Buscar

Abordagens Teóricas da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Abordagens Teóricas da Contabilidade
O CPC 00 define ativo como “um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”. De acordo com essa definição de ativo, assinale a alternativa que contém somente ativos.
Imobilizado; ações em outras companhias; instalações; patentes.( Comentário: a alternativa correta é a “c”, pois impostos a pagar (a), fornecedores (b), duplicatas a pagar (d) e financiamentos (e) são contas do passivo. Rota 04)
No método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil exige a movimentação de, no mínimo, duas contas. Por tal motivo, o montante dos valores creditados, em todas as contas, a qualquer momento, será sempre igual aos valores debitados.
Considerando a afirmativa exposta acima, analise as contas a seguir e relacione com suas respectivas naturezas:
Ativo;
Patrimônio Líquido;
Retificadoras do PL;
Despesas;
Receita.
Devedora; credora; devedora; devedora; credora.
O Patrimônio Líquido demonstra direitos os quais possuem características como interesses residuais na liquidação, distribuição de dividendos e continuidade da entidade. Conforme a Lei 11.638/2007 ordene as seguintes afirmativas:
(A) Capital Social
(B) Reservas de Capital
(C) Ajustes de Avaliação Patrimonial
(D) Reserva de Lucros
(E) Ações em Tesouraria
(F) Prejuízos Acumulados
(  ) conta redutora do patrimônio líquido destinada para o registro de ações da própria companhia adquiridas por ela.
(  ) visa atender várias finalidades, seja por força da lei ou mesmo por propostas administrativas, a companhia poderá constituir reservas com parte dos lucros do período.
(  ) representa o valor investido pelos sócios na abertura da empresa.
(  ) conta destinada para contrapartida em alterações de contas de itens patrimoniais.
(  ) conta redutora do patrimônio líquido que demonstra resultados negativos de exercícios passados.
(  ) essas reservas são constituídas por valores recebidos pela empresa, mas que não se referem à entrega de bens ou serviços pela mesma. 
Assinale a alternativa correta.
E, D, A, C, F, B;
As objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer os objetivos das demonstrações contábeis, estas devem proporcionar informações da entidade acerca das contas patrimoniais e de resultado.
Observe os seguinte itens:
I – Reservas de Capital.
II –Direitos a receber no longo prazo.
III – Financiamentos.
IV – Salários a pagar.
V – Prejuízos acumulados. 
Classifique as alternativas acima de acordo com o grupo ao qual pertencem:
Patrimônio Líquido; Ativo; Passivo; Passivo; Patrimônio Líquido.
As contas patrimoniais compreendem o conjunto de bens, direitos e obrigações as quais são demonstrados em um relatório denominado balanço patrimonial. De acordo com a classificação das contas patrimoniais analise as seguintes assertivas e indique ser verdadeira ou falsa:
(  ) Direito representa os valores que a empresa tem a receber de terceiros, os quais são provenientes de suas atividades operacionais.
(  ) Do ponto de vista contábil, bens de consumo são aqueles utilizados pela empresa de maneira permanente, e que ao findar o processo de produção, poderão ser reutilizados.
(  ) A classificação dos bens sob o aspecto da composição de sua estrutura física configura-se em: bens materiais (bens móveis e bens imóveis); e bens imateriais (não tem corpo físico).
(  ) As obrigações representam os valores que a empresa tem a receber de terceiros, as quais são provenientes de suas transações comerciais.
(  ) Obrigações são classificadas no passivo da organização, e dependendo de sua natureza, são apresentados com uma nomenclatura acompanhada da expressão a pagar ou a recolher.V, F, V, F, V
Devido a ascensão das grandes corporações à partir do século XX e do desenvolvimento do mercado de capitais, percebeu-se a perda de forças da escola italiana, assim surge espaço para o surgimento da escola americana. Estas duas escolas são distintas em alguns aspectos, portanto, relacione cada escola a sua devida ênfase.
1 - Escola Italiana
2 - Escola Americana
(  ) Ênfase a uma contabilidade teórica produzida por mentes privilegiadas;
(  ) Ênfase no usuário da informação contábil, ou seja, é algo útil à tomada de decisões
(  ) Ênfase à contabilidade aplicada, principalmente a contabilidade gerencial;
(  ) Pouca importância é dada a auditoria
(  ) Bastante importância dada a auditoria. 
Assinale a alternativa que correta:
1, 2, 2, 1, 2;
O momento econômico e momento financeiro são distintos. O momento econômico, provoca alterações no patrimônio quando ocorre (fato gerador, competência), o momento financeiro só modifica o patrimônio quando há entradas ou saídas de dinheiro (caixa e/ou equivalentes de caixa). Sobre os regimes de escrituração contábil, analise os elementos a seguir e classifique-os momento financeiro ou momento econômico.
(1) Momento financeiro
(2) Momento econômico 
(  ) Recebimento do auto de infração;
(  ) Prestação de serviços contábeis;
(  ) Pagamento do 13º salário dos funcionários;
(  ) Recebimento de clientes;
(  ) Vendas à prazo;
1, 2, 1, 1, 2
Leia o texto a seguir:
“Diariamente, são tomadas decisões nas organizações dos mais diversos aspectos, sendo que o patrimônio da entidade pode ou não ser alterado por essas decisões, dependendo do teor das mesmas.” (ROTA 2, pg. 17)
Nesse contexto, leia as asserções a seguir:
I – Atos administrativos e fatos administrativos possuem conceitos diferentes.Porque
II – Atos administrativos são eventos que provocam alterações no patrimônio, enquanto fatos administrativos são eventos os quais não provocam nenhuma alteração no patrimônio.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa
A contabilidade originou-se por meio da necessidade de controle sobre os bens dos povos primitivos. Após a expansão do comércio foram sendo desenvolvidas técnicas contábeis a fim de auxiliar o controle de bens, esse movimento originou as escolas de contabilidade. Após a divulgação do método das partidas dobradas de Luca Pacioli, a escola italiana ganhou impulso no desenvolvimento de técnicas de escrituração.
De acordo com o proposto pelas escolas italianas, relacione a escola a sua respectiva técnica contábil:
(a) Escola Contista
(b) Escola Personalista
(c) Escola Controlista
(d) Escola Aziendalista
(e) Escola Patrimonialista
(  ) tinha como foco os estudos na essência dos fatos econômicos e dos seus efeitos sobre a riqueza patrimonial das aziendas; 
(  ) procurava demonstrar que existe uma interdependência entre a Organização, Administração e Contabilidade, formando a ciência econômica aziendal;
(  ) possui a base teórica )dividida em três grupos: contas do proprietário; contas dos agentes consignatários; e contas dos correspondentes;
(  ) enxerga o controle em todas as fases do processo de geração de riqueza da entidade;
(  ) a ideia central versa sobre o fato de se pensar que o comércio sob objetivos principais como: mercadorias; dinheiro; efeitos a pagar; efeitos a receber; lucros e perdas.Assinale a alternativa correta:
e, d, b, c, a;
As contas patrimoniais têm como objetivo retratar os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos da entidade. Essas contas estão dispostas no balanço patrimonial de acordo com a sua natureza.
O patrimônio da entidade possui contas positivas e negativas, as quais são representadas pelo ativo e pelo passivo respectivamente
A equação patrimonial básica da contabilidade (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido) nos possibilita conhecermos a situação patrimonial líquida da empresa, uma vez que resulta da diferença entre a soma dos bens e direitos (ativo) com a soma das obrigações (passivo exigível).
Questões: 
I – Uma situação patrimonial líquida, positiva, dá-se quando o montante da conta ativo é maior que o montante da conta passivo, resultando em um patrimônio líquidopositivo.
II – Uma situação patrimonial líquida, negativa, dá-se quando o montante da conta passivo é maior que o montante da conta ativo, resultando em um patrimônio líquido negativo.
III – Uma situação patrimonial líquida, nula, dá-se quando o total do ativo for igual ao patrimônio líquido da organização.
Afirmativas I e II
No Brasil, temos como principal órgão para o estabelecimento de normas para a operação de empresas de seguros, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que atua no sentido de estabelecer as normas e diretrizes, mas quem as põe em prática é a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
De acordo com as atribuições da Superintendência de Serviços Privados (SUSEP), assinale verdadeiro (V) ou falso (F): 
(  ) disciplinar e acompanhar os investimentos daquelas entidades, em especial os efetuados em bens garantidores de provisões técnicas.
(  ) vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais.
(  ) Orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil.
(  ) fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das sociedades seguradoras.
(  ) zelar pela defesa dos interesses dos consumidores dos mercados supervisionados.
(  ) promover a estabilidade dos mercados sob sua jurisdição; zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado. V, F, F, V, V, V.
A informação contábil, voltada para o usuário externo, também chamada de informação financeira, é utilizada pelas partes com interesses na organização. Dessa forma, relacione os seguintes usuários interessados e seus respectivos interesses nas informações divulgadas:
A - Investidor
B - Fornecedores
C - Governo
D- Sindicatos
E - Funcionários 
(  ) interesse voltado ao reconhecimento da capacidade de pagamento do seu salário.
(  ) utiliza as informações para cálculo de impostos, bem como dados estatísticos.
(  ) utiliza para análise da capacidade de pagamento da empresa compradora.
(  ) utiliza para determinar a produtividade do setor, bem como para cálculo do reajuste dos salários.
(  ) utiliza para identificar a situação econômica-financeira da empresa. E, C, B, D, A
De acordo com Pinheiro (2016) “o Banco Central do Brasil, criado pela Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, é uma autarquia federal integrante do sistema financeiro nacional”.
Considere as alternativas a seguir e sinalize somente aquela que não condiz com as atribuições dadas ao Banco Central (BACEN):
Promover o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos operacionais a eles vinculados.
“O CFC é o órgão responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, também é de responsabilidade do mesmo a aplicação da prova do exame de suficiência por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).” (Lei 12.249 /2010). 
Nesse contexto, leia as assertivas abaixo:
I - Tem poderes para examinar livros e documentos e exigir informações e esclarecimentos de qualquer órgão público, autarquia e empresa pública. 
Porque
II – Tem como finalidade orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
A contabilidade é regulada por diversos órgãos, e cada um desses órgãos são destinados a estabelecer normas e regras para a atuação de áreas específicas. Nesse contexto, relacione os seguintes órgãos reguladores com uma de suas atribuições apresentadas a seguir: 
(A) CVM
(B) CFC
(C) IBRACON
(D) BACEN
(E) SUSEP  
(  ) discutir, desenvolver e aprimorar as questões éticas e técnicas da profissão de auditor e de contador.
(  ) Orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil.
(  ) zelar pela liquidez e solvência das sociedades que integram o mercado.
(  ) obrigar as companhias abertas a republicar suas demonstrações financeiras.
(  ) zelar pela adequada liquidez da economia. 
C, B, E, A, D.
O Patrimônio Líquido demonstra direitos os quais possuem características como interesses residuais na liquidação, distribuição de dividendos e continuidade da entidade. Conforme a Lei 11.638/2007 ordene as seguintes afirmativas:
(A) Capital Social
(B) Reservas de Capital
(C) Ajustes de Avaliação Patrimonial
(D) Reserva de Lucros
(E) Ações em Tesouraria
(F) Prejuízos Acumulados
(  ) conta redutora do patrimônio líquido destinada para o registro de ações da própria companhia adquiridas por ela.
(  ) visa atender várias finalidades, seja por força da lei ou mesmo por propostas administrativas, a companhia poderá constituir reservas com parte dos lucros do período.
(  ) representa o valor investido pelos sócios na abertura da empresa.
(  ) conta destinada para contrapartida em alterações de contas de itens patrimoniais.
(  ) conta redutora do patrimônio líquido que demonstra resultados negativos de exercícios passados.
(  ) essas reservas são constituídas por valores recebidos pela empresa, mas que não se referem à entrega de bens ou serviços pela mesma. E, D, A, C, F, B;
Dentre os termos utilizados em contabilidade para definir a responsabilidade da administração sobre a transparência nas atividades, o mais conhecido é o accountability.
De acordo com a definição de accountability, assinale a alternativa correta.
Accountability é o termo ao qual refere-se à prestação de contas de forma clara e transparente.
O disclosure é um termômetro relevante para a análise dos investidores, pois minimiza a incerteza ocasionada pela assimetria da informação. Sendo assim, o disclosure não pode envolver somente informações positivas, pois a transparência envolve também informações negativas. Nesse contexto, observe as seguintes características da transparência: 
I - Informação completa
II – Acesso restrito a informação
III – Canais de comunicação abertos
IV – Informação de qualidade
V – Informação confiável 
Diante dessas características, assinale a alternativa correta:
I, III, IV e V são corretas.
Decisões econômicas-financeiras são tomadas, tanto por usuários internos quanto externos, a partir das informações contábeis fornecidas pelas organizações. Desse modo, tais informações necessitam ser parametrizadas a fim de atender os dois grupos de usuários. De acordo com a classificação do sistema de informações contábeis, assinale a alternativa a qual são elencados somente relatórios voltados para atender aos usuários externos.
Balanço patrimonial; demonstração do valor adicionado, demonstração do resultado do exercício.
Além da divulgação compulsória, existem empresas que divulgam informações que serão úteis para a tomada de decisão dos usuários de forma voluntária, oferecendo maior transparência sobre suas operações.
Sobre esse contexto, analise as asserções a seguir: 
I – Um dos principais motivos que levam as empresas a divulgarem suas informações de forma voluntária diz respeito ao benefício esperado, como por exemplo a valorização do valor das ações.  
Porque II – A não divulgação de informações pode acarretar desconfiança e descrédito por parte dos agentes de mercado.As assertivas I e II são verdadeiras, e a II complementa a I.

Outros materiais