Estudo-Dirigido-II-gabarito-Simetria-cavidades-e-hábitos-de-vida
4 pág.

Estudo-Dirigido-II-gabarito-Simetria-cavidades-e-hábitos-de-vida


DisciplinaZoologia3.977 materiais34.579 seguidores
Pré-visualização1 página
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
 Centro de Educação e Humanidades
 UERJ/FFP- Faculdade de Formação de Professores 
 Disciplina: Zoologia II
 Docente: Andre Senna
 Monitora: Sara Cocchiarelli
 
Estudo Dirigido II \u2013 Simetria, cavidades e hábitos de vida
1. Defina o modelo vermiforme e quais fatores o favorecem na seleção natural? 
R: Formas cilíndricas (achatadas ou não), os vermes, São facilmente produzidos na natureza e favorecidos pela seleção natural - tecidos moles são resistentes (potencial de regeneração alto: os danos são reparados). Vermes pequenos utilizam locomoção ciliar, mas a maioria se move por contração muscular. Epiderme normalmente secreta muco e possui cutícula protetora. Muitos representantes na fauna intersticial!
2. Defina o que é celoma e suas principais funções.
R: Celoma: cavidade revestida por epitélio de origem Mesodérmica e com fluido (\u2018fluido celômico\u2019). Terminologia: Mesotélio (invertebrados), peritônio (vertebrados),
Endotélio (nos vasos). Função: esqueleto hidrostático e transporte interno, circulação de fluido, excreção e reprodução, câmara de armazenamento de gametas.
3. Discorra sobre a evolução das cavidades esquematizando cada uma delas e quais são os grupos pertencentes.
R: Acelomados: sem um espaço corpóreo além daquele do trato digestivo. PLATYHELMINTHES
Celomados: com celoma verdadeiro (=cavidade Mesodérmica), recoberto por peritônio (derivado da Mesoderme) ANNELIDA
Blastocelomados: com blastocele subsistente entre o trato digestivo e a parede do corpo, não completamente recoberto por peritônio, ou este está ausente NEMATODA
4. Descreva a origem e evolução das cavidades corporais primária e secundária. 
R: A cavidade primária é a blastocele (durante a fase adulta hemocele) que tem a cavidade secundária, o celoma. 
5. Disserte sobre clivagem (ocorrência, resultados e tipos).
R: Clivagem: Ocorre após a fecundação e é uma série de divisões celulares rápidas sem crescimento, que divide o embrião em um grande número de pequenas células.
- As células resultantes da clivagem são chamadas blastômeros.
- Os blastômeros formam uma esfera chamada blástula.
Os trés tipos mais comuns de clivagem são a clivagem radial (equinodermas e vertebrados), na qual os planos de clivagem são paralelos ou em ângulos retos; clivagem espiral (anelídeos e moluscos), na qual os planos de clivagem são oblíquos ao eixo polar, e a clivagem superficial (artrópodos), na qual ocorrem divisões nucleares mas não citoplasmáticas.
6. A mesoderme é um folheto embrionário que se forma na terceira semana de gestação, após a gastrulação, durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos. Situado entre a endoderme e a ectoderme, envolve uma cavidade com líquido chamada celoma que forma parte do sistema digestivo. Quais são os tipos de formação desse folheto embrionário? 
R: Em animais triblásticos, ou seja, aqueles que possuem três folhetos germinativos (endoderma,ectoderma e mesoderma) o mesoderma poderá formar o celoma, originando os seres celomados, ou não poderá formar o celoma originando os seres pseudocelomados e acelomados, quando o mesoderma forma o celoma, as células do mesoderma podem se dividir até formar o celoma, esse processo se chama ESQUIZOCELIA, esquizo= fissão cele = cavidade.
OU 
bolsas lateriais ao arquênteron (intestino primitivo, ou primeiro tubo digestivo)) se expandem formando o mesoderma e ocupam o espaço da blastocele(a primeira cavidade), esse processo se chama ENTEROCELIA, entero = tubo digestivo, cele = cavidade. (deuterostomados)
Ambos os processos, o celoma é uma cavidade secundária , ou seja , é formado depois da blastocele. 
ESQUIZOCELIA = O celoma é formado por células do mesoderma, ocorre uma fissão. (protostomados).
ENTEROCELIA = O celoma é formado, no espaço interno criado pela expansão das bolsas oriundas do arquênteron, ou seja células do arquênteron. Então ocorre uma expansão e o celoma não é formado por células do mesoderma. 
7. Defina Clivagem - Blástulação - Gastrulação, caso prefira esquematize.
R: Clivagem: Ocorre após a fecundação e é uma série de divisões celulares rápidas sem crescimento, que divide o embrião em um grande número de pequenas células.
- As células resultantes da clivagem são chamadas blastômeros.
- Os blastômeros formam uma esfera chamada blástula.
 Blastulação: formação da blástula- blastômero.
Gastrulação: diferenciação dos folhetos germinativos ( inicia-se na fase
 embrionária).
- Rearranjo das células do embrião.
- Movimento ativo das células no interior do embrião para formar camadas germinativas (ectoderme, endoderme e mesoderme).
- Formação da cavidade interna (arquêntero=intestino primitivo).
Durante a gastrulação serão definidas as camadas germinativas embrionárias:
ECTODERME: formará os tecidos epitélicos superficiais e sistema nervoso.
ENDODERME: formarão epitélio intestinal e derivados.
MESODERME: formará o sangue e a musculatura.
Os embriões com as 3 camadas germinativas são denominados: TRIBLÁSTICOS.
8. Hábitos de vida estão diretamente relacionados á simetria corporal e as cavidades do corpo. Justique essa afirmativa. 
9. Quais foram as alterações causada pelo abandono da simetria radial para a simetria bilateral em alguns animais?
R: O animal torna-se ativo na busca por presa, abrigo para proteção, locais para viver, parceiros reprodutivos. Mudanças que envolvem estratégias adaptativas e uma nova organização corporal. Movimentos ativos dirigidos demandam um alongamento da forma do corpo \u2013 determinação de uma extremidade cefálica anterior e caudal posterior, além de um lado dorsal e ventral (especializado na locomoção).
10. Quais são as sinapomorfias de Platyhelminthes, Nematoda e Annelida.
R: Platyheliminthes: Todos são acelomados, em sua maioria, aquáticos, pequenos, de corpo mole e chato, que vivem entre rochas, detritos e algas, ou em cavidades e espaços entre os tecidos de suas presas. Uma cavidade celomática ampliaria seu volume, dificultando seu hábito de vida críptico.
Nematoda: Hemocele bem desenvolvida (preenchida por fluido) nas formas maiores. Nematódeos de vida livre marinhos normalmente são compactos e com hábito
Intersticial
Annelida: septos (partições) passam a dividir o celoma em uma série de compartimentos. Os componentes da maioria dos sistemas (circulatório, nervoso e excretor) repetem-se em cada segmento (metameria).
11. O que é metamerização e qual foi a sua contribuição evolutiva? 
R: Divisão em vários segmentos ao longo do corpo do animal. Não apenas aumentou a eficácia do ato escavador, mas também possibilitou a movimentação independente e localizada de segmentos distintos. Indiretamente, contribuiu à evolução de um sistema nervoso mais complexo.
 
12. Explique o que é escavação peristáltica relacionando-a com metamerização.