Buscar

Armamentário em Anestesiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARMAMENTÁRIO – ANESTESIOLOGIA
A SERINGA 
É o veículo através do qual o conteúdo do cartucho anestésico é administrado ao paciente através da agulha.
Os critérios da American Dental Association para a aceitação de seringas para anestésicos locais incluem:
1. Elas devem ser duráveis e capazes de suportar esterilização repetida sem danos;
2. Devem ser capazes de aceitar uma grande variedade de cartuchos e de agulhas de fabricantes diferentes e possibilitar o uso repetido;
3. Devem ser econômicas, autocontidas, leves e de uso simples com uma das mãos;
4. Devem proporcionar a aspiração efetiva e ser elaboradas de tal modo que o sangue possa ser observado facilmente no cartucho.
tipos de seringas disponíveis:
1. Seringas não descartáveis.
a) Com aspiração, metálica, de carga lateral e de tipo cartucho.
b) Com aspiração, plástica, de carga lateral e de tipo cartucho.
c) Autoaspiração, metálica, de carga lateral e de tipo cartucho.
d) Seringa de pressão para injeção do ligamento periodontal e, injetor de jato (seringa “sem agulha”)
2. Seringas descartáveis;
3. Seringas “de segurança”
4. Sistemas de aplicação de anestésicos locais controlados por computador.
vantagens e desvantagens da seringa com aspiração metálica de carga lateral:
VANTAGENS: Cartucho visível; aspiração com uma das mãos; autoclávavel; resistente à ferrugem; duração longa com manutenção apropriada. 
DESVANTAGENS: Peso (mais pesada que a seringa plástica); pode ser grande demais para operadores pequenos; possibilidade de infecção com cuidado inadequado.
AGULHA 
É o veículo que permite que a solução anestésica local passe do cartucho para os tecidos ao redor da ponta da agulha. É constituída de uma peça única de metal tubular, em torno da qual é colocado um adaptador plástico ou metálico para seringas e fixação da agulha. 
A agulha é formada por: bisel, corpo, fixação e extremidade para penetração no cartucho. 
O bisel define a ponta ou extremidade da agulha. Quanto maior for o ângulo do bisel com o eixo longo da agulha, maior será o grau de deflexão quando a agulha atravessar o hidrocoloide (ou tecidos moles da boca).
O corpo da agulha é uma peça longa de metal tubular que vai da ponta da agulha até a sua fixação e continua como a peça que penetra no cartucho.
A fixação é uma peça plástica ou metálica pela qual a agulha é presa a seringa. 
CALIBRE
	Designa o diâmetro da luz da agulha: quanto maior for o número, maior será o diâmetro da luz. Uma agulha calibre 30 tem um diâmetro interno menor do que uma agulha calibre 25. 
	As agulhas de calibre maior (p. ex. 25 e 27) têm vantagens claras sobre aquelas de calibre menor (calibre 30): há uma deflexão menor à passagem da agulha pelos tecidos. Isso leva a uma precisão maior durante a inserção da agulha (pois ela vai numa linha mais reta) e, espera-se, a uma freqüência maior do êxito, especialmente em técnicas em que a profundidade do tecido mole penetrado é significativa (bloqueio nervoso alveolar inferior, mandibular de Gow-Gates e alveolar superior anterior).
	Além disso, a quebra da agulha tem ainda menor probabilidade de acontecer com uma agulha maior. A aspiração de sangue é mais fácil e mais confiável por uma luz maior.
COMPRIMENTO
As agulhas estão disponíveis em três comprimentos: longas, curtas e ultracurtas. 
As agulhas ultracurtas estão disponíveis em calibre 30. A agulha curta situa-se entre 20 e 25 mm (medido da fixação à ponta), com padrão em torno de 20 mm. A agulha longa é de 30 a 35 mm, com padrão em torno de 32 mm.
CARTUCHO
	Cilindro de vidro que contém a droga anestésica local, com 1,8 mL de solução. Os cartuchos plásticos têm várias características negativas, principalmente o vazamento de solução durante a injeção, a necessidade de uma força considerável seja aplicada ao êmbolo da seringa e o fato de que o pistão não “desliza” pelo cartucho plástico tão suavemente como faz com o cartucho de vidro, ocasionando jatos súbitos de administração do anestésico local, que podem causar dor no paciente. 
Outro problema dos cartuchos plásticos é o fato de que eles são permeáveis ao ar. A exposição ao oxigênio acarreta a degradação mais rápida do vasoconstritor o cartucho e período de vida útil mais curto.

Outros materiais