estava com P: 120 btm/min, urina diminuída, inchada em membros inferiores e superiores e roxos, T: 34,5C, FR: 16 inc/min, PA: 180x120 mmhg, mucosas oculares brancas, usando TOT e ventilação mecânica, parte branca dos olhos amareladas, acesso venoso central em jugular interna direita,tórax com tamanho diferente, SVD com urina com sangue, não defeca há 03 dias, barriga grande por causa de água, punção no braço esquerdo com SF a 0,9%, ferida operatória no meio do tórax, dreno saindo na região da 4 costela, pulmões com chiados, região sacra toda vermelha, cateter introduzido no nariz até o intestino para alimentação, pupilas direita maior do que a esquerda e pele amarelada. (VALOR 2,5)
Aplique a SAE, sendo no MÍNIMO: 
1- Levantamento de problemas (10 itens) 
Visão prejudicada, sedentarismo, obesidade, tabagismo, DPOC, Infecção, Pulso alterado, respiração alterada, temperatura alterada.
2- Diagnóstico de enfermagem (15 itens)
1. Hipotermia relacionado a diminuição de taxa metabólica, evidenciado por, hipertensão, bradicardia, taquicardia e pele fria ao toque.
2. Troca de gases prejudicadas relacionado a Desequilíbrio na relação ventilação-perfusão e evidenciado a Taquicardia e cor da pele anormal.
3. Débito cardíaco diminuído relacionado a Alteração na frequência cardíaca e evidenciado a Taquicardia, cor da pele anormal e edema.
4. Alteração na frequência cardíaca relacionado a Déficit sensorial evidenciado a baixa visão e audição.
5. Risco de síndrome do desequilíbrio metabólico relacionado à obesidade, tabagismo e etilismo.
6. Ventilação espontânea prejudicada relacionada a Alteração no metabolismo e evidenciado a Aumento da frequência cardíaca.
7. Motilidade gastrintestinal disfuncional relacionado a Alimentação enteral e evidenciado a Dificuldade para defecar
8. Déficit no autocuidado para alimentação relacionado Alteração na função cognitiva e evidenciado por Capacidade prejudicada de preparar alimentos 
9. Risco de lesão por posicionamento perioperatório relacionado a Edema, Obesidade e Imobilização.
10. Recuperação cirúrgica retardada relacionado a obesidade e evidenciado por Mobilidade prejudicada.
11. Risco de trauma vascular relacionado ao uso de cateter.
12. Constipação relacionada a Obstrução intestinal pós-operatória e evidenciado por Incapacidade de defecar.
13. Risco de disreflexia autonômica relacionado a Constipação e edemas.
14. Volume de líquidos excessivo relacionado a Mecanismo de regulação comprometido e evidenciado por edema.
15. Perfusão tissular periférica ineficaz relacionada à hipertensão e tabagismo, evidenciado por edema e alteração na característica das extremidades.
3- Descreva as terminologias necessárias do Caso Clínico.
Taquicardia, Oligúria, Edemas e hematomas em MMSS e MMII, Hipotermia, Dispneia, Icterícia, Tórax irregulares, Hematúria, Constipação, Abdome Globoso, Pupilas anisocóricas. 
4- Prescrição de Enfermagem (10 itens) 
1. Monitorar sinais vitais. 
2. Monitorar a condição pulmonar. 
3. Prevenir a formação de trombosperiféricos ( alternar o paciente de decúbito cada duas horas e administrar pequenas doses de anticoagulantes).
4. Monitorar e avaliar indicadores de hipóxia tissular (saturação de oxigênio venoso misto, saturação de oxigênio venoso central, níveis de lactato sérico, capnometria sublingual). 
5. Manter técnica asséptica sempre que manipular o dispositivo de acesso venoso.
6. Monitorar o aparecimento de sinais de oclusão do cateter. 
7. Monitorar ingestão e eliminação. 
8. Administrar medidas de aquecimento (cobertores aquecidos, cobertor de convexão) se necessário.
9. Examinar a pele em busca de sinais de colapso. 
10. Monitorar a cicatrização da ferida no local da incisão

Outros materiais

Outros materiais